Card image
Capa da Semana
Endurance Brasil: disputa com grandes carros e pilotos em Goiânia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/05/2023
  • Atualizado: 08/05/2023 às 0:52
  • Por: Venicio Zambeli

Segunda etapa do campeonato foi vencida pelo trio formado por Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla, que conquistou a prova com o carro protótipo Ligier.

Endurance Brasil 2023
Capa Destaque da Semana RACING – Endurance Brasil – Supercarros em Goiânia – 09-05-2023 – Foto: Bruno Terena / divulgação

 

Goiânia assistiu a mais uma vitória do carro Ligier de Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla, que disputou como convidado. Foi a terceira vitória consecutiva do carro preparado pela equipe BTZ no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O resultado foi obtido pelo protótipo francês após disputa com os brasileiros AJR e Sigma na capital do Goiás. Desde que desembarcou no país, no início do ano passado, a Ligier venceu todas as provas disputadas por lá.

Endurance Brasil 2023
O pódio geral da segunda etapa com os pilotos da Endurance Brasil – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

A conquista da trinca, entretanto, foi árdua. Bottura, Di Mauro e Kiryla estavam na segunda posição até poucas voltas para o final, quando o protótipo AJR #99 de Leandro Romera, Pietro Rimbano e Ricardo Rodrigues sofreu uma quebra e perdeu uma vitória que parecia garantida.

“Impressionante esta conquista. Viemos com uma estratégia focada nos pontos, pensando no campeonato, e ainda assim saímos vencedores. Goiânia virou mesmo nossa casa”, disse Bottura ao final da prova. “A equipe é muito boa, me senti em casa desde momento em que cheguei aqui. Estou muito feliz de ter feito parte desta vitória”, disse Kiryla, campeão da P1 e da Geral  do ano passado.

Endurance Brasil 2023
Khodair e Hahn vencem com a McLaren na categoria GT3 – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

Categoria GT3

Na categoria GT3, Marcelo Hahn e Allam Khodair conquistaram a primeira vitória da temporada a bordo da Mclaren 720s. E foi emocionante, com o Japonês Voador travando uma disputa histórica com Átila Abreu, que compete com a BMW M4 ao lado de Léo Sanchez, nas voltas finais. Durante a briga pela primeira colocação, Khodair chegou a tocar Átila, o que lhe rendeu uma punição de cinco segundos. Mas, depois de ultrapassar o rival, abriu mais cinco segundos de vantagem e alcançou a vitória para a Blau Motorsport.

“A BMW teve um desempenho impressionante nesta prova. Desde o início ficou claro que seria muito difícil superar o nível de velocidade que eles apresentaram. Então nossa estratégia foi ficar o mais próximo possível deles. Entreguei o carro com cerca de três segundos de desvantagem para o Allam. E ele lutou muito, lutou até o final para que conquistássemos essa vitória”, disse Marcelo Hahn.

“Coloquei na minha cabeça que eu ia fazer volta de classificação atrás de volta de classificação no último stint. O Thiago Meneghel, nosso chefe de equipe, chegou a pedir que eu economizasse pneus, mas o carro estava espetacular, a equipe fez um grande trabalho e merecemos esta vitória. Agora vamos em busca do título”, completou Khodair.

Endurance Brasil 2023
Porsche venceu na categoria GT4 – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

Categoria GT4

Já na GT4, a vitória ficou com o quarteto formado por Luiz Landi, Jaques Quartiero, Tom Filho e Danilo Dirani. Em Goiânia, por conta da quebra de câmbio da Porsche #21 ainda durante os treinos,  os pilotos da equipe Suttgart se uniram para competir a bordo do carro #718 e levaram a melhor.

“Foi uma vitória da união do nosso time. A gente já se ajuda como companheiros de equipe e hoje aprofundamos isso de certa forma. Essa conquista reflete também a força da equipe e a força da Porsche e agora vamos seguir todos no campeonato na briga pelo título. Mas novamente em duplas separadas a partir da próxima etapa.

Endurance Brasil 2023
A festa da equipe Stuttgart em Goiânia – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

Os carros mais rápidos do país voltam às pistas para a terceira etapa de 2023, no dia 27 de maio, em Interlagos, São Paulo.

 

Endurance Brasil terá disputa pela 37ª edição da Cascavel de Ouro em 2023

Uma das disputas mais tradiocionais do automobilismo brasileiro acontecerá em novo ambiente em 2023. Com quase seis décadas de história, a Cascavel de Ouro terá sua 37ª edição realizada no dia 21 de outubro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel. A corrida, com duração estimada de 3 horas, reunirá os carros mais velozes do país: os protótipos e gran-turismo que formarão o grid da sexta e antepenúltima etapa do Império Endurance Brasil.

Endurance Brasil 2023
Atual presidente do ACC, Edson Massaro promove a Cascavel de Ouro: Endurance Brasil fará etapa válida para a premiação deste ano – Foto: Wanderley Soares / SiGCom / divulgação

 

Texto base original: MS2 / divulgação e SiGCom / divulgação

Fotos: Bruno Terena / divulgação e Vanderlei Soares / SiGCom

Deixe seu Comentário

Comentários