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O que esperam os finalistas da Stock Car em Interlagos

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  • Publicado: 11/12/2022
  • Atualizado: 11/12/2022 às 13:28
  • Por: Leonardo Marson

Um “garoto” de 19 anos roubou a cena na quente tarde deste sábado (10) em Interlagos. Felipe Baptista, em seu ano de estreia na Stock Car, cravou a pole position para a etapa final da temporada 2022, desbancando os quatro pilotos postulantes ao título. O piloto da KTF Sports marcou 1min40s617 e forma atrás de si uma fila com três dos pilotos que têm chance de título neste domingo (11): Matías Rossi sai em segundo com Daniel Serra em terceiro e o líder Rubens Barrichello em quarto. Atual campeão e também com chances, Gabriel Casagrande parte do oitavo lugar.

Stock Car
Foto: Luiz França

Com temperatura ambiente de 32 graus e 56ºC no asfalto, os pilotos tiveram dificuldades com os níveis de aderência do circuito, que baixam drasticamente quando a pista fica muito quente, como foi hoje. Ainda assim, foi uma sessão bastante equilibrada. Na primeira fase da classificação, por exemplo, 27 dos 32 pilotos do grid estiveram separados por menos de um segundo.

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Na busca pelo título de 2022, um bom equilíbrio do carro é fundamental e pilotos e engenheiros buscam especialmente bons índices em frenagem e tração. Frenagem para parar o carro ao final das duas longas retas do autódromo; tração para sair com bastante força e ganhar velocidade rapidamente na saída das curvas mais lentas, especialmente no miolo do circuito.

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O que dizem os finalistas – São quatro os pilotos que podem conquistar o título de 2022 da Stock Car neste domingo (11). Rubens Barrichello busca o bicampeonato. O campeão de 2014 larga da quarta posição. Daniel Serra sai em terceiro e busca o tetracampeonato (venceu em 2017, 2018 e 2019). Em oitavo sai o atual campeão Gabriel Casagrande, também buscando o bi, enquanto o argentino Matías Rossi quer ser o primeiro estrangeiro campeão da Stock Car. Em quarto na tabela, ele larga da segunda posição.

Rubens Barrichello, Full Time Sports, 1º colocado, 298 pontos: “A gente está trabalhando para deixar o carro em ordem, porque a hora que valer esperamos estar competitivos, brigando lá na frente com os adversários, que já demonstraram que estão bem rápidos. Largar próximo deles é muito bom e a previsão é de muito calor. Então o pessoal vai ter que suar”.

Daniel Serra, Eurofarma-RC, 2º colocado, 290 pontos: “Acho que foi bom dentro do possível. Estamos na frente do Rubinho, perto do Matías, mais à frente do Gabriel. Estamos animados. Todo mundo está muito próximo e ver o que acontece”.

Gabriel Casagrande, A.Mattheis-Vogel, 3º colocado, 288 pontos: “Vai ser difícil, principalmente porque sou o último dos quatro que estão na briga pelo título (no grid). Nada está perdido. Vamos para cima e temos duas corridas para descontar essa diferença para os líderes”.

Matías Rossi, A.Mattheis-Vogel, 4º colocado, 268 pontos: “Expectativa grande. Uma boa classificação com a primeira fila e o segundo lugar. Estou feliz. A equipe fez um trabalho fantástico. A pole escapou por muito pouco. Era minha até a última fila. Ficou um sabor amargo, mas ainda assim feliz pelo que fizemos no sábado. Vamos em frente, temos chances de conquistarmos muitos pontos amanhã e é isso que nós vamos buscar: somar a máxima quantidade possível e ver o que acontece com os outros pilotos”.

Uma pista exigente – Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube, Motorsport.TV e outras plataformas digitais. A largada da primeira corrida acontece às 14h15 e a da segunda, às 14h55.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“A temperatura alta fazia a gente perder aderência, e por isso cometi um erro na minha primeira volta rápida no Q3, mas depois consegui acertar, e isso foi a chave para fazer a pole. Fiquei feliz de ter acertado. A pista estava difícil, muito quente e vamos para cima amanhã”.
(Felipe Baptista, KTF Racing, Chevrolet Cruze, #121) – Pole Position

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