Card image
Fórmula 1
FIA detalha punições para quem não seguir regras sobre declarações políticas

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/02/2023
  • Atualizado: 20/02/2023 às 15:58
  • Por: Leonardo Marson

Voltas excluídas, perda de posições no grid de largada, drive-through, stop and go e exclusão de treinos ou corridas. Essas são algumas das punições que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pretende aplicar sobre pilotos que se manifestarem sobre política ou religião sem autorização prévia da entidade máxima do automobilismo em competições sob sua chancela, incluindo a Fórmula 1.

FIA
Foto: FIA

A FIA incluiu no regulamento para 2023 o artigo 12.2.1 no Código Esportivo Internacional (ISC, na sigla em inglês) a exigência da permissão prévia para manifestações sobre estes assuntos. Uma nota de orientação foi passada às equipes declarando que “os comissários podem impor qualquer uma das penalidades listadas sob o artigo 12.4.1 do ISC”, em caso de infração.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Ao todo, são 15 tipos de punição neste caso, sendo 11 delas no campo desportivo. Entre as penalizações estão exclusão de corridas ou classificações, perda de tempos de volta, perda de posições no grid de largada, além de impor que um piloto inicie uma corrida dos boxes. Acréscimo de tempo, stop and go, drive-through também estão entre as punições.

LEIA MAIS:

Stroll sofre acidente de bicicleta e está fora dos testes da F1
Honda admite retorno incerto à F1 como fornecedora de motores
Saiba onde ver na TV e no streaming os testes de pré-temporada da F1
Aston Martin “empresta” Drugovich e Vandoorne para a McLaren
BandSports exibe testes de pré-temporada da F1 pelo segundo ano seguido

Considerando punições administrativas, que não incluem penas que prejudicam pilotos durante corridas, estão na lista advertência, reprimenda, multa e a obrigação de se realizar trabalhos de interesse público, ainda que estes trabalhos não tenham sido definidos.

Alguns pilotos, como Lewis Hamilton, indicaram que seguirão falando sobre temas sensíveis para a sociedade. “Seria uma bobagem dizer que eu gostaria de perder pontos por falar sobre essas coisas, mas eu ainda vou falar o que eu penso. Nós temos esta plataforma, e ainda temos muitas coisas para enfrentar”, comentou o heptacampeão, durante a apresentação do Mercedes W14.

A temporada 2023 da Fórmula 1 será aberta no dia 5 de março, com a disputa do Grande Prêmio do Bahrein, no circuito de Sakhir.

Penalizações
– adevertências
– reprimendas
– multas
– obrigação de cumprir serviços de interesse público
– proibição ou exclusão de tempos em uma corrida, classificação ou treinos
– perda de posições no grid
– obrigação de um piloto largar dos boxes
– punição de tempo na corrida
– punição de voltas
– perda de posições na classificação da competição
– drive-through
– stop and go
– desclassificação
– suspensão
– exclusão

Deixe seu Comentário

Comentários