Card image
Indy
Indy: Kirkwood segura Grosjean e vence em Long Beach

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/04/2023
  • Atualizado: 16/04/2023 às 18:35
  • Por: Leonardo Marson

Kyle Kirkwood venceu neste domingo (16) o Grande Prêmio de Long Beach, terceira etapa da temporada 2023 da Indy. O americano da Andretti Autosport largou da pole position e se manteve na ponta por 53 das 85 voltas da corrida disputada no circuito montado nas ruas da cidade localizada na Califórnia, mesmo pressionado por rivais na parte final da corrida.

Kyle Kirkwood
Foto: IndyCar

A segunda posição ficou com Romain Grosjean, que completou o 1-2 da Andretti depois de pressionar Kirkwood na parte final, ainda que sem ter condições de tentar a ultrapassagem. Marcus Ericsson, com um carro da Chip Ganassi, foi o terceiro colocado, terminando à frente de Colton Herta, outro piloto da Andretti. Alex Palou, da Chip Ganassi, completou o grupo dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Will Power foi o melhor piloto da Penske na corrida, terminando com a sexta posição. Felix Rosenqvist, com uma McLaren, foi o sétimo, enquanto Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, acabou em oitavo. Josef Newgarden cruzou a linha de chegada em nono com a Penske, enquanto seu companheiro de equipe, Scott McLaughlin, completou o top-10. Helio Castroneves foi o 21º com a Meyer Shank.

LEIA MAIS:

MotoGP: Rins domina em Austin e quebra jejum de vitórias da Honda

A corrida contou com duas intervenções do Safety Car. A primeira ocorreu logo na primeira volta, quando Helio Castroneves acertou o muro após rodar sozinho com o carro da Meyer Shank. Depois, na volta 20, Scott Dixon foi tocado por Pato O’Ward e parou na barreira de pneus com o equipamento preparado pela Chip Ganassi.

A temporada da Indy terá sequência no dia 30 de abril, quando será disputado o Grande Prêmio do Alabama, no circuito de Barber.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Kyle Kirkwood mantendo a liderança, mesmo pressionado por Marcus Ericsson. Romain Grosjean seguiu em terceiro, tendo Josef Newgarden e Pato O’Ward logo atrás. Helio Castroneves cometeu um erro e acertou o muro ainda na volta inicial, causando a primeira bandeira amarela da corrida. O brasileiro saiu do local e trocou a asa dianteira, mas perdeu uma volta.

A relargada veio na quarta volta com Álex Palou e Scott Dixon superando O’Ward, que usava pneus duros e caiu para sétimo. Mais atrás, Alexander Rossi deixou Felix Rosenqvist, seu companheiro de McLaren para entrar no top-10. Callum Ilott apareceu com o pneu furado na pista e se dirigiu aos boxes para fazer a troca, perdendo uma volta em relação aos líderes.

Kirkwood mantinha a liderança, mas não conseguia abrir vantagem sobre Ericsson, que seguia menos de um segundo atrás. Grosjean também aparecia próximo dos líderes na terceira posição. A partir da volta 12, o líder da prova começou a abrir distância para os rivais, ainda que de maneira tímida, chegando aos 1,5 segundo cinco giros depois.

Na volta 19, Newgarden passou por Grosjean para tomar a terceira colocação. Um giro depois, O’Ward tentou superar Dixon e tocou o carro do neozelandês, que parou na barreira de pneus, causando a segunda bandeira amarela da corrida. Os pilotos foram aos boxes e Newgarden passou por Ericsson, enquanto Agustín Canapino ficou na pista e tomou a liderança da prova.

A relargada veio na volta 26, com Canapino errando e despencando na classificação, com Newgarden assumindo a liderança após passar por Kirkwood. O’Ward escorregou e bateu, voltando após alguns instantes sem causar bandeira amarela. O argentino da Juncos Hollinger, por sua vez, foi aos boxes e abandonou a disputa.

Newgarden mantinha a liderança, mas sempre seguido de perto por Kirkwood, que aparecia menos de um segundo distante. Dixon apareceu lento na pista e recolheu o carro, abandonando a disputa na volta 39. Quatro giros depois, Herta e Ericsson passaram por Scott McLaughlin, que despencou para a sexta colocação. Benjamin Pedersen passou reto em uma curva e ficou parado.

McLaughlin seguiu perdendo posições e viu Rossi, Power e Rosenqvist o superarem, caindo para a nona colocação na volta 47. Na frente, Grosjean passou a atacar Kirkwood pela segunda posição. Vindo de trás, Rinus VeeKay foi aos boxes, deixando a disputa da corrida. O primeiro entre os líderes a parar foi Newgarden, que recebeu pneus duros.

O’Ward também foi aos boxes na volta 53, enquanto Grosjean trocou e reabasteceu no giro seguinte, voltando à frente de Newgarden. Kirkwood fez seu pit stop na volta 55, e retornou à frente dos adversários, na liderança. Palou fechou a rodada de paradas nos boxes e retornou à pista na sexta colocação em Long Beach.

Rossi passou por Palou na volta 57, tomando o sexto lugar. Já Helio Castroneves foi aos boxes na volta 59. Já Ericsson tomou a terceira colocação no giro 60, superando Newgarden, que passou a economizar combustível e perder mais posições, caindo para quinto ao ser superado por Herta. Kirkwood, o líder, seguia com uma frente de pouco mais de um segundo sobre Grosjean.

Outro que passou por Newgarden foi Palou, quando a corrida chegou à volta 66, enquanto Grosjean raspou o muro, mas seguiu na pista. Mais do que isso, o francês tornou a cortar a diferença para Kirkwood para a casa de um segundo. Ericsson, por sua vez, descontava aos poucos a diferença em relação aos dois líderes.

Restando 12 voltas para o final, Herta passou por Palou, tomando o quarto lugar. A prova entrou nas últimas dez voltas com Kirkwood 1,5 segundo à frente de Grosjean, enquanto Ericsson vinha 3,2 segundos atrás do líder. Mais atrás, Rosenqvist passou por Newgarden para tomar a oitava colocação da prova em Long Beach.

Na abertura da última volta, Alexander Rossi bateu, e Kyle Kirkwood seguiu para vencer, seguido por Grosjean e Ericsson.

Deixe seu Comentário

Comentários