Card image
Fórmula 1
De Palou a Sargeant: relembre contratações e polêmicas de 2022

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/12/2022
  • Atualizado: 22/12/2022 às 16:13
  • Por: Ana Oliveira

As contratações no mundo do automobilismo costumam seguir um padrão: o anúncio é feito pela equipe, o piloto anuncia que está feliz nas redes sociais e, dependendo da categoria, sempre há um post com a legenda “breaking news” informando sobre o novo contrato. Mas esse padrão foi quebrado em 2022.

Alex Palou
Anúncio de Palou na Indy deu início às confusões de contrato em 2022 (Foto: McLaren)

Tudo começou na Indy, com o anúncio de que Alex Palou faria mais uma temporada com a Chip Ganassi, equipe pela qual foi campeão em 2021. Não deu nem tempo de digerir a notícia: um sincero Palou foi às redes e confirmou que não havia renovado nada.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

A cereja do bolo veio logo depois, quando a McLaren confirmou Palou como integrante da equipe, mas sem definir em qual categoria. E assim começaram os rumores não só de que Palou poderia ir para a Fórmula 1, mas também de que Daniel Ricciardo estava de saída. O resultado desse primeiro acontecimento: um processo na justiça e Palou confirmado na Ganassi, mas também como piloto de teste da McLaren.

LEIA MAIS:
Vettel deixa F1 com disputa equilibrada com Stroll na Aston Martin em 2022
Hamilton diz que “parecia que tinha um fantasma” no W13
Ferrari revela data de lançamento de carro para temporada 2023 da F1

Tudo parecia calmo até 28 de julho, quando Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria. Foi então que um efeito dominó teve início na F1: inesperadamente, Fernando Alonso anunciou que estava deixando a Alpine e assumiria a vaga de Vettel na Aston Martin.

E quem substituiria Alonso? A Alpine foi rápida em responder essa questão. Oscar Piastri, piloto da academia e campeão da Fórmula 2 em 2021. Porém, após o anúncio, Piastri não apareceu nas redes sociais como de costume. Horas depois veio a notícia: Piastri nem estava sabendo que seria piloto da Alpine.

E a situação se repetiu: a Alpine foi resolver nos meios legais, enquanto os principais rumores diziam que Piastri estava negociando com a McLaren para o lugar de Daniel Ricciardo. Em meio a tantos rumores, Ricciardo foi às redes e declarou que não estava deixando a equipe.

Novamente, alguém esqueceu de avisar o piloto: em 24 de agosto, a McLaren anunciou que não continuaria o contrato com o australiano. E, após uma longa espera e decisão do Conselho de Contratos da FIA, Oscar Piastri foi finalmente anunciado para ser companheiro de Lando Norris.

Algum tempo depois, a Alpine anunciaria Pierre Gasly para o lugar de Alonso e a AlphaTauri confirmaria Nyck De Vries, mas não sem antes enfrentar uma briga com a FIA para contratar Colton Herta, jovem estrela da Indy.

Estava tudo certo para Herta trocar os Estados Unidos pela Europa quando a FIA levantou uma bandeira vermelha: Herta não tinha os pontos necessários para a superlicença. Os representantes da AlphaTauri até tentaram e tiveram apoio de outras equipes, mas a Federação negou complementar os pontos. Assim, De Vries foi a opção.

Por fim, uma situação parecida, igualmente tensa, mas mais fácil de resolver foi a de Logan Sargeant. O jovem foi “colocado na parede” pela Williams, que afirmou que contrataria o estadunidense se ele conseguisse os pontos da superlicença que faltavam para competir na F1.

Sargeant passou a participar de treinos livres, incluindo um no Brasil, para garantir a pontuação. Porém, chegou na última etapa da Fórmula 2, em Abu Dhabi, ainda precisando terminar o campeonato no top-6 para obter a pontuação necessária. Apesar da pressão, deu certo. Sargeant garantiu sua vaga na Williams em 2023.

Com o grid já confirmado, a Fórmula 1 segue com movimentações nas equipes e as preparações para o lançamento dos carros da temporada 2023.

Deixe seu Comentário

Comentários