Card image
Fórmula 1
Pérez fatura pole position em Miami. Verstappen larga da quinta fila

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/05/2023
  • Atualizado: 06/05/2023 às 18:07
  • Por: Leonardo Marson

Sergio Pérez conquistou neste sábado (6) a pole position para o Grande Prêmio de Miami, quinta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito montado nas ruas da cidade localizada no estado americano da Florida, o mexicano da Red Bull anotou 1min26s841, garantindo a posição de honra.

Sergio Pérez
Pérez vai largar na frente em Miami. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Fernando Alonso, piloto da Aston Martin que foi 0s361 mais lento em relação a Pérez. Carlos Sainz, da Ferrari, vai largar da terceira posição, sendo seguido por Kevin Magnussen, quarto com a Haas. O grupo dos cinco melhores em Miami ainda contará com Pierre Gasly, com um carro da Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

George Russell colocou a Mercedes na sexta colocação do grid, enquanto Charles Leclerc, que bateu no final do Q3, encerrando a sessão, parte em sétimo com a Ferrari. Esteban Ocon, da Alpine, vai largar em oitavo. Max Verstappen, que liderou o Q1 e o Q2, errou em seu primeiro giro na fase final e vai largar em nono com a Red Bull. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, fecha o top-10.

LEIA MAIS:

Verstappen domina terceiro treino da F1 em Miami
F1: Verstappen domina segundo treino para o GP de Miami
F1: Russell puxa 1-2 da Mercedes no primeiro treino em Miami

A decepção da definição das posições de largada ficou por conta de Lewis Hamilton. Sofrendo com uma Mercedes que não apresentou a melhor das velocidades para uma única volta, e terá de largar da 13ª colocação na corrida deste domingo, abrindo a sétima fila do grid de largada.

O Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 será disputado neste domingo (7), a partir das 16h30.

Confira como foi a classificação

Q1
A primeira rodada da classificação em Miami começou com 28°C de temperatura ambiente, e 47°C no asfalto. A umidade do ar estava em 56%. O primeiro a sair para a pista foi Alexander Albon, com a Williams, marcando 1min30s967 com pneus macios. A partir daí, GuanYu Zhou, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen estiveram na liderança da sessão.

Max Verstappen se colocou na frente com 1min28s424, mas viu Sergio Pérez marcar com cinco minutos da sessão 1min28s306. Charles Leclerc se colocou na segunda posição com a Ferrari, enquanto Carlos Sainz apareceu em quarto, caindo uma posição após Fernando Alonso se colocar nesta posição com a Aston Martin.

Lewis Hamilton quase atingiu a traseira da Haas de Magnussen, e se dirigiu aos boxes para checar se a asa dianteira de sua Mercedes estava em ordem. Leclerc tomou a ponta, mas viu Verstappen marcar 1min27s363 na sequência. Zhou, por sua vez, sofria com o tráfego à sua frente, reclamando com a Alfa Romeo através do rádio de Sainz, que o espremeu no muro.

Pérez avançou para o segundo lugar, enquanto Hamilton se colocou no décimo posto. A atividade chegou aos últimos quatro minutos com as duplas de McLaren e AlphaTauri, além de Nico Hülkenberg, entre os eliminados. Yuki Tsunoda colocou seu carro na décima posição logo depois, enquanto Valtteri Bottas avançou para o quinto com a Alfa Romeo.
Hulkenberg pulou para o quarto lugar restando pouco menos de dois minutos para o final do Q1. Pouco depois, Magnussen avançou para o terceiro lugar, perdendo este posto para Leclerc. Sainz, por sua vez, pulou para a segunda posição, ainda 0s323 distante do tempo de Verstappen. Russell se colocou em 11º, e Hamilton, para o sexto lugar.

Verstappen fechou o Q1 na liderança, seguido por Sainz e Pérez. Lando Norris, Yuki Tsunoda, Lance Stroll, Oscar Piastri e Logan Sargeant foram os eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos saindo para a pista tão logo os boxes foram liberados. O primeiro a marcar tempo foi Verstappen, com 1min27s110, marca dois décimos mais rápida em relação a Pérez. Alonso avançou para o terceiro lugar. Russell avançou para o sexto lugar, ficando à frente de Hamilton.

Com oito minutos para o encerramento da sessão, Ocon se colocou em quarto. Sainz pulou para a segunda colocação com um tempo apenas 0s038 mais lento em relação a Verstappen, depois de fazer os dois melhores tempos nos primeiros setores da pista. Pérez tocou o muro da curva 4 quando vinha em volta rápida com sua Red Bull.

A sessão chegou aos últimos três minutos com os Zhou, Magnussen, Russell, Hamilton e De Vries entre os eliminados. Alonso viu uma Haas sair a sua frente de forma perigosa quando deixava os boxes. Leclerc tomou a liderança no minuto final com 1min26s964, mas viu Verstappen retomar a ponta com 1min26s814.

Os eliminados foram Albon, Hulkenberg, Hamilton, Zhou e De Vries.

Q3
A rodada final da classificação começou com Verstappen cometendo um erro e tirando o pé em sua volta, enquanto Pérez marcou 1min26s841. Alonso se colocou em segundo, seguido por Gasly, Russell e Ocon. Com sete minutos para o final, Sainz marcou o terceiro tempo, enquanto o atual bicampeão do mundo retornou aos boxes.

Após algum tempo sem pilotos na pista, os dez sobreviventes voltaram à pista para a última volta rápida do Q3. Mas Charles Leclerc bateu, causando uma bandeira vermelha quando restavam 1min36s para o final da sessão, que não foi retomada. Pérez ficou com a pole position, seguido por Alonso e Sainz. Verstappen largará da nona posição.

Deixe seu Comentário

Comentários