Card image
Fórmula 1
Morre Slim Borgudd, ex-piloto da F1 e baterista do ABBA

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/02/2023
  • Atualizado: 24/02/2023 às 20:44
  • Por: Willian Teixeira

Morreu na última quinta-feira (23) Slim Borgudd, ex-piloto de Fórmula 1 e baterista da banda ABBA. O sueco tinha 76 anos, morava em Coventry, na Inglaterra, e sofria de Alzheimer.

Borgudd iniciou sua trajetória no esporte à motor nos anos 1960, mas começou a conquistar resultados mais expressivos na década seguinte, levando o vice-campeonato do Campeonato Sueco de Carros de Turismo e o título escandinavo da Fórmula Ford, nos anos de 1972 e 1973.

Em sua carreira musical, Slim Borgudd participou de grupos como Lea Riders Group, Made In Sweden e Solar Plexus. Quando entrou no ABBA, chegou a contar com o apoio de sua banda em sua passagem pela ATS na Fórmula 1.

Sua participação na Fórmula 1 durou entre 1981 e 1982, com 10 corridas disputadas. O seu melhor resultado foi obtido em sua segunda prova pela equipe ATS, um sexto lugar no GP da Inglaterra de 1981 – vale lembrar que naquele período apenas os seis primeiros colocados pontuavam nas corridas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

No ano de 1982 o piloto-baterista tentou a sorte na equipe Tyrrell, que não vivia um bom momento na Fórmula 1. Apesar de conquistar um sétimo lugar no GP do Brasil daquele ano, disputado em Jacarepaguá, ele logo foi substituído pelo britânico Brian Henton.

LEIA MAIS:
Zhou coloca pneus macios e lidera sexta-feira de testes da F1
F1: Drugovich volta a testar carro da Aston Martin neste sábado
F1: Sainz comanda manhã de segundo dia de testes no Bahrein

Após deixar a Fórmula 1, Borgudd disputou em duas oportunidades o GP de Macau da Fórmula 3, em 1984 e 1985. Ele também competiu em algumas provas da Fórmula 3.000 (atual Fórmula 2) e chegou a se inscrever nas 24 Horas de Le Mans.

No Turismo, o sueco disputou provas do tradicional BTCC e foi campeão da Classe 2 do Campeonato Nórdico de Carros de Turismo em 1994. Ele também foi vencedor do Campeonato Europeu de Caminhões em 1995. Sua última prova foi em 2010, aos 63 anos, pela Scirocco R-Cup, categoria monomarca disputada com o modelo da Volkswagen na Alemanha.

Borgudd tinha Mal de Alzheimer, com a doença diagnosticada em 2022, e seu estado de saúde foi se degradando ao longo dos últimos anos.

Deixe seu Comentário

Comentários