Card image
Copa Truck
Freios impõem desafio a pilotos da Copa Truck em Londrina

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/05/2023
  • Atualizado: 31/05/2023 às 13:41
  • Por: Leonardo Marson

Londrina (PR) recebe a Copa Truck em dose dupla no próximo final de semana. A cidade do norte paranaense será palco da terceira e da quarta etapa da temporada 2023 neste sábado (3) e domingo (4). Serão quatro corridas para fã nenhum colocar defeito, e em um encontro duplo que poderá significar muito nas pretensões de título dos pilotos em disputa.

Copa Truck
Jaidson Zini lidera o campeonato da Copa Truck após duas corridas. (Foto: Rafa Catelan)

A liderança da tabela, no momento, é paranaense. Jaidson Zini, da equipe ASG Motorsport/Mercedes, é o maior pontuador com 65 pontos após duas etapas – em quatro corridas disputadas até agora, ele venceu duas. O pernambucano Beto Monteiro, da R9 Competições/Volkswagen, no entanto, está a apenas dois pontos de Zini, com 63. Somando 55 com seu Volkswagen híbrido, Felipe Giaffone é o terceiro colocado tendo André Marques, também da R9, apenas um ponto atrás. A classificação geral do campeonato da Copa Truck mostra equilíbrio após as etapas de Goiânia e Interlagos. Débora Rodrigues (50 pontos), Raphael Abbate (49), Roberval Andrade e Victor Franzoni (36), Adalberto Jardim (34) e Paulo Salustiano (33) fecham a lista dos dez primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Com seus 3.146 metros, Londrina é uma pista com médias de velocidade mais baixas na comparação com as pistas em que a Copa Truck já correu em 2023. “É uma pista que tem curvas de baixa, de média velocidade, e tem uma característica bastante interessante: as curvas que sucedem as retas principais são curvas de raio longo e entradas longas. Então são curvas onde a gente permanece muito tempo no freio e onde o caminhão vem bastante de lado. Tem também um asfalto bem abraviso, que gasta bastante pneu e acaba esquentando também o disco e a partilha. Então a gente precisa de bastante eficiência dos freios para conseguir fazer uma boa etapa nesse circuito tão querido que é o de Londrina”, explica Raphael Abbate, piloto da equipe ASG Motorsport. Com o Mercedes-Benz de número 26, Abbate foi o autor da pole position da etapa anterior, em Interlagos.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen se mostra ansioso com novo traçado em Barcelona
F1: Sergio Pérez diz que objetivo na Espanha é a vitória
Haas acredita que está no caminho certo para avançar na F1
McLaren anuncia engenheiro da Red Bull como diretor técnico
F1: Stroll admite erros após abandono em Mônaco

Uma volta de Truck no circuito de Londrina dura cerca de 1min40s. Deste total, 33 segundos se passam com o piloto pressionando o pedal do freio. Por suas sequências de curvas de raios variados e poucas retas, o uso do freio é prolongado no traçado. “Londrina é uma pista que exige menos intensidade nas frenagens, o que não quer dizer que eles sejam pouco usados. É um circuito mais lento e de poucas retas, então as pastilhas da Fras-le são exigidas por 34% do tempo de volta. O grande desafio nesta etapa dupla é a gestão das temperaturas, porque embora o uso dos freios não seja intenso como em Interlagos, por exemplo, ele é prolongado em Londrina”, destaca Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck desde 2021.

Esta será a terceira vez que a Capital do Café recebe a categoria. Em 2019, a pole position e a vitória na primeira corrida ficaram com Beto Monteiro. Renato Martins venceu a segunda prova. A Copa Truck retornou em 2022 e o atual campeão Wellington Cirino conquistou a pole position e a converteu em vitória na primeira prova, enquanto Paulo Salustiano venceu a prova complementar.

A programação do final de semana inclui também a terceira etapa da Nascar Brasil. A sexta-feira (2) será de treinos livres na Copa Truck, com o sábado (3) da terceira etapa reservando a classificação a partir das 8h20 e as duas corridas com largada às 14h50 e 15h25. O domingo (4) é o dia da disputa da quarta etapa, com a classificação às 8h30 e as provas às 12h35 e 13h10.

Deixe seu Comentário

Comentários