Card image
Indy
Indy corre em “pista da F1” em Detroit. Veja mais circuitos de rua ativos após a F1

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/05/2023
  • Atualizado: 31/05/2023 às 14:43
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 tem aumentado nos últimos anos o número de corridas em circuitos de rua. Somente neste ano serão sete GPs em traçados urbanos. O que poucos sabem é que algumas das pistas deste tipo que receberam Grandes Prêmios em tempos passados seguem sendo usados por outras categorias, ainda que com adaptações.

Pato O'Ward
Indy corre no centro de Detroit neste domingo. (Foto: IndyCar)

Um destes casos é o circuito que receberá neste domingo o Grande Prêmio de Detroit da Indy. A categoria, até o ano passado, realizada sua etapa na “capital do automóvel” em um traçado urbano em Belle Isle, mas agora se volta ao centro da cidade, passando por ruas que receberam a F1 entre 1982 e 1988, como a Jefferson Avenue e Atwater Street.

Senna conquistou três vitórias no circuito em Detroit. Foto: Getty Images

Outro circuito que já sediou corridas da F1 e que segue na ativa na principal categoria de monopostos dos Estados Unidos é Long Beach. Na categoria máxima do esporte a motor mundial, foram realizadas corridas neste circuito entre 1976 e 1983, com o nome de Grande Prêmio do Oeste dos Estados Unidos. Na Indy, a prova está no calendário desde 1984.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Fora dos Estados Unidos, há um terceiro circuito que sediou a F1 e que segue sendo usado: Adelaide, na Austrália. O mundial correu nas ruas da cidade entre 1985 e 1995, mudando-se para Melbourne em 1996. A pista recebeu o Grupo A e o Grupo 3A, categorias que antecederam a Supercars, que passou a correr por lá em 1999, seguindo até os dias atuais.

LEIA MAIS:

GP de Detroit: veja a programação e onde assistir a etapa da Indy na TV

Há ainda um circuito que recebe, nos dias atuais, a Fórmula 1 e que é usado por outra categoria. Trata-se do circuito de Monte Carlo, que sedia o Grande Prêmio de Mônaco. Neste ano, o tradicional traçado do Principado recebeu mais um ePrix da Fórmula E. A categoria elétrica usou um circuito alternativo em 2015, 2017 e 2019, mas desde 2021, anualmente, corre na mesma pista da F1.

Deixe seu Comentário

Comentários