A Ferrari venceu neste domingo (11) as 24 Horas de Le Mans, mais importante prova do Endurance mundial e quarta etapa da temporada 2023 do WEC. O time contou com Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado na condução da Ferrari 499P número 51, e travou grande disputa com a Toyota ao longo da prova no Circuito de La Sarthe.
O resultado representa uma quebra de jejum de vitórias da equipe de Maranello em Le Mans. A Ferrari não vencia a prova de 24 horas desde 1965, quando triunfou com Masten Gregory, Jochen Rindt e Ed Hugus. O time, porém, não participava da corrida desde 1973, ano em que fez a pole position com Arturo Merzario e José Carlos Pace, que terminaram com a segunda posição.
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A segunda posição acabou nas mãos da Toyota, com Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley, que batalharam com a Ferrari em pé de igualdade até a penúltima hora, quando viram os italianos abrirem vantagem. O resultado encerra uma sequência de cinco vitórias consecutivas dos japoneses na prova de endurance mais importante do planeta.
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A Cadillac viu Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook terminarem com a terceira posição, e Sébastien Bourdais, Scott Dixon e Renger van der Zande serem os quartos colocados, ambos com voltas de atraso para os vencedores. O grupo dos cinco melhores foi completado pela outra Ferrari, que largou da pole position com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
Os brasileiros da classe dos Hypercars tiveram uma corrida difícil. A Action Express, que correu com Pipo Derani, Alexander Sims e Jack Aitken, se envolveu em um acidente logo na primeira volta, além de ficar na brita na parte final da corrida, terminando em décimo lugar. Já o Porsche de Felipe Nasr, Mathieu Jaminet e Nick Tandy abandonaram com problema na pressão de combustível.
Na LMP2, a vitória ficou com Fabio Scherer, Albert Costa e Jakub Smiechowski, trio que compete com um protótipo da InterEuropol. O Team WRT ficou com a segunda colocação com Rui Andrade, Louis Delétraz e Robert Kubica. A Duqueine, com Neel Jani, René Binder e Nicolas Pino, completou o pódio
Os brasileiros também enfrentaram dificuldades. O Alpine de André Negrão, Memo Rojas e Olli Caldwell completou a prova com a nona posição depois de sofrer um incidente com o Toyota de Kamui Kobayashi. Já o JOTA de Pietro Fittipaldi, David Heinemeier-Hansson e Oliver Rasmussen chegou a liderar a prova, mas sofreu uma batida e, em outro momento, um problema, terminando em 13º.
Na LMGTE-Am, a vitória ficou com o Corvette de Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone, que apostaram em forçar o ritmo na parte final, garantindo a vitória. A segunda posição ficou com o Aston Martin da ORT, de Ahmad Al Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood, enquanto Michael Wainwright, Benjamin Barker, Riccardo Pera, com um Porsche da GR Racing.
A Iron Dames, time feminino de Michelle Gatting, Sarah Bovy e Rahel Frey, completou a corrida na quarta posição, depois de chegar à 20ª hora na liderança da corrida. Já a Ferrari da Kessel de Daniel Serra, Takeshi Kimura e Scott Huffaker lideraram a prova, mas sofreram problemas e acabaram com a décima colocação.
A próxima etapa do WEC será as 6 Horas de Monza, marcada para 5 de julho.
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