O Rally Internacional de Goiás abriu a temporada com grande magnitude e novidades para os pilotos/navegadores e público. O show de velocidade e entretenimento aconteceu na pista e estradas de terra de Goiânia, GO, e se estendeu até a área montada para ser o QG da competição, com grandes apresentações musicais e culturais, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, localizado na cidade.
Mais de 20 mil pessoas passaram pelo local ao longo do final de semana e puderam, além de recepcionar as máquinas e competidores do Brasileiro de Rally de Velocidade 2023, desfrutar de grandes shows musicais com bandas como Blitz e Biquini Cavadão.
Muitas disputas no cronômetro
Na pista, dois dias intensos de competição. Na categoria Rally 2, vitória estrangeira com a dupla do Uruguai, Federico Ensslin/Martin Villete, que após 10 especiais, mais de 130 km de prova, somaram o tempo de 1h48min26. “Realmente um sonho o que vivemos este final de semana. Um rally muito bom e nos sentimos felizes por vencer a corrida”, disse Federico.
Na categoria Rally 4, Luis Stedile e Kaze Morales venceram a disputa no final de semana, com a marca de 1h54min52. “Foi uma prova bem difícil, bastante calor, especialmente no primeiro dia, mas desde o início encontramos um bom ritmo que nos permitiu chegar ao final em primeiro”, frisou o piloto.
E na categoria Rally 5, vitória caseira com Luciano Fleck e Thiago Osternack, com 1h58min43. “Um grande rally, um evento importante para a nossa cidade, com atrações culturais e na pista pudemos buscar uma primeira vitória importante no Campeonato”, disse Luciano.
Estrutura marca formato inovador para o Brasileiro de Rally
Toda a estrutura de prova, como boxes das equipes, ficou localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. No mesmo local aconteceu a largada promocional (evento de apresentação dos competidores), na noite de sexta, 31/3, e a premiação aos vencedores, no domingo, dia 2/4.
“Nosso objetivo está sendo de mudar o entendimento de se fazer grandes eventos de rally no Brasil”, ressaltou Luciano Fleck, diretor e coordenador-geral da Rally Sete, promotora do evento, além de competidor de rally.
Novidades
O Campeonato Brasileiro deste ano manteve o regulamento quanto aos carros que vão competir, assegurando as categorias Rally 2 (4×4) – esta incluindo os novos carros de motor 1.6/turbo, sendo que a categoria permite carros com motorização de até 2.0 litros); Rally 4 (4×2 com preparação) e Rally 5 (com preparação limitada, mais próxima aos carros originais de rua).
O que mudou foi a pontuação. Agora soma-se os tempos do final de semana inteiro para determinar a classificação da prova. Com isso, o vencedor soma 25 pontos, o segundo colocado 18 pontos e assim sucessivamente. Podem pontuar os 10 primeiros colocados em cada categoria.
Outra novidade é a pontuação por largada. Cada dupla que larga na etapa, independentemente do resultado que conquiste, já soma 5 pontos.
Ao vencedor de cada categoria da “power stage”, uma especial determinada pela organização de cada etapa, levará um ponto extra por prova.
A ordem de largada para 2023 voltou a ser tradicional, com os carros Rally 2 largando em primeiro, seguidos da Rally 4 e finalizando com a Rally 5.
As provas voltam a ser etapa única. Isso facilita a distribuição da quilometragem entre os dias de prova e o entendimento do público. Consequentemente a pontuação passa a a ser única para o fim de semana, seguindo o padrão FIA, com a seguinte entrega:
1º lugar: 25 pontos
2º lugar: 18 pontos
3º lugar: 15 pontos
4º lugar: 12 pontos
5º lugar: 10 pontos
6º lugar: 8 pontos
7º lugar: 6 pontos
8º lugar: 4 pontos
9º lugar: 2 pontos
10º lugar: 1 ponto
Como a prova passa a ser única, volta a existir o reingresso, que será realizado somente de um dia para o outro. O competidor que abandonar um dia de prova recebe o pior tempo da categoria + 5 minutos por especial não concluída. Esse tempo é somado ao seu tempo acumulado de prova e o mesmo segue na disputa da prova. Note que o mesmo vale para o competidor que abandonar no último dia de prova, desde que tenha completado o dia anterior.
