Sob os olhares da Fórmula 1, teve início neste fim de semana a temporada 2023 do Campeonato F3 FIA. O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, estreando na categoria, foi o grande nome do fim de semana. Ele venceu a corrida principal da rodada, disputada no domingo, e já abre a competição com 26 pontos conquistados. As disputas aconteceram no Autódromo Internacional do Bahrein, no Oriente Médio, mesmo circuito onde aconteceu a prova da F1, pouco antes da largada da categoria principal.
O fim de semana de corrida teve início na manhã de sexta-feira com a sessão de treinos livres. Nesta única oportunidade de preparação do carro, Bortoleto foi o mais veloz da pista e seguiu confiante para a tomada de tempos. Na sessão classificatória, que definiu o grid de largada para a corrida de domingo, Gabriel estabeleceu o tempo de 1m47s112 e garantiu a segunda posição com uma diferença de 5 centésimos para o pole-position.
A primeira corrida do fim de semana – Sprint Race – foi disputada no sábado. A definição do grid de largada desta prova é definida pela inversão das 12 primeiras posições da tomada de tempos. Desta forma, Gabriel partiu do 11º lugar, abrindo a sexta fila. Em uma prova complexa, em que o piloto brasileiro teve inclusive um toque com outro concorrente, ele concluiu a prova na 19ª posição.
Vitória brasileira e festa no pódio
A corrida principal do fim de semana teve vez na manhã de domingo. Bortoleto posicionou seu carro na primeira fila do grid e, após excelente largada, pulou para a ponta antes mesmo da primeira curva. Aproveitando-se do bom rendimento de seu carro, o brasileiro impôs um ritmo muito forte e, com cinco voltas completadas, já estava há mais de 3s de vantagem para o restante do pelotão. Acontece, porém, que a entrada de um Safety-car realinhou os competidores.
Na relargada, novamente muito bem, Bortoleto manteve-se na ponta, muito pressionado por Gabriele Mini, que vinha em 2º lugar. Nesse momento, porém, a organização informou uma penalização de 5s para Mini. Assim, Gabriel abriu passagem para o concorrente e, administrando a degradação dos pneus, seguiu tranquilo na segunda posição de pista, sabendo que, de fato, era o líder. Na penúltima volta, novamente, o Safety-Car foi acionado e, sem tempo para que a organização pudesse resolver o problema na pista, a bandeira quadriculada foi flamulada com os carros atrás do Safety-Car.
Comemorando muito junto com Fernando Alonso, que é manager da carreira de Bortoleto (o espanhol piloto da Aston Martin na F1 também teve ótima performance na F1 no Bahrein, conquistando um 3º lugar), o brasileiro subiu ao degrau mais alto do pódio na sua vitória na estreia pela F3 FIA ao som do Hino Nacional Brasileiro.
“Estou muito feliz com minha vitória logo na estreia da F3 FIA. Nosso carro se mostrou muito bom desde a pós-temporada do ano passado. Estive muito bem também na pré-temporada e, neste fim de semana, desde a hora que entramos na pista, estive super bem. Agradeço demais à minha equipe, meus patrocinadores e minha família. Não vou me acomodar e continuaremos trabalhando para nos manter em altíssimo nível no restante da temporada”, comemorou o piloto brasileiro.
A Fórmula 3 volta a correr entre os dias 31 de março e 2 de abril, no circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália.
Texto Base: Comunicação KTF Sports / Flávio Quick / divulgação
Fotos: divulgação
Deixe seu Comentário