Card image
Fórmula 1
F1: Russell lidera segunda sessão de treinos livres no Japão

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/10/2022
  • Atualizado: 07/10/2022 às 4:32
  • Por: Leonardo Marson

George Russell foi o piloto mais rápido do segundo treino livre para o Grande Prêmio do Japão, 18ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na madrugada desta sexta-feira (7), o piloto da Mercedes registrou na melhor das suas passagens na sessão realizada no circuito de Suzuka a marca de 1min41s935, usando pneus intermediários.

George Russell
Russell comandou o 1-2 da Mercedes no treinamento. (Foto: LAT)

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, que com a outra Mercedes do grid foi 0s235 mais lento em relação a Russell. Líder do campeonato, Max Verstappen foi o terceiro com o carro da Red Bull, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. O grupo dos cinco melhores foi completado por Kevin Magnussen, da Haas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Carlos Sainz, com a Ferrari, foi o sexto melhor, sendo seguido por Fernando Alonso, piloto da Alpine que foi o mais rápido do primeiro treino do final de semana. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, fechou o treinamento com o oitavo tempo, ficando à frente de Esteban Ocon, com a outra Alpine. O top-10 foi completado por GuanYu Zhou, da Alfa Romeo. Já Charles Leclerc, da Ferrari, foi apenas o 11º.

LEIA MAIS:

F1: Fernando Alonso lidera TL1 marcado por chuva no Japão
Verstappen pode ser campeão no Japão. Veja o que o holandês precisa fazer
Marca Senna lança promoção para levar fã ao GP São Paulo 2022
Confira a programação e onde ver na TV o GP do Japão de F1

A Fórmula 1 dá sequência ao final de semana em Suzuka neste sábado (8). A partir da 0h será realizado o terceiro treino livre, enquanto a classificação tem início às 3h. O Grande Prêmio do Japão será disputado no domingo, às 2h, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treinos livres do final de semana começou com chuva, temperatura em 15ºC e umidade do ar em 94%, condições iguais as do primeiro treino. O asfalto estava em 19°C. A atividade teria a realização dos testes dos pneus de pista seca para 2023, mas com a chuva, isso não ocorreu. Ainda assim, o treinamento contou com 1h30min de duração, 30 minutos a mais que o normal.

O primeiro piloto a visitar a pista foi Nicholas Latifi, que deixou os boxes da Williams após cinco minutos de treino, e marcou 1min56s471 usando pneus de chuva extrema. Pouco depois, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo e Alexander Albon saíram para a pista. E enquanto o canadense melhorava seu tempo, o espanhol da Ferrari marcou 1min49s615, tomando a ponta da sessão.

Latifi escapou da pista na curva 16 quando buscava melhorar seu tempo, retornado ao traçado pouco depois. Após alguns minutos sem carros no traçado, a Mercedes mandou George Russell para a pista, marcando o quinto tempo depois de sofrer muito com a traseira do carro em seu giro. Lando Norris, por sua vez, avançou para o segundo lugar com 22 minutos de treino.

GuanYu Zhou avançou para a quarta posição com a Alfa Romeo. Já Lewis Hamilton partiu para a pista pela primeira vez na sessão com 25 minutos, tomando a liderança ao marcar 1min49s489, ainda com pneus de chuva. No fechamento do primeiro terço do treino, Russell voltou à pista com pneus intermediários e marcou 1min46s891.

O piloto da Mercedes seguiu baixando os tempos, alcançando 1min45s197. Pouco depois, Hamilton, agora com os intermediários, cravou 1min44s298 para tomar a liderança do treinamento. Latifi avançou para o terceiro lugar, perdendo uma posição instantes depois após Yuki Tsunoda tomar seu posto com o carro da AlphaTauri. O japonês, logo depois, escapou da pista.

Com 51 minutos para o final do treino, Charles Leclerc escapou na curva 13, voltando para a pista. Sebastian Vettel subiu para o terceiro lugar, mas perdeu posições para Valtteri Bottas, Sergio Pérez e Max Verstappen. O holandês, em sua primeira volta rápida, tomou a ponta da sessão, sendo superado pouco depois por Hamilton, que registrou 1min43s536.

O líder do campeonato voltou a pontear a sessão, mas foi batido por Russell, que fez 1min42s968 na abertura da segunda metade da sessão. Com 40 minutos para o final, Russell melhorou seu tempo para 1min41s935, sendo seguido por Hamilton e por Verstappen. Os três completaram voltas quase que simultaneamente. Sainz avançou para a quarta posição.

O treinamento entrou nos 30 minutos finais com a Mercedes com o 1-2 liderado por Russell, enquanto Verstappen vinha em terceiro, à frente de Pérez e Sainz. Leclerc, por sua vez, era somente o décimo. O mexicano passou reto na curva 11, mas voltou para a pista sem problemas. O monegasco foi para a pista e, apesar de melhorar seu tempo, seguiu na décima posição.

Os pilotos passaram a simular corrida nos últimos 20 minutos de sessão, o que fez com que os tempos deixassem de cair. Um dos poucos que melhorou o tempo foi Kevin Magnussen, que se colocou em quinto com a Haas. A sessão terminou com Russell na ponta, seguido por Hamilton e Verstappen.

Deixe seu Comentário

Comentários