Nos últimos dias, tem se observado no automobilismo americano, mais especificamente na Nascar, uma movimentação de pilotos que passaram pela Fórmula 1 sendo anunciados para provas da categoria mais popular dos Estados Unidos. Kimi Räikkönen e Jenson Button disputarão no dia 26 de março a etapa de Austin, marcada para o Circuito das Américas.
Os dois, porém, não são os únicos pilotos que estiveram na F1 a correr etapas da Nascar. Se considerarmos apenas campeões do mundo, casos de Räikkönen e Button, a lista conta também com Jacques Villeneuve e Mario Andretti. Mas há mais pilotos que passaram pela categoria dos stock cars americanos e que correram no principal campeonato do esporte a motor do planeta.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Pensando nisso, RACING mostra pilotos que estiveram em pelo menos uma corrida da categoria americana, focando sempre na Cup Series, a principal divisão da Nascar.
LEIA MAIS:
Jenson Button disputará etapas da Nascar em circuitos mistos
NASCAR: Räikkönen retorna às pistas no Circuito das Américas
Hendrick define substitutos de Chase Elliott nas próximas etapas da Nascar
Nascar: Byron toma liderança na prorrogação e vence em Las Vegas
Kimi Räikkönen
Campeão do mundo em 2007, o “Ice Man” disputou provas na Truck Series e da Xfinity Series em 2011 no oval de Charlotte. A estreia na Cup, porém, se deu apenas em 2022, correndo pela Trackhouse. Em Watkins Glen, o finlandês fazia boa corrida até ser tocado e acertar o muro, abandonando a disputa e ficando com o 37º lugar na classificação.
Jacques Villeneuve
O canadense, campeão do mundo em 1997, estreou na Nascar em 2007 com um 21º lugar em Talladega. Desde então, Villeneuve fez outras quatro corridas, incluindo a Daytona 500 de 2022, mas jamais conseguiu um resultado melhor em relação ao de sua estreia. O piloto ainda correu em pistas como Phoenix, Indianápolis e Sonoma.
Mario Andretti
O americano foi campeão do mundo em 1978 e tem uma carreira de sucesso na Indy, onde foi campeão em 1984. Na Nascar, a carreira do patriarca da família Andretti bem mais curta, com apenas participações esporádicas, mas com um grande ponto alto: a vitória na Daytona 500 de 1967. Foi o único primeiro lugar em 12 corridas na categoria.
Dan Gurney
Piloto da F1 entre 1958 e 1970, Dan Gurney jamais disputou o campeonato completo da Nascar, mas tem um currículo repleto de vitórias. Em 16 corridas na atual categoria mais popular dos Estados Unidos, o piloto venceu em cinco oportunidades, todas elas obtidas no circuito de Riverside.
Juan Pablo Montoya
Sem dúvidas, o piloto que passou pela F1 com maior carreira da Nascar foi o colombiano. Montoya estreou em 2006 na categoria americana e permaneceu até 2014, quando deixou a categoria para retornar à Indy. Foram 255 largadas e apenas duas vitórias, obtidas em Sonoma, em 2007, e em Watkins Glen, em 2010.
Christian Fittipaldi
O primeiro brasileiro da lista é Christian Fittipaldi. O piloto, que passou por Minardi e Footwork na F1 além de correr na Indy, esteve na Nascar entre 2002 e 2003, ano em que fez 18 corridas, incluindo a Daytona 500. Seu melhor resultado foi o 24º lugar obtido em Pocono.
Scott Speed
Último americano a disputar temporadas completas na F1 antes de Logan Sargeant, Scott Speed esteve na Nascar entre 2008 e 2013, fazendo as temporadas completas de 2009 e 2010. Apesar disso, seu melhor resultado veio apenas no último ano na categoria, quando obteve a nona posição correndo em Talladega.
Nelsinho Piquet
Outro brasileiro na lista, o piloto que esteve na F1 em 2008 e 2009 chegou a vencer corridas na Truck Series e na Xfinity, onde correu temporadas completas. Na Cup Series, porém, Piquet correu apenas uma vez, em Watkins Glen na temporada de 2014, terminando com a 26ª colocação.
Daniil Kvyat
Piloto da F1 entre 2013 e 2020, o russo estreou na Nascar apenas no ano passado, fazendo três corridas pela Cup Series, nos circuitos mistos de Indianápolis e de Charlotte, e também em Watkins Glen. Correndo pela pequena Hazeberg, Kvyat não passou do 36º lugar em Indy e em Glen.
Innes Ireland
Vencedor do GP dos Estados Unidos de F1 em 1961, correndo em Watkins Glen, Ireland esteve na categoria máxima do esporte a motor mundial entre 1957 e 1969. Na Nascar, o piloto disputou apenas uma corrida: a Daytona 500 de 1967, terminando a prova com o 27º lugar.
Deixe seu Comentário