Card image
Fórmula 1
F1: problema com câmeras praticamente impede realização do TL1 no Canadá

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/06/2023
  • Atualizado: 16/06/2023 às 16:36
  • Por: Leonardo Marson

O primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Canadá, oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, praticamente não contou com ação de pista na tarde desta sexta-feira (16). Um problema com as câmeras usadas pela direção de prova no Circuito Gilles Villeneuve e um problema com a Alpine de Pierre Gasly fez com que a atividade contasse com pouquíssimos minutos de pista liberada.

GP do Canadá
Foto: reprodução

No pouco tempo de pista liberada, quem marcou o melhor tempo foi Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo que anotou 1min18s728 com a Alfa Romeo equipada com pneus médios. A segunda posição ficou com Lance Stroll, que foi quatro décimos mais lento com a Aston Martin. Fernando Alonso, com a outra Aston Martin, foi o terceiro, seguido por Sergio Pérez e Max Verstappen, ambos da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Oscar Piastri, da McLaren, foi o sexto melhor, sendo seguido por Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, pilotos da Haas que foram sétimo e oitavo colocados, respectivamente. GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, anotou o nono tempo, enquanto Carlos Sainz, da Ferrari, fechou um top-10 entre 12 pilotos que foram para a pista.

LEIA MAIS:
F1: Pietro Fittipaldi pilota carro da Haas em teste de pneus em Silverstone
F1: Albon confiante com atualizações da Williams no Canadá
F1: Stroll vê possibilidade de pódio no Canadá
F1: Haas mostra progresso nos pit stops e busca melhora contínua

De acordo com a direção de prova, a segunda sessão de treinos livres contará com 1h30min de pista liberada para compensar em parte o tempo de pista perdido para pilotos e equipes. A atividade terá início a partir das 17h30. O Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 será disputado neste domingo (18), a partir das 15h.

Confira como foi o treino

A primeira sessão do final de semana no Circuito Gilles Villeneuve começou com temperatura em 28°C e umidade em 67%. A temperatura do asfalto estava em 31°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista, mas Pierre Gasly teve problema de câmbio ainda nos minutos iniciais, estacionando seu Alpine na pista, o que causou uma bandeira vermelha.

Apesar de o carro ser retirado com algum atraso, uma vez que Gasly seguiu no veículo aguardando a Alpine buscar uma solução do problema, o que não ocorreu. A interrupção, contudo, seguiu por longos minutos. A Mercedes informou Lewis Hamilton que o controle não conseguia ter acesso a todas as câmeras do circuito, o que impedia a retomada do treinamento.

Antes da bandeira vermelha ser acionada, houve tempo para que alguns pilotos completassem voltas. Valtteri Bottas apareceu na liderança com a Alfa Romeo, marcando 1min18s728 usando pneus médios. Lance Stroll, da Aston Martin, aparecia em segundo, sendo seguido por Fernando Alonso, com o outro carro da equipe. Sergio Pérez e Max Verstappen, ambos da Red Bull, completavam o top-5.

A Fórmula 1 não conseguiu resolver o problema e o treino não foi retomado. A segunda sessão deverá contar com um acréscimo de meia hora em seu período original.

Deixe seu Comentário

Comentários