Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen bate Leclerc e fatura pole position para o GP da Áustria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/06/2023
  • Atualizado: 30/06/2023 às 13:17
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada nesta sexta-feira (30) no Red Bull Ring, em Spielberg, o piloto da Red Bull anotou 1min04s391, garantindo a posição de honra para a corrida principal do final de semana, no domingo.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que marcou uma volta apenas 0s048 aquém da obtida por Verstappen. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, vai largar em terceiro, sendo seguido por Lando Norris, quarto com a McLaren. Lewis Hamilton, com a Mercedes, completa a lista dos cinco primeiros colocados na Áustria.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lance Stroll, com um carro da Aston Martin, vai largar da sexta posição, imediatamente à frente de Fernando Alonso, seu companheiro de equipe que vai largar em sétimo. Nico Hülkenberg, da Haas, partirá da oitava posição, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, e Alexander Albon, da Williams, completam o grupo dos dez melhores do grid.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen acerta volta no final e lidera treino livre na Áustria
F1: Sainz agradece atualizações da Ferrari na Áustria
F1: Pérez fora do dia de mídia na Áustria após mal-estar
F1: Hamilton insiste em mudanças nas características do W14

As atividades da F1 no Red Bull Ring seguem neste sábado (1) com as atividades da Sprint. Às 7h será realizada a Sprint Shootout, enquanto a corrida Sprint será disputada às 11h30. O Grande Prêmio da Áustria será disputado no domingo, a partir das 10h.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão que definiu as posições de largada começou pontualmente ao meio-dia, pelo horário de Brasília, com temperatura ambiente de 27°C e umidade em 36%. O asfalto estava em 43°C. Após os pilotos saírem dos boxes e completarem primeiras voltas mais lentas, Max Verstappen marcou 1min05s190 para liderar a sessão, sendo seguido por Oscar Piastri, da McLaren, que vinha 0s703 atrás.

Com 12 minutos para o final do treinamento, a bandeira vermelha foi acionada por conta de uma rodada de Valtteri Bottas na curva 1. O piloto não conseguiu deixar o local sozinho com sua Alfa Romeo e ficou parado na pista. Verstappen liderava, seguido por Piastri, Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Lance Stroll, que completavam o top-5.

Durante a bandeira vermelha, Verstappen perdeu sua melhor volta por exceder os limites de pista. Piastri, assim, herdou a ponta da classificação. Após alguns minutos, a sessão foi retomada com Lando Norris tomando a liderança, sendo batido primeiro por Carlos Sainz, e depois por Verstappen, que cravou 1min05s116. Charles Leclerc, com a outra Ferrari, tomou o terceiro lugar.

A atividade entrou nos últimos cinco minutos com Fernando Alonso na quinta posição com a Aston Martin, seguido por Lewis Hamilton. Norris, por sua vez, avançou para o segundo lugar, caindo para terceiro após Pérez anotar uma volta apenas 0s061 distante da marca obtida por Verstappen. George Russell, com a Mercedes, avançou para o décimo lugar.

A primeira rodada da classificação acabou com Verstappen na frente, seguido por Pérez e Sainz. Yuki Tsunoda, GuanYu Zhou, Logan Sargeant, Kevin Magnussen e Nyck de Vries foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. Pérez marcou 1min05s028 para tomar a liderança da sessão, o que só foi possível após Verstappen perder sua melhor volta. O mexicano, porém, também perdeu seu giro, e Norris tomou herdou a ponta com 1min05s038. Nico Hülkenberg aparecia em segundo, à frente de Alonso.

Com sete minutos para o final da sessão, Verstappen se queixou dos limites de pista com a Red Bull, chamando isso de “ridículo”. Pouco depois, o holandês cravou 1min04s951. Sainz avançou para a segunda posição, enquanto Alexander Albon se colocou em sétimo com o carro da Williams. Os pilotos, então, recolheram para os boxes para trocar pneus e partirem para os instantes finais do Q2.

Com pouco menos de dois minutos os pilotos voltaram à pista. Pérez, que estava na zona de eliminação, pulou para o segundo lugar, ficando 0s039 atrás de Verstappen. O mexicano, porém, teve a volta excluída. Verstappen terminou na liderança, seguido por Sainz e Norris. Russell, Ocon, Bottas, Piastri e Pérez foram eliminados.

Q3
A fase final da classificação começou com os dez classificados partindo para a pista imediatamente. Albon foi o primeiro a marcar tempo com 1min05s823. Verstappen, por sua vez, tomou a ponta com 1min04s503. Leclerc avançou para o segundo lugar, seguido por Sainz, Norris e Alonso. Hamilton, que deixou os boxes um pouco depois, cravando o quinto tempo.

Após rápida passagem pelos boxes, os pilotos voltaram à pista para a última volta rápida. Verstappen melhorou para 1min04s391, enquanto Sainz marcou o segundo tempo, sendo superado por Leclerc. Norris foi o quarto, enquanto Hamilton terminou em quinto. Assim, Verstappen largará da pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários