Card image
Fórmula 1
Verstappen supera problemas no pit stop e vence GP dos EUA da F1

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/10/2022
  • Atualizado: 23/10/2022 às 17:54
  • Por: Ana Oliveira

Max Verstappen venceu neste domingo (23), o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 19ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O bicampeão mundial da Red Bull tomou a liderança logo na largada, mas um problema em uma das paradas nos boxes levou o piloto a precisar se recuperar durante a última metade da corrida no Circuito das Américas.

Max Verstappen
Verstappen venceu pela 13ª vez. (Foto: Getty Images)

Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada em segundo lugar. O britânico chegou a liderar a prova, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem de Verstappen na prova final. Charles Leclerc, fechou o pódio em Austin. Sergio Pérez ficou com o quarto lugar, seguido por George Russell, que se envolveu em um incidente com Carlos Sainz.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris ficou com o sexto lugar, seguido por Fernando Alonso. O espanhol da Alpine passou por um dos momentos mais tensos da prova, quando teve uma forte colisão com Lance Stroll. Sebastian Vettel cruzou a linha em oitavo lugar, enquanto Kevin Magnussen foi o nono. Yuki Tsunoda conseguiu a décima colocação para a AlphaTauri.

LEIA MAIS:
Ricardo Maurício e Diego Nunes vencem em Goiânia na Stock Car
MotoGP: Bagnaia vence na Malásia, mas decisão do título é adiada

Além da vitória de Verstappen, a corrida foi palco da confirmação do título de construtores para a Red Bull. A equipe não conquistava o campeonato desde 2013, no tetracampeonato de Sebastian Vettel.

A Fórmula 1 parte para a Cidade do México, onde realiza o GP do México entre os dias 28 e 30 de outubro. Confira como foi a corrida em Austin:

Max Verstappen assumiu a liderança na largada, deixando Carlos Sainz para trás. O espanhol da Ferrari acabou rodando nas primeiras curvas após toque com George Russell, perdendo muitas posições. O piloto apontou estar com furo no pneu em conversa com a equipe pelo rádio e precisou abandonar a corrida. Hamilton e Stroll completaram o top-3 na primeira volta.

A segunda volta foi cenário do início das escaladas de Charles Leclerc e Sergio Pérez. Ambos perderam posições por troca de componentes e disputam o vice-campeonato. Russell foi punido em 5s pelo incidente com Sainz na volta anterior.

A quinta volta da prova trouxe ultrapassagem de Russell em cima de Stroll. O britânico da Mercedes assumiu a terceira posição. Na volta seguinte, Nicholas Latifi foi para os boxes para trocar os pneus após rodar na pista. Já Pérez viu um pedaço de sua asa dianteira quebrar. Mesmo com danos no bico, Pérez passou a perseguir Russell mais de perto nas passagens seguintes.

A janela de paradas se iniciou na volta 11. O primeiro a ir para os boxes foi Valtteri Bottas. Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda também pararam. Hamilton, que vinha em segundo, parou na volta 13, colocando pneus duros e retornando em sétimo para o traçado. Verstappen foi na volta seguinte, voltando em segundo.

Pérez passou a assumir a liderança após a parada de Verstappen, enquanto Leclerc foi para cima de Stroll e conseguiu assumir a P3. O pit stop de Pérez veio na volta 15, com a Red Bull conseguindo o melhor tempo do ano na troca de pneus. Ele retornou em P6.

Na 16ª volta, o top-5 estava assim: Verstappen, Leclerc, Hamilton, Vettel e Pérez. Dos cinco, apenas Leclerc e Vettel não haviam parado para realizar a troca de compostos.

Bottas foi para a brita após rodar sozinho na volta 18, causando bandeira amarela e a entrada do Safety Car. Charles Leclerc aproveitou a entrada do carro de segurança para fazer sua troca, acompanhado por Vettel. O monegasco da Ferrari retornou em P4.

A corrida retornou ao normal na volta 22, com Verstappen dando o tom da relargada. O holandês conseguiu manter vantagem de Hamilton, abrindo mais de 0s700 nas primeiras curvas. Leclerc partiu em busca do terceiro lugar de Pérez.

No final da volta, uma batida forte entre Fernando Alonso e Lance Stroll causou a reentrada do carro de segurança. O carro de Alonso bateu com força nas barreiras, enquanto o de Stroll ficou sem asa traseira. Ambos os pilotos não sofreram lesões. O espanhol da Alpine conseguiu retornar aos boxes com o carro e retornou para a corrida.

A prova voltou na volta 25, com Verstappen novamente fazendo uma boa relargada. Ao final da volta, o bicampeão da Red Bull já acumulava mais de 1s de vantagem sobre Lewis Hamilton e mais de 2s para Sergio Pérez, que vinha na terceira posição, sendo perseguido por Leclerc.

Na 29ª volta, Leclerc finalmente chegou no mexicano. Na tentativa de ultrapassagem, o monegasco acabou saindo da pista e teve que devolver a posição para o #11 da Red Bull. Na volta seguinte, Leclerc foi para cima novamente e conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Pérez.

Pierre Gasly foi punido em cinco segundos por uma infração durante o Safety Car. O francês da AlphaTauri pagou a punição ao parar nos boxes na volta 33. Duas voltas depois, Hamilton foi para os boxes para colocar pneus brancos.

Na volta seguinte, Max Verstappen parou nos boxes, mas um problema na pistola fez o até então líder absoluto da prova retornar em sexto lugar. Com isso, Pérez e Russell passaram a disputar a liderança da corrida. Porém, o britânico da Mercedes parou para trocar seus pneus, deixando Sebastian Vettel na segunda colocação.

Pérez parou em seguida, enquanto Verstappen ia para cima de Leclerc em busca da P4. O holandês tentou, mas foi bloqueado na primeira vez. A segunda tentativa foi melhor, dando poucas chances para o monegasco reagir.

Na volta 41, Lewis Hamilton assumiu a ponta da prova. Com a parada de Vettel, que também teve problemas no pit stop, Verstappen pulou para a segunda posição, partindo em busca do heptacampeão da Mercedes.

Faltando 10 voltas para o fim, Hamilton somava uma vantagem de 2s068 para Verstappen. O piloto da Red Bull vinha diminuindo cada vez mais a distância, caindo para 1s700 no início da volta seguinte.

Verstappen encostou em Hamilton na volta 50. Os pilotos ficaram lado a lado, mas Verstappen conseguiu a ultrapassagem, retomando a liderança da corrida. Na parte do meio do pelotão, Vettel ultrapassou Albon pela nona colocação.

As últimas voltas foram marcadas por Verstappen e Hamilton sendo advertidos por excederem limites de pista. Verstappen conseguiu administrar a vantagem sobre o heptacampeão e recebeu a bandeirada para garantir a vitória e o título do campeonato de construtores para a Red Bull.

Deixe seu Comentário

Comentários