Competição percorreu trilhas no interior do Tocantins e Maranhão. Marcos Baumgart e Kleber Cincea foram campeões na categoria geral dos carros. Adrien Metge venceu na geral das motos e Vinicius Castro/Lourival Roldan nos UTVs, garantiu o título entre os UTVs.
O Rally Jalapão valeu também para mais uma prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Realizado entre 19 e 24 de junho, os grandes vilões deste ano foram o calor e a areia densa desde a largada da 9ª edição do evento, que voltou às origens com partida e chegada em Palmas, TO, e manteve a adrenalina alta em mais uma etapa desafiadora do certame em pleno deserto do Jalapão. Os elementos essenciais para um bom rendimento, foram a resistência física, entrosamento dos competidores e o domínio de seus veículos.
A dupla paulista formada por Marcos Baumgart e Kleber Cincea (#302), com um modelo Hunter da X-Rally Team, foi a mais rápida na categoria Carros no acumulado das quatro etapas do certame, consagrando-se campeã, com tempo de 09h25m15s60. Eles ficaram à frente dos companheiros de equipe, Cristian Baumgart /Beco Andreotti (#301), que venceram a primeira e a quarta etapas e terminaram em segundo, e foram seguidos de Rodrigo Ache / Luis Felipe Eckel (#327); Gunter Hinkelmann /Daniel Spolidório (#388), Dan Nacif / Fred Budtikevitz (#318) e José Silmar /Alyson Antunes (#332).
Marcos Baumgart há quatro anos esteve no Rally Jalapão nas motos e venceu na categoria Marathon, depois há dois anos conquistou o título nos Carros, no ano passado repetiu o feito e, agora, é um dos maiores vencedores da prova com a conquista do tricampeonato como piloto (categoria T1M). O navegador Kleber Cincea é bicampeão da prova. “O Jalapão é sempre incrível. Mais um título e mais uma vitória aqui, realmente não tem preço. Termina essa prova e já ficamos perguntando quando vai ser a próxima”, comemorou. “Dizem que o bicho do Jalapão existe, mas eu nunca o vi”, brincou o vencedor.
Entre os UTVs, em parceria perfeita a dupla Vinicius Castro/Lourival Roldan (#139/ UT2, Polaris RZR Pro R), conquistou o título inédito para a equipe Cotton Racing / C3 Racing. “Estou muito feliz com a tocada do Vinicius, manda muito bem, me surpreendeu. Fizemos uma prova consistente e o resultado foi o título”, festeja o experiente navegador Lourival Roldan.
Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (#110/T1/ Can-Am Maverick X3 – Monster Energy) garantiram segunda posição no acumulado dos dias. “Estamos muito felizes com o objetivo cumprido e a evolução que tivemos em todos os dias. O UTV esteve equilibrado, o conjunto piloto e navegador sincronizado e tivemos um ritmo muito bom preservando o equipamento. A conquista nos incentiva para as próximas provas, como o Sertões”, disse o piloto paulista.
Nas motos, o grande destaque da edição 2023 foi o francês radicado em Indaiatuba, SP, Adrien Metge – campeão de 2020 -, que conquistou o bicampeonato da competição com um modelo Yamaha WR 450 F, da equipe Yamaha IMS Rally Team, tendo vencido as quatro etapas.
“Estou muito feliz. Foi uma prova bem legal, tivemos bastante areia e um pouquinho de terra em um local propício para o esporte off-road. Quero parabenizar a equipe Yamaha por todo o suporte para essa conquista”, festejou Metge.
A edição 2023 bateu recorde de inscritos com 103 veículos e 178 competidores, entre os quais 14 carros, 28 motos e 61 UTVs. Ao todo, em cinco dias de disputas (prólogo e quatro etapas) foram percorridos um total de 1.280 quilômetros, com disputas nos estados de Tocantins e do Maranhão.
Texto base: SIG Comunicação / divulgação
Fotos: divulgação
Deixe seu Comentário