A Ferrari venceu a corrida dos 100 anos das 24 Horas de Le Mans. A fabricante italiana, que retornou à classe principal das corridas de resistência após uma ausência de 50 anos, garantiu sua décima vitória absoluta na tradicional prova disputada na França – a primeira desde 1965 -, considerada uma das competições mais difíceis do mundo. Os pilotos que conduziram o carro à histórica vitória foram Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.
O centésimo aniversário da maior corrida de resistência do planeta certamente fez jus à sua fama. O público e espectadores puderam acompanhar batalhas fascinantes em todas as classes, com o resultado em aberto até os estágios finais da corrida.
HYPERCARS
O carro número 51, a Ferrari 499P Hypercar, superou o principal rival na prova, o carro Toyota GR010-Hybrid número 8. As primeiras 12 horas viram a liderança mudar de mãos várias vezes. Muitos dos 16 hypercars do grid de largada lideraram em algum momento durante as primeiras etapas, afetadas por duas fortes pancadas de chuva. Após uma série de acidentes e incidentes de corrida, a segunda metade da prova se transformou em uma tensa disouta entre as duas Ferrari, com o carro Cadillac V-Series.R número 2 seguindo de perto.
Uma ultrapassaegm quádrupla de Brendon Hartley com seu Toyota manteve a pressão sobre os três pilotos da Ferrari AF Corse – Pier Guidi, Calado e Antonio Giovinazzi, que lideravam. Infelizmente, o companheiro de equipe de Hartley e Sébastien Buemi, Ryō Hirakawa, saiu da pista e bateu levemente na barreira de proteção na curva Arnage com menos de duas horas para o fim. Apesar de um rápido reparo de dois minutos, a diferença para o líder aumentou para mais de três minutos, ficando em segundo e dando fim à possibilidade de disputar a vitória.
Os hypercars da Cadillac Racing terminaram em terceiro e quarto lugares após uma corrida sólida e consistente. O Cadillac V-Series.R número 2 conquistou o pódio para Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook.
A Ferrari 499P nº 50, que iniciou a corrida na pole position, terminou na quinta colocação. O vencedor da Hyperpole, Antonio Fuoco, também marcou a volta mais rápida da competição, com o tempo de 3m26s984, na volta 306.
Os carros Glickenhaus 007 números 708 e 709 terminaram em sexto e sétimo lugares, respectivamente, apesar de um susto para a os pilotos do bólido 709 a 20 minutos do final, quando Franck Mailleux atingiu a barreira na curva Daytona Chicane. Mesmo assi, o chefe do time, Jim Glickenhaus, pode se orgulhar do desempenho de sua equipe.
O Peugeot 9X8 nº 93 foi o oitavo e o Porsche 963 nº 5 da Porsche Penske Motorsport, o nono, com o Cadillac número 311 fechando os 10 primeiros.
PÓDIO GERAL
#51 Ferrari 499P | Ferrari AF Córsega | Alessandro Pier Guidi/James Calado/Antonio Giovinazzi | 342 voltas
#8 Toyota GR010-Híbrido | Corrida Toyota Gazoo | Sébastien Buemi/Brendon Hartley/ Ryō Hirakawa | +1mi21.273
#2 Cadillac V-Series.R | Cadillac Racing | Earl Bamber/Alex Lynn/Richard Westbrook | 341 voltas
PÓDIO LMP2
#34 Oreca 07-Gibson | Competição Inter Europol | Jakub Smiechowski/Albert Costa/Fabio Scherer | 328 voltas (10º geral)
#41 Oreca 07-Gibson | Equipe WRT | Rui Andrade/Robert Kubica/Louis Delétraz | +21s015
#30 Oreca 07-Gibson | Equipe Duqueine | Neel Jani/René Binder/Nicolas Pino | 327 voltas
LMGTE AM PODIUM
#33 Chevrolet Corvette C8.R | Corridas de Corvetas | Nicky Catsburg/Ben Keating/Nicolas Varrone – 313 voltas
#25 Aston Martin Vantage AMR | TRO por TF | Ahmad Al Harthy/Michael Dinan/Charlie Eastwood – 312 voltas
#86 Porsche 911 RSR-19 | GR Corrida | Michael Wainwright/Benjamin Barker/Ricardo Pera – 1min21s594
CARRO INOVADOR
#24 Chevrolet Camaro ZL1 | Hendrick Motorsports | Jimmie Johnson/Mike Rockenfeller/Jenson Button – 285 voltas (39º geral).
Texto base: FIA WEC
Fotos: FIA WEC / ACO / divulgação
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