Santa Cruz do Sul (RS) recebe a nona das 12 etapas programadas na temporada 2022 da Stock Car. O final de semana na bela cidade do interior gaúcho reserva o antepenúltimo encontro do ano, já que Goiânia (GO) nos dias 22 e 23 de outubro, receberá as etapas 10 e 11 e Brasília (DF) sedia a final em 20 de novembro.
O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 235 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
No entanto, o circuito passou por reformas recentemente e recebeu uma nova camada asfáltica em praticamente toda a sua extensão. “Pelo menos nos primeiros treinos, as condições de aderência não serão as mais favoráveis, o que geralmente já acontece quando a pista está suja e sem atividades – ou “verde”, como se diz no jargão técnico.
LEIA MAIS:
TCR anuncia mais corridas e campeonatos paralelos para 2023
“Contudo, com uma nova camada de asfalto, a aderência deverá ser ainda mais baixa pela ausência completa do emborrachamento causado pela passagem dos carros, especialmente nos pontos de frenagem e contorno das curvas. Conforme as atividades de pista forem progredindo, mais borracha dos pneus vai se acumulando e aos poucos os índices de abrasão vão chegando aos níveis desejados”, explica André Brezolin, engenheiro de Projeto da Fras-le e da Fremax, empresas que fornecem, respectivamente, as pastilhas e os discos de freio a todas as equipes da Stock Car Pro Series.
Com quatro etapas para o final do campeonato, são 224 pontos em jogo. No momento, Gabriel Casagrande é quem lidera a tabela, com 222 pontos sem os dois descartes obrigatórios dos piores resultados. Daniel Serra vem na vice-liderança com 203, apenas dois a mais que o argentino Matías Rossi.
Rubens Barrichello é o quarto colocado com 189 pontos, 14 a mais que Bruno Baptista e 21 a mais que Gaetano di Mauro. Thiago Camilo e Ricardo Zonta, empatados com 162 pontos, Nelsinho Piquet com 148 e o gaúcho Cesar Ramos, com 140, fecham os dez maiores pontuadores da temporada no momento.
As atividades de pista da Stock Car Pro Series em Santa Cruz do Sul começam somente no sábado (24). Serão dois treinos livres, às 8h10 e 11 horas, mais a classificação às 14h15. No domingo (25), a largada da primeira corrida será dada às 14h10 e a da segunda disputa, às 14h50. Cada prova terá 30 minutos mais uma volta de duração e o resultado da primeira determina o grid da segunda, com a inversão dos dez primeiros colocados. As corridas da nona etapa serão transmitidas ao vivo por Band, canais SporTV, pelo YouTube oficial da categoria e outras plataformas digitais.
Deixe seu Comentário