Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen se destaca e conquista pole do GP do Bahrein

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/03/2023
  • Atualizado: 04/03/2023 às 13:26
  • Por: Ana Oliveira

Max Verstappen conquistou, neste sábado (4), a pole position para o GP do Bahrein da Fórmula 1. O piloto da Red Bull começou a mostrar velocidade nos primeiros momentos do classificatório, concretizando o melhor tempo no Q3, quando conseguiu 1m29s708 em sua última tentativa.

Verstapppen garantiu primeira pole do ano (Foto: Red Bull Content Pooç)

A primeira fila da prova que abre o ano da F1 ficará com a equipe austríaca, já que Sergio Pérez garantiu o segundo melhor tempo, sendo 0s138 mais lento que Verstappen. Charles Leclerc larga em terceiro. Ele conseguiu 1m30s000 com seu carro da Ferrari. Carlos Sainz completa a segunda fila com o SF23. Já Fernando Alonso, grande destaque dos treinos, conseguiu o quinto lugar com a Aston Martin.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

George Russell garantiu o sexto melhor tempo para a Mercedes, enquanto Lewis Hamilton foi o sétimo mais rápido. Lance Stroll vai largar na oitava posição com o segundo carro da Aston Martin. Esteban Ocon levou a Alpine para a nona colocação. Já o décimo lugar ficou com Nico Hulkenberg, que faz sua primeira corrida pela Haas.

LEIA MAIS:
F1: Alonso bate Verstappen e lidera terceiro treino no Bahrein
Stroll insiste estar bem para participar do GP do Bahrein
Leclerc admite que Ferrari está sem ritmo para pole no Bahrein

O Grande Prêmio do Bahrein, que abre a temporada 2023 da Fórmula 1, acontece neste domingo, às 12h00. A Band transmite ao vivo na TV Aberta. Veja como foi a classificação:

Q1

A pista foi liberada exatamente às 12h00, sendo já noite no Bahrein. A AlphaTauri foi a primeira a colocar seus dois pilotos em pista para algumas voltas de reconhecimento. Em seguida foi a vez da Ferrari.

Charles Leclerc foi um dos primeiros a tentar abrir volta rápida, com pneus médios. Ele desistiu após uma pequena parte da frente de seu carro sair. Carlos Sainz, seu companheiro de equipe, conseguiu 1m32s408, ficando atrás somente de Yuki Tsunoda, que foi 0s276 mais rápido. Porém, Sainz teve seu tempo deletado.

A bandeira vermelha foi acionada faltando 13 minutos para o fim da sessão, para que os detritos da SF23 de Leclerc fossem retirados da pista. O Q1 foi retomado com menos de cinco minutos de pausa.

Com 10 minutos para o fim, os pilotos começaram a realizar voltas rápidas em sequência, se revezando na liderança. Os destaques ficaram com Aston Martin, Ferrari e Red Bull, com George Russell também tendo um breve momento no topo com a Mercedes.

Os pilotos retornaram aos boxes, com Sainz liderando a sessão com 1m30s993. Russell e Leclerc completavam o top-3, enquanto Nico Hulkenberg, Lando Norris, Oscar Piastri, Logan Sargeant e Lance Stroll se encontravam na zona de eliminação.

Nos três minutos finais, os carros voltaram para a pista. Alexander Albon foi o primeiro a melhorar seu tempo, saindo da 13ª posição para a sexta. Stroll veio logo depois, subindo para quinto.

Ao final do Q1, ficaram de fora: Logan Sargeant (Williams), Kevin Magnussen (Haas), Oscar Piastri (McLaren), Nyck De Vries (AlphaTauri) e Pierre Gasly (Alpine).

Q2

Novamente, os primeiros minutos contaram com bastante movimentação na pista, mas ainda sem voltas rápidas. Quando os pilotos começaram a acelerar, Aston Martin e Mercedes se destacaram.

Porém, Max Verstappen logo assumiu a ponta com 1m30s503, seguido por Sergio Pérez, que foi 0s243 mais lento. Em seguida, a maioria dos carros acabou voltando para os boxes antes da última tentativa.

Os carros voltaram com potência máxima. Charles Leclerc, que parecia estar sendo eliminado, conseguiu assumiu a liderança com 1m30s282. Verstappen e Russell completaram o top-3.

Os eliminados no Q2 foram: Lando Norris (McLaren), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Alexander Albon (Williams).

Q3

Em sua primeira volta rápida, Verstappen conseguiu assumir a ponta com 1m29a897. Leclerc até tentou derrubar o tempo do bicampeão da Red Bull, mas conseguiu apenas 1m30s000. Enquanto isso, mais carros vinham para a pista. As Mercedes não conseguiram uma boa volta.

Leclerc desceu do carro com pouco mais de dois minutos, após sua tentativa de pole position. Já Sainz continuou na pista para mais uma tentativa junto de Verstappen e Pérez, únicos pilotos ainda no páreo.

Verstappen conseguiu melhorar para 1m29s708, conquistando a primeira pole do ano para a Red Bull, com Pérez logo atrás apenas 0s138 mais lento.

Deixe seu Comentário

Comentários