Card image
Capa da Semana
Grid com 41 carros novos na Copa Shell Hyundai HB20 2023!

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/05/2023
  • Atualizado: 01/05/2023 às 6:01
  • Por: Venicio Zambeli

A Copa Shell Hyundai HB20 iniciou a temporada 2023 com novos carros e grid cheio. A primeira etapa do campeonato teve 41 máquinas no grid em Interlagos, SP, e mostrou a estreia oficial dos novos modelos da marca sul-coreana Hyundai HB20 2023 na categoria.

Copa Hyundai HB20 2023
Capa Destaque da Semana RACING – Copa Hyundai HB20 2023 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

As vitórias nas categorias na primeira disputa do ano ficaram com Leo Rufino na categoria PRO, Pedro Burger na ELITE e, inicialmente, Thiago Lopes na SUPER. Lopes, contudo, foi punido com o acréscimo de 20 segundos por largar fora de posição e perdeu a vitória. Quem se beneficiou foi Enzo Falquete, que também havia conquistado a pole position e foi declarado vencedor. Na segunda corrida do fim de semana, venceram os pilotos Marcus Índio (PRO), Victor Andrade (ELITE) e Augusto Freitas (SUPER).

Copa Hyundai HB20 2023
Largada da primeira etapa da temporada 2023 – Foto: Duda Bairros / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

Corrida 1

Logo no início  da prova, Leo Rufino reagiu bem na largada e fez valer a posição de honra no grid, abrindo volta a volta para vencer sem sustos após 13 passagens. Enzo Gianfratti foi de carona e garantiu a segunda colocação com mais um pódio em sua carreira na categoria. A briga ficou no segundo pelotão, onde Chris Bornemann, Bruno Testa, Pedro Burger e Alberto Cattucci disputavam ativamente a terceira colocação. Aproveitando a disputa entre Bornemann e Testa, Cattucci se saltou para a quarta colocação e, faltando quatro minutos para zerar o cronômetro, atacou Bruno Testa no final da reta oposta para assumir a terceira colocação. Testa ficou em quarto e enquanto isso, Ernani Kuhn se aproximou do pelotão e atacou bem para terminar na quinta colocação. Assim, foram ao pódio Rufino, Gianfratti, Cattucci, Testa e Kuhn na classe PRO.

Copa Hyundai HB20 2023
Pódio da Categoria Pro – Corrida 1 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

Pela categoria Elite, quem garantiu a pole foi o estreante Pedro Burger, que compete em dupla com Tulio Patto. Burger também fez valer a vantagem de largar na pole e venceu a primeira corrida da etapa – um início de sonho para o jovem piloto. A segunda colocação ficou com Agostinho Ardito, que corre em dupla com o irmão Vito, após largar da quinta colocação. Completaram o pódio Tiago Sansana, Thaline Chicoski e Victor Andrade.

Copa Hyundai HB20 2023
Pódio da Categoria Elite – Corrida 1 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

Pela categoria Super, Enzo Falquete foi o pole position e acabou com a vitória mesmo depois de não ter recebido a bandeirada de chegada em primeiro, pois foi beneficiado com a punição de outros competidores que tinham terminado à frente, e acabou declarado o ganhador.

Copa Hyundai HB20 2023
Pódio da Categoria Super, que teve alteração devido a punições – Corrida 1 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

Corrida 2

Com a inversão das nove primeiras posições do grid, quem herdou a posição de honra para a segunda corrida foi Marcus índio na categoria Pro. O piloto do carro #21 largou bem e dividiu a primeira freada com Daniel Nino – os dois chegaram a se tocar na primeira perna do S do Senna. Na Curva do Sol, Índio tomou a frente e administrou a vantagem até começar a sofrer ataques de Ernani Kuhn com pouco mais de seis minutos no regressivo. Kuhn largou da quinta colocação e impôs um bom ritmo para alcançar o ponteiro e terminar a 0s300 do vencedor. Completaram o pódio da PRO os pilotos Daniel Nino, Alberto Cattucci e Beto Cavaleiro.

Copa Hyundai HB20 2023
Pódio da Categoria Pro – Corrida 2 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

Pela categoria Elite, quem ficou com o lugar mais alto do pódio foi Victor Andrade, que sonhava em vencer uma corrida no autódromo paulistano e largou na quinta colocação para a segunda prova. Completam o pódio da categoria ELITE os pilotos Luciano Viscardi, Tiago Sansana, Lucas Bornemann e Rafael Velho.

Copa Hyundai HB20 2023
Pódio da Categoria Elite – Corrida 2 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

 

Na SUPER, Augusto Freitas foi o vencedor. Subiram ao pódio junto com Freitas os pilotos Thiago Lopes, Enzo Falquete, Gustavo Bortolozzo e Rangel Zen.

Copa Hyundai HB20 2023
Pódio da Categoria Super – Corrida 2 – Foto: Renato Mafra / Copa Shell Hyundai HB20 / divulgação

Agora a Copa Shell Hyundai HB20 parte para o Rio Grande do Sul, no tradicional autódromo de Tarumã, em Viamão, nos dias 20 e 21 de maio, para a segunda etapa da temporada.

 

Calendário da temporada 2023 da Copa Shell Hyundai HB20 2023:

29 e 30 de abril – Etapa 1 – Interlagos – São Paulo/SP

20 e 21 de maio – Etapa 2 – Tarumã – Viamão/RS

8 e 9 de julho – Etapa 3 – Interlagos – São Paulo/SP

5 e 6 de agosto – Etapa 4 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP

26 e 27 de agosto – Etapa 5 – Goiânia/GO

16 e 17 de setembro – Etapa 6 – Velopark – Nova Santa Rita/RS

25 e 26 de setembro – Etapa 7 – Brasília/DF*

16 e 17 de dezembro – Etapa 8 – Interlagos – São Paulo/SP

*local a confirmar

 

Texto base: P1 Media Relations / Cleber Bernuci / Caio Scafuro / divulgação

Fotos: P1 Media Relations / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários