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499P: o Hypercarro da Ferrari para o Mundial de Endurance 2023

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/10/2022
  • Atualizado: 31/10/2022 às 3:06
  • Por: Venicio Zambeli

Ferrari 499P é o nome do novo Le Mans Hypercar com o qual a equipe italiana disputará o FIA WEC na classe principal, a partir de 2023. Um nome que evoca a história do fabricante do Cavalo Rampante. No passado, os protótipos italianos eram identificados pela letra ‘P’, frequentemente precedida pelo número da cilindrada unitária do motor. O 499P não é exceção.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Capa Destaque da Semana RACING – Ferrari 499P Hypercar 2023 – 31-10-2022 – Foto: Ferrari Media / divulgação

O carro é o resultado de uma visão orgulhosamente enraizada no passado, que deu origem à lenda de hoje, permitindo à empresa conquistar 22 títulos mundiais e 9 vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans. No entanto, está de olho no futuro, tanto em termos de conteúdo técnico quanto de design que o protótipo apresenta. A pintura, com a qual o 499P vai estrear nas próximas 1000 Milhas de Sebring, nos EUA, inclui uma versão revivida do renomado esquema de cores da 312 P da década de 1970 – que também ressalta visualmente as conexões históricas interrompidas há 50 anos, mas que permaneceram sempre presentes na essência da marca.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar – lateral – Foto: Ferrari Media / divulgação

Por esse motivo, um dos carros de endurance inscritos por Maranello será adornado com o número 50, enquanto o outro levará o número 51, um dos numerais mais bem-sucedidos de todos os tempos. A escalação oficial de quais pilotos correrão com os 499P será decidido em breve.

 

Le Mans Hypercar: DNA vencedor

Os novos regulamentos técnicos da FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) e ACO (Automobile Club de l’Ouest) delineados para a classe Hypercar, levaram a Ferrari a embarcar em um caminho de inovação e desenvolvimento para produzir um Le Mans Hypercar (LMH), fiel à tradição, que vê a pista como o terreno ideal para desenvolver soluções tecnológicas de ponta a serem integradas em seus carros de rua. O 499P é um manifesto do compromisso da Ferrari com as corridas de resistência e endurance.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar – detalhe da parte traseira – Foto: Ferrari Media / divulgação

O protótipo de tração nas quatro rodas cumpre os regulamentos e requisitos técnicos da classe Le Mans Hypercar com motor híbrido, entregando uma potência máxima de 500 kW às rodas e com um peso mínimo não inferior a 1.030 kg. Ao definir o 499P, a empresa aproveitou os vastos recursos de excelência técnica, profissional e humana que simbolizam a marca Maranello, confiando a gestão à Attività Sportive GT.

 

Nova potência híbrida V6

O conjunto híbrido do 499P combina uma unidade de força central-traseira com um motor elétrico que alimenta o eixo dianteiro. O propulsor de combustão interna (ICE) tem uma potência máxima limitada por regulação para as rodas de 500 kW (680 cv) e é derivado da família V6 biturbo de rua. O ICE, que compartilha a arquitetura do motor instalado no 296 GT3, passou por uma revisão completa pelos engenheiros da Ferrari, visando desenvolver soluções para o protótipo e diminuir o peso geral.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar – detalhe frontal da super máquina – Foto: Ferrari Media divulgação

Entre as características específicas do V6 do 499P está o fato de o motor suportar carga e, portanto, desempenhar uma função estrutural valiosa, em comparação com as versões montadas nos carros GT de competição, onde o motor é montado no sub-chassi traseiro do carro.

A segunda “alma” do trem de força híbrido é o ERS – Energy Recovery System – com uma potência máxima de 200 kW (272 cv). O motor elétrico é equipado com diferencial e é acionado por uma bateria que é recarregada durante a desaceleração e frenagem, não necessitando de fonte de alimentação externa. A bateria, com tensão nominal de 900v, beneficia da experiência adquirida na Fórmula 1, embora tenha sido construída especificamente para o projeto. A potência máxima total do 499P é de 500 kW (680 cv) e o trem de força é acoplado a uma caixa de câmbio sequencial de sete velocidades.

