Card image
Fórmula E
Cassidy segura rivais e vence agitado ePrix de Portland de Fórmula E

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/06/2023
  • Atualizado: 24/06/2023 às 22:08
  • Por: Leonardo Marson

Nick Cassidy venceu neste sábado (24) o ePrix de Portland, 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula E. Em uma corrida das mais movimentadas no Portland International Raceway, nos Estados Unidos, o piloto da Envision levou a melhor sobre os adversários ao tomar a liderança definitivamente nas voltas finais, garantindo o terceiro triunfo no ano.

Nick Cassidy
Nick Cassidy. (Foto: Envision)

A segunda posição acabou nas mãos de Jake Dennis, piloto da Andretti Autosport que terminou apenas 0s294 distante de Cassidy. António Félix da Costa, da Porsche, foi o terceiro, sendo seguido por Mitch Evans, que escalou o pelotão com a Jaguar para terminar em quarto. Sébastien Buemi, da Envision, completou o top-5.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Maximilian Günther, da Maserati, cruzou a linha de chegada com a sexta colocação, terminando à frente de Sam Bird, sétimo com a Jaguar. Lucas Di Grassi levou a Mahindra ao oitavo lugar em Portland, enquanto Pascal Wehrlein, da Porsche, foi o nono. Norman Nato, da Nissan, foi o décimo. Sérgio Sette Câmara chegou a aparecer em quinto, mas foi o 17º com a NIO.

LEIA MAIS:

Fórmula E: Dennis bate Fenestraz e fatura pole em Portland
Nato coloca Nissan na frente no segundo treino da Fórmula E em Portland
Rast lidera primeiro treino para o ePrix de Portland da Fórmula E
Fórmula E revela calendário provisório para temporada 2024

A corrida contou com algumas intervenções do Safety Car. A primeira delas ocorreu na quinta volta, quando Roberto Merhi ficou parado na pista com problemas em sua Mahindra. Depois, no décimo giro, foi a vez de Nico Müller bater forte contra o muro com o equipamento da ABT Cupra, causando novo acionamento da bandeira amarela em todo o circuito.

A temporada 2023 da Fórmula E terá sua penúltima etapa nos dias 15 e 16 de julho, com a disputa do ePrix de Roma, prova marcada para as ruas da capital italiana e que será disputada em sistema de rodada dupla.

Confira como foi a corrida

A corrida em Portland começou com Jake Dennis mantendo a primeira colocação, sendo seguido por Sacha Fenestraz e René Rast. No pelotão intermediário, Nick Cassidy escalou o pelotão para tomar a quinta colocação. No complemento da primeira volta, Lucas Di Grassi aparecia em 14º, e Sérgio Sette Câmara, na 17ª posição.

Na segunda volta, Norman Nato superou Rast para tomar a terceira posição. Já Nico Müller apresentava problemas com o carro da ABT Cupra. Alguns pilotos, como Robin Frijns e Di Grassi acionaram o modo ataque logo no terceiro giro. Já no quarto giro, Cassidy tomou a liderança da corrida, mas após pegar o modo ataque, retornou ao quarto posto. Norman Nato tomou a ponta.

O Safety Car foi para a pista na quinta volta após Roberto Merhi parar na pista com problemas no carro da Mahindra. Norman Nato aparecia na liderança, seguido por António Félix da Costa, Jake Dennis, Nick Cassidy e René Rast. A relargada veio na oitava volta com o português da Porsche atacando o francês da Nissan pela liderança. Fenestraz, por sua vez, foi aos boxes.

Todos os líderes da prova acionaram o modo ataque ao mesmo tempo, o que impediu a troca de posições. No miolo do circuito, os pilotos protagonizavam boas disputas, o que também ocorria na frenagem para a primeira curva. Isso permitiu a Maximilian Günther tomar o terceiro lugar no décimo giro. No mesmo giro, Nico Müller bateu com força, causando nova entrada do Safety Car.

Cassidy aparecia na liderança da prova no momento da neutralização, sendo seguido por Günther, Nato, Mortara e Félix da Costa. A essa altura, Di Grassi era o oitavo, e Sette Câmara, o 12º. Houve um realinhamento na volta 16, que colocou Nato na frente, seguido por Cassidy, Günther, Mortara e Félix da Costa. A relargada veio na volta 17.

Nato disparou na frente, e acionou o modo ataque pouco depois, o que foi seguido por Günther, Mortara e Rast. Cassidy assumiu a liderança, seguido pelo português da Porsche. Na volta 18, Pascal Wehrlein escapou da pista na primeira curva do circuito, enquanto Günther tomou o segundo lugar. A esta altura, Sette Câmara avançou para o sétimo posto.

Cassidy seguia na ponta, sendo muito pressionado por Félix da Costa, enquanto Sam Bird e Mitch Evans apareciam na sequência. Na 21ª volta, Günther voltou a superar Bird para tomar o terceiro lugar, atacando o português algumas curvas depois, sem sucesso. Na volta 22, António Félix da Costa tomou a liderança da corrida.

Dennis voltou ao top-5 ao superar Bird na volta 24, ficando atrás de Jean-Éric Vergne, que largou da última fila. Felix da Costa e Cassidy abriram uma pequena vantagem sobre Günther, o terceiro colocado. Na abertura da volta 25, o piloto da Andretti tomou o quarto lugar de Vergne, enquanto a direção de prova anunciou que a corrida ganharia mais quatro voltas.

Cassidy retomou a liderança da prova na volta 26 ao superar Félix da Costa. Os sete primeiros colocados apareciam juntos na abertura da volta 28, e Dennis superou o lusitano para ganhar a segunda posição, tomando o troco algumas curvas depois. Na volta 29, o piloto da Porsche superou Cassidy para recuperar a liderança, mas o representante da Envision retomou a ponta na sequência.

Edorardo Mortara despencou na classificação, se dirigindo aos pits. Dennis abriu a última volta se atirando sobre Félix da Costa, que defendeu o segundo lugar. No miolo do circuito, o piloto da Andretti ganhou a segunda posição, mas não teve fôlego para atacar Cassidy, que seguiu para vencer em Portland.

Deixe seu Comentário

Comentários