Card image
Fórmula 1
Mercedes domina e Hamilton lidera primeiro treino da F1 em Abu Dhabi

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/11/2022
  • Atualizado: 18/11/2022 às 8:07
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2022 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (18) no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, o piloto da Mercedes registrou na melhor das suas voltas 1min26s633, usando pneus macios, liderando o treinamento.

Lewis Hamilton
Foto: Mercedes

A segunda posição ficou com George Russell, que acabou o treinamento distante 0s220 do tempo obtido por Hamilton, seu companheiro de Mercedes. Charles Leclerc, com um equipamento da Ferrari, foi o terceiro mais veloz, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. Liam Lawson, que ocupou o lugar de Max Verstappen neste treino, foi o quinto melhor.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Sebastian Vettel, que faz sua despedida da F1 neste final de semana, colocou a Aston Martin na sexta posição, sendo seguido por Robert Shwartzman, sétimo com a Ferrari. Daniel Ricciardo, outro que está deixando o grid, foi o oitavo com a McLaren, enquanto Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e Alexander Albon, da Williams, completaram o top-10.

LEIA MAIS:
Pérez nega que batida em Mônaco tenha sido proposital
Haas anuncia Hulkenberg e fecha dupla para 2023

O treinamento contou com a participação de dois brasileiros. Pietro Fittipaldi chegou a se colocar brevemente entre os cinco melhores, e terminou a sessão com o 17º tempo com a Haas. Já Felipe Drugovich teve seu primeiro contato com o carro deste ano da Aston Martin, fechando o ensaio com o 20º tempo em Yas Marina.

A partir das 10h será realizada a segunda sessão de treinos livres no circuito de Yas Marina, com exibição ao vivo do BandSports. O Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 será disputado neste domingo (20), a partir das 10h, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres em Yas Marina começou com temperatura ambiente em 33°C e umidade do ar em apenas 28%. O asfalto estava em 46°C. Logo que os boxes foram abertos, Felipe Drugovich partiu para a pista pela primeira vez em uma atividade oficial da Fórmula 1, sendo seguido por Sebastian Vettel, seu companheiro de Aston Martin.

Ainda nos minutos iniciais do treinamento, a McLaren de Pato O’Ward apresentou problemas, e o mexicano retornou aos boxes lentamente. O primeiro a ter tempo aferido foi George Russell, que marcou 1min30s832 com a Mercedes equipada com pneus duros. Pouco depois, Esteban Ocon tomou a liderança, sendo batido na sequência por Sergio Pérez, com 1mi28s926.

Com oito minutos de treino, Charles Leclerc se colocou na primeira posição com 1min28s724, também usando pneus macios, enquanto Liam Lawson, andando com a Red Bull de Max Verstappen, avançou para a segunda posição, apenas 0s086 distante do tempo do monegasco usando pneus duros. Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, ocupava a quarta posição com uma volta de pneus médios.

Pérez partiu para uma segunda volta rápida e capitalizou o melhor tempo ao marcar 1min28s159, enquanto Alexander Albon colocou a Williams no terceiro posto. Enquanto Drugovich não tinha tempo aferido, Pietro Fittipaldi, com o carro da Haas, aparecia na 13ª colocação. No fechamento do primeiro quarto do treino, Leclerc retomou a liderança do treinamento, agora com 1min27s917.

Outro piloto reserva na sessão, Jack Doohan colocou a Alpine na nona colocação, ainda que 1s402 mais lento em relação a melhor marca. Russell, ainda com os pneus duros, avançou para o sétimo lugar com a Mercedes, enquanto O’Ward retornou à pista após a McLaren resolver os problemas no carro, marcando o 18º tempo.

Drugovich fez sua primeira volta rápida com 25 minutos de treinamento, marcando o 19º tempo com 1min31s390. Já Lewis Hamilton, com a Mercedes equipada com pneus duros, pulou para o sétimo lugar. Logan Sargeant, com a Williams, se colocou na terceira colocação, atrás de Leclerc e de Pérez, que tomara a ponta momentos antes com 1min27s853.

Depois de se colocar entre os ponteiros, Sargeant rodou com a Williams, retornando à pista pouco depois. Fittipaldi, por sua vez, avançou para a quarta colocação, caindo um posto após Albon registrar a melhor volta do treinamento, com 1min27s840 com a Williams, sendo batido minutos depois por Bottas e a Alfa Romeo.

Com 37 minutos de treinamento, Pérez retomou a ponta da folha de tempos, agora com 1min26s967, marca que foi suplantada por Leclerc poucos minutos depois, com 1min26s888 usando pneus macios. Restando 16 minutos para o final do treino, Hamilton foi para a pista com pneus macios pela primeira vez, e tomou a liderança ao marcar 1min26s633.

Ainda no início do quarto final do treino, Russell pulou para o segundo lugar, distante 0s220 de Hamilton. Drugovich retornou à pista com os pneus macios em sua Aston Martin e marcou o 17º tempo, se colocando à frente de Vettel e dos dois pilotos da McLaren, Daniel Ricciardo e Pato O’Ward. Robert Shwartzman, com a Ferrari, apareceu em sexto com 50 minutos de sessão.

Vettel acertou grande volta pouco depois e pulou para a sexta colocação. Pouco depois, Pietro Fittipaldi teve que desviar de Pierre Gasly, que vinha lento na pista, evitando um acidente. O treino terminou com Hamilton na liderança, seguido por Russell e Leclerc.

Deixe seu Comentário

Comentários