Card image
Fórmula 1
F1: Vasseur diz que equipes estão alinhadas sobre etapas mais dinâmicas

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/04/2023
  • Atualizado: 12/04/2023 às 15:49
  • Por: Ana Oliveira

A Fórmula 1 está planejando uma mudança em seu formato de fim de semana para as seis etapas com corridas sprint desta temporada, começando em Baku, no Azerbaijão, ainda neste mês. A ideia é que as corridas de sábado sejam eventos independentes, sem relação com a corrida principal no domingo.

Frederik Vasseur
Vasseur assumiu a chefia da Ferrari nesta temporada. (Foto: Scuderia Ferrari)

Até o ano passado, a ordem de chegada da corrida sprint de sábado determinava o grid de largada para a prova no domingo. No entanto, os pilotos argumentaram que essa prática desestimulava ultrapassagens mais arriscadas e, por isso, a Fórmula 1 decidiu adotar um novo formato para tornar as corridas mais emocionantes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

A partir de agora, uma sessão de classificação extra deve ser realizada para a corrida sprint, substituindo a sessão de treinos livres 2, que agora não será mais necessária. Já a sessão de classificação na tarde de sexta-feira definirá o grid completo para a corrida no domingo.

LEIA MAIS:
F1: Horner responde alegações de Russell sobre potencial do RB19
F1: Nelsinho Piquet revela bastidores do GP de Singapura de 2008
F1: Massa não acha que críticas a Leclerc sejam justificáveis

Embora ainda precise ser formalmente votada, a proposta já conta com o apoio de toda a equipe e deve ser adotada em tempo para a próxima etapa em Baku. Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, disse que todos os times estão alinhados sobre a mudança.

“Acho que todas as equipes estão alinhadas. Não é muito comum que isso aconteça, então temos que aproveitar”, disse ele. “Claro, o formato é mais dinâmico. Você pode discutir sobre fazê-lo tão tarde, mas acho que se estivermos todos alinhados, temos que prezar por isso.”

Ele também comentou os pontos positivos da retirada do segundo treino livre: “Eu gosto do formato. Não sou um grande fã do FP2 usual. Às vezes é um pouco chato. Não para nós, porque temos muitos dados. Mas posso imaginar para os espectadores, se você não sabe sobre o nível de combustível, o modo do motor e assim por diante, é provavelmente um pouco chato. Tentar ter algo mais dinâmico durante o fim de semana é uma boa decisão.”

Deixe seu Comentário

Comentários