Sobre as etapas
A temporada começou em Goiânia, com o Rally Internacional de Goiás. Segundo Luciano Fleck, diretor da Rally 7 – empresa promotora da etapa, a edição de 2023 foi mais que uma prova, um evento para entrar para história, pois além da competição propriamente dita, o Centro Cultura Oscar Niemayer, onde foi a base do rally, recebeu a competição e uma agenda repleta de shows regionais e nacionais com boa presença de público.
A segunda etapa será o tradicional Rally de Estação, de 27 a 30 de abril, com os trechos mais rápidos da temporada. A prova está em sua 21ª edição e segue como um dos eventos favoritos dos competidores, porém, segundo Leandro Rosa (Seco), presidente do Automóvel Clube de Estação, esse ano a prova conta com novos trechos, trazendo mais desafios para as equipes.
Na sequência vem o Erechim Rally Brasil, de 18 a 21 de maio, que vale também pelo Campeonato Sulamericano de Rally. O maior rally do Brasil promete mais uma edição repleta de desafios para competidores de diversos países.
Encerrando o primeiro semestre teremos o Rally Araucária, nos dias 29 e 30 de julho, com as especiais mais bonitas da temporada. A prova seguirá os mesmos moldes de 2022, mas sob nova direção, já que o Rallye & Pista Motor Clube está com nova diretoria.
Abrindo a segunda metade do campeonato vem o Rally do Condroz, em Vitória / ES nos dias 01 a 03 de setembro. A prova inédita ainda é uma incógnita para os competidores, pois nenhuma equipe correu qualquer etapa de rally na região, então será um desafio novo para todos.
Vinte dias depois a caravana segue para Rio Negrinho / SC, nos dias 23 e 24 de setembro, para um dos eventos de maior destaque dos últimos 4 anos. O Rally Rio Negrinho engajou toda a região de uma forma singular. Além de ótimas especiais, o evento também promove uma arrecadação sem precedente para a fundação hospitalar da cidade.
Na reta final do campeonato, outra prova que não fazia parte do brasileiro, mas em uma região que é velha conhecida de diversos competidores. O Rally do Rio será realizado nos dias 21 e 22 de outubro em Rezende / RJ. A cidade, que sediou diversas etapas de uma copa monomarca de rally entre 2006 e 2012, volta ao calendário com a promessa de diversificar ainda mais as praças do certame.
Fechando a temporada, o Rally de Severiano de Almeida / RS nos dias 18 e 19 de novembro. A prova, que é parte do campeonato gaúcho de rally e já fez parte do brasileiro, será a última etapa do BR de Rally a pedido dos próprios competidores, visto que as provas no Rio Grande do Sul são as que tem o maior grid do Brasil.
Calendário 2023
1ª etapa – 01-02/04 – Goiânia / GO
2ª etapa – 28-30/04 – Estação / RS
3ª etapa – 18-21/05 – Erechim / RS
4ª etapa – 29-30/07 – Araucária / PR
5ª etapa – 01-03/09 – Vitória / ES
6ª etapa – 23-24/09 – Rio Negrinho / SC
7ª etapa – 21-22/10 – Rezende / RJ
8ª etapa – 18-19/11 – Severiano de Almeida / RS
ABRA
Esta será a segunda temporada com a participação da ABRA – Associação Brasileira de Rally, que foi fundada pelos pilotos, navegadores e organizadores das provas com objetivo de centralizar informações e tornar o esporte mais acessível para o público.
E como o público é um dos pilares do planejamento da associação, o fã do esporte também pode fazer parte através do plano Sócio Torcedor da competição. Por meio de uma mensalidade de R$ 15,00, além de contribuir com o crescimento do esporte durante o ano os sócios torcedores terão acesso a um clube de vantagens com descontos e promoções de empresas parcerias do BR de Rally e oportunidades únicas, como acesso a área vip e voltas rápidas.
Mais informações no site oficial do campeonato www.brderally.com.br
Texto original: Imprensa BR de Rally
Fotos: www.brderally.com.br / Edson Castro / PrimeCom / divulgação
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