Card image
Fórmula 1
Alpine surgiu na F1 como Toleman e foi campeã com Alonso

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/01/2023
  • Atualizado: 30/01/2023 às 11:08
  • Por: Ana Oliveira

A história da Alpine se inicia nos anos 1980, como Toleman. Antes de se tornar a equipe atual do grid, o time mudou por algumas vezes ao longo da história na Fórmula 1. Confira o DNA da Alpine.

(Foto: Alpine)

Em 1981 a Toleman é criada por Ted Toleman. Em seus primeiros dois anos, não conseguiu se classificar para o campeonato mundial e 1983 não foi um bom ano, mas a situação mudaria em 1984 com a entrada de um jovem brasileiro de 24 anos, Ayrton Senna da Silva. Naquele ano, a Toleman finalizou o campeonato em 7° lugar e ainda ficaria imortalizada por revelar um dos maiores piloto da F1.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Em 1985 a equipe voltou a decair e acabou sendo comprada pelo grupo Benetton. A trajetória foi de sucesso, com a equipe finalizando constantemente no top-5 até a conquista de seu primeiro campeonato de pilotos em 1994, com Michael Schumacher. No ano seguinte, o alemão conquistou o bicampeonato, e a Benetton foi campeã dos construtores.

LEIA MAIS:

Atual força da F1, Red Bull surgiu como Stewart e já foi time de fábrica
F1: Mercedes já foi Tyrrell e conquistou título como Brawn GP

Outros grandes nomes passaram pela equipe: Nelson Piquet, Jenson Button e Gerhard Berger. A equipe se manteve constante no top-3 até 1997, quando começou a oscilar para o meio da tabela dos construtores. O fim chega em 2001, quando a Renault passa a assumir a equipe.

O time francês manteve os números constantes que a Benetton obtia. Os bons resultados levaram até o bicampeonato de pilotos e construtores com Fernando Alonso (2005 e 2006). A equipe se manteve, mas acabou passando por uma crise após uma manipulação de resultados. Em 2012, a equipe passou a se chamar Lotus.

Com grande história na F1, esperava-se que a Lotus se consagrasse. Porém, os resultados não foram excelentes, sendo o 4° lugar o máximo que a equipe conseguiu antes de voltar a se chamar Renault em 2016.

A nova era da Renault também não empolgou. A equipe prometia voltar aos tempos de ouro, mas nunca passou do 4° lugar. Em 2021, o time passou por uma reestruturação, passando a se chamar Alpine.

Atualmente, a Alpine vem mostrando bons desempenhos, mas ainda sonha em se juntar aos grandes para tentar competir pelo título. Em 2023, Pierre Gasly e Esteban Ocon lideram a equipe em busca desse objetivo.

Deixe seu Comentário

Comentários