Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen voa no Q3 e fatura pole position na Espanha

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/06/2023
  • Atualizado: 03/06/2023 às 12:19
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (3) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, sétima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na classificação realizada no Circuito de Barcelona, o piloto da Red Bull marcou na melhor das suas voltas no Q3 1min12s272, faturando a posição de honra para a corrida deste domingo.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda colocação ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi 0s462 mais lento em relação a Verstappen. Lando Norris, da McLaren, largará da terceira colocação, dividindo a segunda fila com Pierre Gasly, quarto com a Alpine. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que liderou o Q1.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lance Stroll, da Aston Martin, largará da sexta colocação, ficando logo à frente de Esteban Ocon, sétimo com um carro da Alpine. Nico Hulkenberg colocou a Haas na oitava posição do grid, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, partirá da nona colocação. O grupo dos dez melhores no grid ainda contará com Oscar Piastri, da McLaren.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen lidera TL3 atrapalhado pela chuva na Espanha
Verstappen domina segundo treino da F1 na Espanha
Verstappen lidera primeiro treino da F1 na Espanha

A sessão contou ainda com algumas surpresas. Sergio Pérez, que escapou da pista no Q2, vai largar apenas em 11º com a Red Bull, dividindo a sexta fila com George Russell, piloto da Mercedes que se envolveu em um incidente com Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe. Já Charles Leclerc colocou a Ferrari apenas na 19ª colocação, sendo eliminado ainda no Q1.

A classificação contou ainda com uma bandeira vermelha logo no início do Q1. Escapadas em pontos distintos de Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e de Alexander Albon, da Williams, fizeram com que a direção de prova interrompesse a primeira

O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado neste domingo (4), a partir das 10h.

Confira como foi a classificação

Q1
A primeira rodada da classificação começou com uma leve garoa e a pista seca, assim como estava no final da corrida da Fórmula 2, com temperatura em 20°C e umidade do ar em 74%. O asfalto estava em 24°C. Por conta da chance de chuva, a maioria dos pilotos foi para a pista de cara, exceções feitas a Carlos Sainz, Charles Leclerc e Logan Sargeant.

Yuki Tsunoda passou reto em uma das curvas e bloqueou os pneus, seguindo na pista. O primeiro a completar volta foi George Russell, com 1min15s735, marca que logo foi batida pelos pilotos da Alpine, primeiro Esteban Ocon, e depois Pierre Gasly, que anotou 1min14s618. Nico Hülkenberg, da Haas, anotou 1min14s006.

A primeira bandeira vermelha da sessão ocorreu com 14 minutos para o final do Q1, Alexander Albon rodou e ficou por alguns instantes na brita, saindo do local sem ajuda. Os comissários, então, excluíram o tempo de volta do alemão da Haas por conta dos limites de pista.

Após alguns minutos, a sessão foi retomada na Espanha. GuanYu Zhou tomou a liderança com a marca de 1min14s273, sendo seguido por Sainz. Max Verstappen, pouco depois, tomou a ponta com 1min13s660, quando o relógio apontava dez minutos para o final da atividade. Oscar Piastri, com a McLaren, pulou para a segunda posição.

Nyck de Vries rodou com a AlphaTauri, mas seguiu na pista sem problemas. Lewis Hamilton avançou para o terceiro lugar com a Mercedes com oito minutos para o encerramento da sessão. Sergio Pérez, por sua vez, marcou somente o 13º tempo com a Red Bull, que viu Verstappen marcar 1min13s615, melhorando o seu tempo.

Sainz avançou para a sexta colocação, ficando à frente de De Vries, que pulou para o sétimo posto. Russell, que estava na zona de eliminação, acertou uma volta para marcar o oitavo tempo, jogando Leclerc e Pérez para o grupo dos eliminados. O monegasco se dirigiu aos boxes e foi parado para fazer a pesagem obrigatória.

Com três minutos para o final, Lance Stroll se colocou em terceiro com a Aston Martin. Pérez voltou para a pista e pulou para o quarto lugar, enquanto Gasly tomou a ponta com 1min13s471, sendo superado por Hulkenberg, que marcou 1min13s420. Leclerc pulou para a 11ª posição com a Ferrari. Na briga pela ponta, Lando Norris tomou a ponta, mas viu Hamilton cravar 1min12s937 para liderar, seguido por Norris e Russell.

Os eliminados foram Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Alexander Albon, Charles Leclerc, que se viu superado pelos rivais no final, e Logan Sargeant.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com a Red Bull mandando seus dois carros para a pista logo que os boxes foram abertos. Verstappen marcou 1min12s760, sendo o primeiro a marcar volta na sessão, se colocando oito décimos à frente de Pérez. Sainz se colocou em terceiro, enquanto os outros pilotos abriram volta na sequência.

A Mercedes viu Russell avançar para o segundo lugar, sendo superado por Stroll na sequência. Com oito minutos para o final, Alonso pulou para a segunda posição, enquanto Ocon apareceu em terceiro. Hamilton, que sofreu com o trânsito na volta anterior, marcou 1min12s999, se colocando 0s239 atrás de Verstappen.

Com seis minutos para o final, todos os pilotos se dirigiram aos boxes, e a zona de eliminação contava com Norris e Piastri, ambos da McLaren, De Vries e Tsunoda, ambos da AlphaTauri, e Hülkenberg, da Haas. O silêncio na pista foi quebrado quando restavam pouco mais de três minutos para o encerramento da sessão.

Pérez escapou da pista quando buscava uma volta rápida, passeando pela brita. Hulkenberg seguiu bem na classificação e apareceu em quarto com a Haas. Sainz foi outro que melhorou, pulando para segunda colocação, 0s030 atras de Verstappen. Norris tomou a segunda colocação, 0s016 distante da melhor marca. Russell e Hamilton se tocaram, com o heptacampeão perdendo um pedaço da asa dianteira.

O Q2 terminou com Verstappen na frente, seguido por Norris e Sainz. Pérez, Russell, Zhou, De Vries e Tsunoda foram os eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com oito dos dez pilotos visitando a pista, exceções feitas a Alonso e Hulkenberg. Ocon foi o primeiro a marcar tempo com 1min13s656, marca que logo foi batida por Verstappen, que cravou 1min12s272. Hamilton se colocou na segunda posição, 0s924 distante do tempo do holandês, enquanto Norris apareceu em terceiro.

Enquanto os pilotos foram aos boxes, Hulkenberg partiu para sua volta rápida, enquanto a Aston Martin seguia trabalhando no carro de Alonso. O alemão da Haas mostrou bom ritmo e avançou para o terceiro lugar, atrás apenas de Verstappen e de Hamilton. Os pilotos voltaram à pista quando restavam pouco mais de dois minutos para o final da sessão.

Alonso marcou o quarto tempo, caindo uma posição ao ver Sainz marcar uma volta 0s462 atrás de Verstappen. Norris apareceu em terceiro com a McLaren, seguido por Gasly e Hamilton. O holandês da Red Bull nem completou a volta para garantir a pole.

Deixe seu Comentário

Comentários