Card image
Fórmula E
Fórmula E: Günther mantém bom ritmo e fatura pole em Jacarta

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/06/2023
  • Atualizado: 03/06/2023 às 2:02
  • Por: Ana Oliveira

Maximilian Günther conquistou neste sábado (3), a pole position para a primeira corrida do ePrix de Jacarta. O piloto da Maserati, que mostrou bom ritmo durante todos os treinos, manteve a predominância da Maserati na classificação, garantiu a posição de honra pela primeira vez na temporada.

Foto: Fórmula E

Jake Dennis, da Andretti, vai largar na segunda posição. O piloto também mostrou um ritmo satisfatório durante toda a sessão. Pascal Wehrlein, da Porsche, ficou em terceiro, seguido por Jean-Éric Vergne, da DS Penske. Logo atrás estará Stoffel Vandoorne, também da Penske.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O sexto lugar ficou com Edoardo Mortara, da Maserati. Robin Frijns, sétimo colocado com a ABT, dividirá fila com René Rast, da McLaren. A ABT também conseguiu colocar Nico Müller no top-10. Ele largará em nono. A décima posição ficou com o líder do campeonato, Nick Cassidy, da Envision.

LEIA MAIS:
Fórmula E: Günther coloca Maserati na frente no TL2 em Jacarta
Fórmula E: Günther lidera primeiro treino livre em Jacarta
Fórmula E: confira horários e onde assistir a rodada dupla de Jacarta

A Fórmula E continua com sua programação nesta sábado, com a corrida às 05h00 com transmissão da Band. Confira como foi o classificatório em Jacarta:

Grupo A

O primeiro grupo foi para a pista exatamente às 00h40 do horário de Brasília. Os primeiros minutos foram ainda com voltas lentas, de reconhecimento em sua maioria. Perto da metade da sessão, que durou 10 minutos, Stoffel Vandoorne liderava com 1m09s245. Nesse momento, os carros voltaram para os pits, apenas Roberto Merhi permaneceu na pista.

Com quase dois minutos para o fim, os carros voltaram para suas voltas decisivas. Os pilotos da NIO foram os primeiros a abrirem volta rápida, mas apenas Dan Ticktum conseguiu se colocar no top-4. Em breve ele seria tirado da terceira posição por Nick Cassidy. Já Jake Dennis bateu o tempo de Vandoorne e tomou a liderança com 1m09s013. Cassidy, que parecia seguro, acabou derrubado por Jean-Éric Vergne e Robin Frinjs.

Passaram: Jake Dennis (Andretti), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Jean-Éric Vergne (DS Penske) e Robin Frinjs (ABT).
Eliminados: Nick Cassidy (Envision), Sacha Fenestraz (Nissan), Dan Ticktum (NIO 333), Sam Bird (Jaguar), Sergio Sette Câmara (NIO 333), Roberto Merhi (Mahindra) e Jake Hughes (McLaren).

Grupo B

Novamente, os primeiros minutos foram de voltas mais lentas. Pascarl Wehrlein foi o primeiro a abaixar o tempo para a casa de 1m08s na sessão classificatória, enquanto Maximilian Günther continuou mostrando o bom ritmo da Maserati em Jacarta ao se manter entre os quatro primeiros. Com cinco minutos para o fim, os carros foram para os boxes, com Günther na liderança com 1m08s837.

Nos minutos finais, os carros voltaram para sua volta final. O tempo de Günther não foi batido, mas o top-4 sofreu alterações, já que Rene Rast e Edoardo Mortara conseguiram voltas boas para se classificarem.

Passaram: Maximilian Günther (Maserati), Pascal Wehrlein (Porsche), Rene Rast (McLaren), Edoardo Mortara (Maserati).
Eliminados: Nico Müller (ABT), Mitch Evans (Jaguar), Sebastien Buemi (Envision), Antonio Felix da Costa (Porsche), Norman Nato (Nissan), David Beckmann (Andretti) e Lucas Di Grassi (Mahindra).

Quartas de Final

O primeiro duelo foi entre Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne, ambos da DS Penske. Vergne começou sua volta com vantagem, mas viu Vandoorne ir melhorando. Mesmo assim, o francês conseguiu se recuperar no último setor. Os pilotos chegaram a ficar com tempos iguais em alguns pontos da pista, mas Vergne realmente acabou se sobressaindo.

Já o segundo duelo trouxe Robin Frijns e Jake Dennis. O piloto da Andretti conseguiu abrir uma boa vantagem no começo de sua volta, conseguindo manter até o fim e impedindo que o piloto da ABT se classificasse.

O terceiro duelo foi entre Pascal Wehrlein e Rene Rast. O piloto da McLaren saiu na frente, mas logo se viu superado pelo alemão da Porsche, que conseguiu abrir mais de meio segundo de vantagem e se classificou.

A última disputa aconteceu entre Edoardo Mortara e Maximilian Günther, os dois pilotos da Maserati. Os dois começaram muito equilibrados, mas aos poucos Günther foi se sobressaindo, até obter vasta vantagem nos últimos setores, completando sua volta com mais de 0s300 de vantagem sobre seu companheiro de equipe.

Semifinais

O primeiro embate foi entre Jake Dennis e Jean-Éric Vergne. O piloto da Penske começou com uma pequena vantagem, mas viu Dennis ir melhor nos primeiros setores. A vantagem do piloto da Andretti chegou perto de meio segundo. E, apesar de Vergne conseguiur diminuir para 0s300, não adiantou: Dennis levou a vaga na final.

Pascal Wehrlein e Maximilian Günther protagonizaram o segundo duelo. O piloto da Maserati manteve a dominância mostrada durante os treinos e conseguiu tirar o piloto da Porsche da disputa pela pole position.

Final

Jake Dennis foi o primeiro a ir para a pista. O duelo começou acirrado, com Günther fazendo um primeiro setor muito próximo. Porém, o piloto da Maserati começou a melhorar seu ritmo e terminou sua volta com 1m08s141, tempos que garantiu a pole position para a corrida 1 em Jacarta.

Deixe seu Comentário

Comentários