 

Vento projetado

O design do novo Ferrari 499P foi refinado com o apoio do Ferrari Styling Center. As características técnicas e aerodinâmicas do carro foram aprimoradas por meio de formas simples e sinuosas: – uma expressão explícita do DNA da Ferrari. O equilíbrio entre linhas tensas e superfícies fluidas, expressas em uma linguagem futurista, pura e icônica, define uma arquitetura clara, mas essencial.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar – detalhe da lateral do carro de corrida italiano – Foto: Ferrari Media / divulgação

A carroceria do protótipo é esculpida a partir de uma superfície plana, da qual se desenvolvem harmoniosamente as cavas laterais e as cavas das rodas. Fluxos aerodinâmicos passam pelas cápsulas laterais sobre os recessos entre os cumes principais que cercam o cockpit, resfriando os radiadores escondidos sob a carroceria.

Os conjuntos de faróis junto com o bico do modelo criam um senso de caráter e expressividade, com referências sutis aos traços de estilo introduzidos pela primeira vez na Ferrari Daytona SP3.

A traseira é a expressão máxima de como combinar tecnologia, aerodinâmica e design. Uma pele sutil de fibra de carbono cobre as várias funções, deixando as rodas e o comjunto de suspensão completamente visíveis. O aerofólio é caracterizada por uma asa horizontal dupla; a asa principal e os flaps superiores foram meticulosamente projetados para garantir o downforce necessário e alcançar o máximo desempenho.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar – cockpit do tipo fechado para endurance – Foto: Ferrari Media / divulgação

A asa inferior também possui uma “barra de luz” que enriquece o design traseiro com um toque minimalista. Finalmente, em uma posição dominante acima do carro, há uma entrada de ar múltipla que alimenta a entrada do motor V6 e fornece ar de refrigeração para a bateria e a caixa de câmbio.

 

Tecnologias inovadoras

Construído em um chassi monocoque de fibra de carbono totalmente novo, o Ferrari 499P apresenta soluções que representam a vanguarda da tecnologia do esporte a motor. A geometria da suspensão do tipo push-rod com triângulos duplos resulta em excelentes qualidades de rigidez de amortecimento, cujos benefícios são evidentes tanto na velocidade máxima quanto nas curvas.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar –
bico frontal com a numeração 50 – Foto: Ferrari Media / divulgação

Os sistemas eletrônicos são desenvolvidos e inovam ainda mais com a experiência aprimorada no mundo das corridas de GT.

Não menos sofisticado é o sistema de freios, que integra um sistema por cabo necessário para permitir a recuperação da energia cinética pelo eixo elétrico dianteiro em frenagem. O sistema foi desenvolvido para combinar precisão e velocidade de resposta com confiabilidade e durabilidade, aspectos complementares que são uma das chaves para o sucesso nas corridas de resistência.

O eixo dianteiro elétrico utiliza a energia recuperada durante a frenagem, armazenando-a na bateria de alta tensão antes de transmitir o torque às rodas dianteiras, quando uma determinada velocidade é atingida, ajudando assim a aumentar o desempenho nas pistas programadas para sediar o calendário de 2023.

Ferrari 499P Hypercar 2023
Ferrari 499P Hypercar: máquina italiana para correr Le mans em 2023 – Foto: Ferrari Media / divulgação

 

Parceria com AF Corse

A Ferrari 499P será gerenciada na pista por técnicos e engenheiros de Maranello com a colaboração da equipe AF Corse. A parceria continua a série de vitórias que começou no FIA GT 2006 com o F430 GT2, que garantiu títulos de Equipes, Pilotos e Construtores em sua temporada de estreia. A grande maioria dos sucessos de GT nos últimos anos foi resultado da parceria entre a Ferrari e a AF Corse, incluindo todos os títulos conquistados no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) nas categorias inferiores desde a sua criação em 2012.

 

Texto base original: Ferrari Media / divulgação

Foto: Ferrari Media / divulgação

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