Card image
Notícias
Van Beveren vence especial nas motos e Howes toma liderança do Dakar

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/01/2023
  • Atualizado: 05/01/2023 às 14:54
  • Por: Leonardo Marson

Adrien van Beveren venceu a quinta especial da 45ª edição do Rally Dakar, disputada com largada e chegada na cidade de Ha’Il, na Arábia Saudita, na manhã desta quinta-feira (5). Correndo com uma Honda, o francês completou os 373 quilômetros da etapa em 4h27min28s, garantindo a vitória no deserto localizado no Oriente Médio.

Adrien van Beveren
Van Beveren venceu pela primeira vez uma especial neste Dakar. (Foto: F Gooden)

A segunda posição ficou com José Ignácio Cornejo Florimo, que, também com uma Honda, foi 13 segundos mais lento em relação a Van Beveren. Toby Price, da KTM, fechou o dia com a terceira colocação, sendo seguido por Mason Klein, também piloto do time da fabricante austríaca. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Skyler Howes, com uma Husqvarna.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Matthias Walkner, correndo com uma KTM, completou a especial com o sexto melhor tempo do dia, ficando logo à frente de Pablo Quintanilla, mais um piloto da Honda na prova. Kevin Benavides, da KTM, foi o oitavo, sendo seguido por dois pilotos que defendem a Sherco: Lorenzo Santolino e Rui Gonçalves, nono e décimo colocados.

LEIA MAIS:

Barreda Bort vence especial, e Sanders vira líder do Dakar nas motos
Dakar: Sanders vence especial nas motos. Brabec abandona
Dakar: Mason Klein vence segunda especial e toma liderança na motos
Ricky Brabec vence primeira especial do Dakar nas motos
Toby Price é o mais rápido do prólogo do Dakar nas motos

Quem teve um dia difícil foi o espanhol Joan Barreda Bort. O espanhol, que compete com uma Honda, sofreu uma queda logo no quilômetro 20 da especial, e precisou da ajuda de outros competidores, entre eles Quintanilla, Howes e Price. Os três tiveram o tempo perdido no auxílio ao concorrente descontado ao final da especial, enquanto Barreda Bort ficou com o 14º tempo.

Outro que não teve a melhor especial foi Daniel Sanders. O piloto australiano da GasGas entrou na quinta especial na liderança do Dakar, mas foi apenas o 21º colocado do dia, terminando 26min56s atrás do vencedor, caindo na classificação geral da prova.

Após cinco especiais, quem lidera o Dakar nas motos é Howes, que soma 23h16min37s acumulados. Price é o segundo, distante 2min07s do líder. Benavides aparece na terceira colocação, sendo seguido por Klein. Van Beveren avançou para a quinta posição, enquanto Barreda Bort é o sexto. Sanders, por sua vez, caiu para o oitavo lugar.

Argentino vence especial nos quadriciclos

Francisco Moreno López venceu a especial entre os competidores dos quadriciclos. Nesta quinta-feira, o piloto completou os 373 quilômetros em 5h49min21s, ficando com a vitória. Pablo Copetti, chileno que corre sob bandeira americana, foi o segundo, 53 segundos atrás do vencedor, enquanto Marcelo Medeiros, único brasileiro da prova, foi o terceiro.

Líder do Dakar, Alexandre Giroud completou o dia com a quarta colocação, com um atraso de 7min16s em relação a Moreno López. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Juraj Varga, piloto da Eslováquia. Já Manuel Andujar, principal oponente de Giroud nesta edição, terminou a especial com o sétimo melhor tempo do dia.

Após cinco especiais, Giroud segue na liderança do Dakar, agora com 28h46min12s, marca 39min48s melhor em relação a Moreno López, novo segundo colocado da prova. Laisvydas Kancius avançou para o terceiro lugar, sendo seguido por Copetti e Andujar. Medeiros, que teve problemas em duas especiais, aparece em 15º.

O Dakaer segue nesta sexta-feira (6), quando a caravana deixa Ha’Il e segue em direção a Al Duwadimi. Serão 467 quilômetros de especial e 877 quilômetros totais.

Deixe seu Comentário

Comentários