Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen não se intimida por chuva e vence em Mônaco

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/05/2023
  • Atualizado: 28/05/2023 às 11:52
  • Por: Ana Oliveira

Max Verstappen venceu neste domingo (28), o Grande Prêmio de Mônaco, sexta etapa do campeonato 2023. O piloto da Red Bull não se deixou intimidar pela chuva nas parte final da prova e conseguiu sua segunda vitória no traçado de Monte Carlo.

Foto: Red Bull Content Pool

O segundo lugar ficou com Fernando Alonso, da Aston Martin, que cruzou a linha final com mais de 20 segundos de desvantagem. Esteban Ocon fechou o pódio com a Alpine. Em seguida vieram as Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell, em quarto e quinto, respectivamente.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Charles Leclerc garantiu a sexta posição com a Ferrari, seguido por Pierre Gasly, que fez uma boa prova com a Alpine. Carlos Sainz cometeu muitos erros durante a corrida, mas conseguiu chegar em oitavom com a outra Ferrari. A McLaren garantiu o nono lugar com Lando Norris e o décimo com Oscar Piastri.

LEIA MAIS:
Vesti vence corrida agitada da Fórmula 2 em Mônaco
Mini vence de ponta a ponta corrida 2 da Fórmula 3 em Mônaco

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece em 4 de junho, na Espanha. Confira como foi a prova em Mônaco:

A corrida começou sob céu nublado, mas sem chuva no Principado. Max Verstappen, de pneus médios, conseguiu manter a ponta na largada, apesar do ataque de Fernando Alonso, que calçava compostos duros. No meio do grid, a situação ficou complicada, com carros se acumulando em alguns pontos da pista. Lance Stroll chegou a perder quatro posições.

Já no começo da segunda volta, Sergio Pérez e GuanYu Zhou pararam para trocar pneus. Ambos largaram de médios e optaram pelos duros. Nico Hulkenberg também precisou parar no começo da prova para fazer a troca de pneus. Pérez, que largou em último, conseguiu subir para a 18ª.

A volta 5 trouxe Verstappen abrindo vantagem para Alonso. Os dois já se encontravam com quase dois segundos de distância. Já Hulkenberg viu sua corrida prejudicada após ser punido em cinco segundos por uma manobra nas primeiras voltas.

Na volta 11, Carlos Sainz teve um pequeno toque com Esteban Ocon, danificando sua asa dianteira. A bandeira amarela foi acionada no setor 1 para limpar o pedaço que caiu durante a passagem do espanhol da Ferrari. O traçado foi rapidamente limpo.

Alonso começou a reclamar de seus pneus para a equipe, mas a Aston Martin garantiu que não havia nada de errado com os compostos. Mesmo assim, o espanhol começou a se distanciar ainda mais de Verstappen, chegando a virar um segundo mais lento.

Na volta 18, Kevin Magnussen foi para cima de Logan Sargeant e conseguiu a ultrapassagem. Em seguida, foi a vez de Lance Stroll e Sergio Pérez também ultrapassarem o piloto da Williams, que caiu para 18º. Ele ainda precisou se defender de Zhou e Hulkenberg, mas acabou perdendo posição para o alemão da Haas.

Com 25 voltas, Verstappen já tinha 11 segundos de vantagem sobre Alonso, que apresentava degradações em seus pneus brancos. As equipes começaram a voltar suas atenções para a possibilidade de chuva, mesmo afirmando que as chances seriam baixas.

Na volta 32, a Mercedes parou Lewis Hamilton para colocar pneus duros. Ele conseguiu retornar na oitava colocação. Em seguida, foi a vez de Ocon, que vinha na terceira posição. A equipe demorou quatro segundos, e ele voltou em sétimo. Sainz também parou, mas não conseguiu voltar na frente de Ocon.

A Red Bull parou Pérez para fazer a troca de bico após o mexicano se envolver em uma confusão com Stroll e Hulkenberg. Ele acabou tendo sua asa dianteira danificada após um toque com o piloto da Haas e acabou perdendo a posição para Stroll.

Leclerc foi aos boxes na volta 45, retornando na oitava posição com pneus médios. Em seguida, Gasly parou, voltando atrás de Leclerc. Na volta 51, os pilotos começaram a relatar chuva, apesar de leve. A pista começou a ficar escorregadia em certos trechos.

Fernando Alonso foi chamado aos boxes na volta 55, colocando pneus médios. Ocon optou por pneus intermediários, assim como George Russell. A bandeira amarela foi acionada rapidamente após Sainz sair brevemente da pista. A chuva aumentou ainda mais e os pilotos que estavam de pneus médios passaram a ter dificuldades.

Max Verstappen foi aos boxes para colocar intermediários na volta 56. As duas Ferraris foram aos boxes ao mesmo tempo para colocarem pneus intermediários também. A corrida passou a ficar agitada, com Fernando Alonso vendo sua desvantagem aumentar e tendo que colocar intermediários. Já Stroll acabou batendo e precisou abandonar a prova.

A bandeira amarela foi acionada rapidamente no setor 3 após Magnussen, que estava de pneus duros, acabar batendo. Ele conseguiu ir até o box da Haas para realizar a troca de pneus e de asa dianteira. Em seguida, foi a vez de Sargeant bater, mas conseguiu sair também.

Pérez foi aos boxes para colocar os pneus de chuva intensa na volta 59. Já George Russell foi punido em cinco segundos por voltar para a pista de modo perigoso. Já Magnussen, com pneus para chuva intensa, acabou escapando na Ste. Devote.

Nico Hulkenberg acabou levando mais 10 segundos de punição na volta 64 por cumprir erroneamente uma punição anterior. Nas próximas voltas, a corrida se estabilizou um pouco, com os pilotos escapando menos da pista. Isso durou até a volta 69, quando Yuki Tsunoda acabou escapando, mas conseguiu retornar. Na volta 73, Pérez foi novamente aos boxes para trocar seus pneus.

A corrida finalizou sem mais acontecimentos, com Verstappen recebendo a bandeirada com grande vantagem.

Deixe seu Comentário

Comentários