Nos últimos dias, e principalmente na próxima semana, você verá aqui em RACING e em outros sites especializados em esporte a motor os lançamentos dos carros. E, como ocorre com veículos de rua, cada time dá um nome para o veículo da temporada, quase sempre usando siglas que podem não ser entendidas pelo público.
Nas dez equipes, há combinações de letras e números. Algumas siglas são quase autoexplicativas, se tornando uma abreviação do nome do time para nomear o carro, mas há citações a períodos das equipes ou das fabricantes de carros em questão, homenagens à esposa e inclusive espaço para pequenas piadas.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Para mostrar isso, RACING explica um a um o significado de cada um dos nomes dos dez carros para a temporada 2023 da Fórmula 1. Sem perder tempo, vamos a eles:
LEIA MAIS:
Audi revela meta para andar no pelotão da frente da F1
Presidente da FIA se afasta de comando de operações da F1
F1: Albon critica medida da FIA que restringe manifestações de pilotos
F1: Ferrari revela nome do carro para a temporada de 2023
Alfa Romeo apresenta o C43, carro para a temporada 2023 da F1
Haas – VF-23
A Haas foi a primeira equipe a apresentar seu carro nesta temporada, o VF-23. O nome vem da indústria de automação de Gene Haas. VF-1 era a sigla de “vertical first one”, nome de um centro de usinagem vertical.
Red Bull – RB19
Aqui está um dos nomes mais sem criatividade da temporada. O RB significa Red Bull, enquanto o 19 representa o 19º carro produzido pela equipe desde a chegada dos austríacos à Fórmula 1.
Williams – FW45
A Williams segue nomeando seus carros com as letras FW, que fazem referência a Frank Williams, fundador da equipe. Já o 45 do nome significa o 45º carro da equipe na categoria máxima do esporte a motor mundial.
Alfa Romeo – C43
A Alfa Romeo está na Fórmula 1 graças a um acordo comercial com a Sauber, que é quem opera a equipe de fato. E o time fundado por Peter Sauber sempre usa a letra C na nomenclatura do carro significa “Christiane”, nome da esposa de Peter. O 43 significa o 43º veículo produzido pela equipe no esporte a motor, onde está desde 1993.
AlphaTauri – AT04
Se a Red Bull deu o nome de seu 19º carro de F1 de “RB19”, na AlphaTauri a lógica seguida foi a mesma. O quarto carro (ou 04) do time de Faenza tem nas letras AT o significado de… AlphaTauri.
Aston Martin – AMR23
A Aston Martin segue uma lógica bastante parecida com a de Red Bull e AlphaTauri, mas com algumas diferenças. O AMR significa Aston Martin Racing, enquanto o 23 faz alusão ao ano de 2023.
McLaren – MCL60
Sim, o MCL da sigla que dá nome ao carro significa McLaren. A diferença neste caso está no número 60, que representa o aniversário de 60 anos do grupo McLaren, que além de ser uma equipe de automobilismo, também é uma fabricante de carros de luxo
Ferrari – SF23
Mais tradicional equipe da Fórmula 1, a Ferrari é mais uma equipe que tem um significado simples para seu nome de carro. O “SF” vem de Scuderia Ferrari, enquanto o 23 representa o ano em que o modelo foi produzido.
Mercedes – W14
Talvez o mais simples dos nomes de carros da Fórmula 1 venha da Mercedes. O W da sigla significa “wagen”, que em alemão significa “carro”. Já o 14 indica que este é o 14º carro do time na categoria máxima do esporte a motor mundial.
Alpine – A523
O nome da Alpine talvez seja o mais difícil de explicar. Na década de 1970, a Renault encomendou à sua divisão esportiva um carro de testes para testar um motor turbo, seu primeiro produzido. Veio daí o A500. Apesar disso, a estreia na F1 veio quando a divisão passou a se chamar “Renault Sport”. O nome Alpine só chegou à categoria em 2021. Assim, o “A” vem de Alpine, o “5” faz referência ao antigo A500, e o “23” representa o ano de 2023.
Deixe seu Comentário