Card image
MotoGP
MotoGP: Bagnaia toma liderança no início e vence em Portugal

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/03/2023
  • Atualizado: 26/03/2023 às 10:54
  • Por: Leonardo Marson

Francesco Bagnaia venceu neste domingo (26) o Grande Prêmio de Portugal, corrida que abriu a temporada 2023 da MotoGP. O piloto da Ducati, vencedor da corrida sprint do sábado, tomou a liderança da prova principal do final de semana logo na terceira volta, e se manteve na ponta ao longo de todas as 25 voltas, e controlou a distância para os rivais para sair com a vitória.

Francesco Bagnaia
Bagnaia venceu neste domingo em Portimão. (Foto: MotoGP)

A segunda posição acabou nas mãos de Maverick Viñales, piloto da Aprilia que não conseguiu tentar um ataque sobre Bagnaia. O pódio foi completado por Marco Bezzecchi, piloto de uma Ducati da VR46, terceiro colocado. Johann Zarco, da Pramac Ducati, foi o quarto, sendo seguido por Álex Márquez, quinto com uma Ducati da Gresini.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Brad Binder, com uma KTM, terminou a corrida com a sexta posição, chegando à frente de Jack Miller, seu companheiro de equipe. Fabio Quartararo, em corrida discreta, foi apenas o oitavo com a Yamaha, enquanto Aleix Espargaró, da Aprilia, foi o nono. O grupo dos dez melhores foi completado por Álex Rins, piloto de uma Honda da LCR.

LEIA MAIS:

Fórmula E: Evans suporta pressão de Cassidy e vence o ePrix de São Paulo

A corrida ainda foi marcada por um acidente logo no início da prova. Marc Márquez tentou ultrapassar Jorge Martín na terceira volta, e os dois se tocaram. O piloto da Honda abalroou Miguel Oliveira, que batalhava pelo primeiro lugar com Bagnaia, derrubando o português, que precisou de atendimento médico. O espanhol da Honda também abandonou a disputa.

A MotoGP dá sequência a temporada 2023 já no próximo domingo (2), com a realização do Grande Prêmio da Argentina, corrida marcada para o circuito de Termas de Río Hondo.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Miguel Oliveira tomando a liderança da corrida logo nos metros iniciais, levando a melhor sobre Marc Márquez. Jorge Martín avançou para o segundo lugar, seguido por Francesco Bagnaia e pelo multicampeão da Honda. Maverick Viñales aparecia em quinto. Fabio Quartararo, vindo de trás, perdeu cinco posições e caiu para o 15º lugar.

Bagnaia tomou a segunda posição ao superar Martín, passando a atacar Oliveira, conseguindo a ultrapassagem no segundo giro. Na terceira volta, Márquez tocou com Martín e atingiu com força o português da RNF. Os dois caíram, com Oliveira ficando caído no chão por alguns instantes, enquanto o espanhol da Pramac seguiu na prova, despencando na classificação.

O atual campeão do mundo mantinha a liderança, mas agora seguido por Viñales, que começou a descontar a diferença com a Aprilia. Na sexta volta da prova, Marco Bezzecchi ultrapassou Jack Miller para tomar a terceira colocação. O australiano da KTM também perdeu a quarta posição para Álex Márquez na sétima volta da prova.

Bagnaia passou a ser pressionado por Viñales pela liderança da corrida, ainda que o espanhol não tivesse tentado uma ultrapassagem. Bezzecchi, por sua vez, se mantinha um segundo atrás dos ponteiros. Na 11ª volta, Fabio Di Giannantonio abandonou a disputa. Brad Binder, em sexto, passou a se aproximar de Miller, seu companheiro na KTM, a partir da volta 13.

O dono da Ducati número 1 começou a abrir vantagem sobre Viñales a partir da 14ª volta, alcançando sete décimos de frente. Mais atrás, Quartararo avançava lentamente, aparecendo em décimo no complemento da 15ª volta. Bagnaia, que chegou a ter mais de um segundo de frente, passou a ver o adversário da Aprilia cortar a diferença.

A prova chegou a volta 19 com o mesmo top-5 formado na sexta volta, mas com os pilotos cada vez mais próximos. Isso mudou no final do mesmo giro, quando Miller passou por Álex Márquez, que retomou a quarta posição na reta dos boxes, se valendo da potência da Ducati. Jorge Martín caiu no 20º giro, abandonando a disputa.

Na volta 21, Brad Binder entrou no top-5 ao superar Miller. Já Aleix Espargaró, em corrida discreta, passou por Johann Zarco para tomar a sétima posição. O sul-africano da KTM, por sua vez, passou a duelar com Álex Márquez. Na frente, Bagnaia voltou a abrir vantagem sobre Viñales, alcançando 1,3 segundos de frente. Luca Marino caiu e deixou a disputa.

Viñales voltou a descontar a distância para Bagnaia a partir da penúltima volta, mas ainda sem condições de buscar um ataque. Raúl Fernández, por sua vez, caiu e abandonou. Na volta final, Zarco se valeu de grande disputa para tomar o quarto lugar, enquanto Bagnaia seguiu para vencer, seguido por Viñales e Bezzecchi.

Deixe seu Comentário

Comentários