Card image
Copa Truck
Tarumã recebe a Copa Truck e desafio para os freios com etapa dupla

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/09/2022
  • Atualizado: 13/09/2022 às 16:12
  • Por: Ana Oliveira

A Copa Truck volta ao Rio Grande do Sul para disputar duas etapas na temporada 2022. Desta vez o palco das disputas será o Autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de setembro. Os pilotos dos brutos vão disputar a sétima e oitava etapa, cada uma com uma sessão de classificação e duas corridas.

Truck chega em Tarumã para duas etapas (Foto: Pedro H. Tesch)

O traçado gaúcho tem uma das frenagens mais desafiadoras da temporada. De acordo com Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le, as equipes devem optar por manter as pastilhas de freio de uma etapa para a outra. As quatro provas terão transmissão ao vivo pelo SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube, que também transmite os classificatórios. A Band também transmite as duas corridas ao vivo no domingo, com um compacto das duas corridas de sábado na abertura da transmissão.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Em 2021, Tarumã foi palco da quinta etapa da temporada da Copa Truck. Na ocasião, a pole position e a vitória na primeira prova ficaram com André Marques, então da Mercedes-Benz, que se sagrou campeão ao final do ano – hoje o piloto compete pela R9 Competições defendendo a Volkswagen. Na segunda corrida a vitória ficou com o “prata da casa” Regis Boessio, com o Volvo de sua equipe, a Boessio Competições.

LEIA MAIS:
F3: Collet encerra temporada como melhor piloto da MP Motorsport
Com brasileiro na frente, empate adia decisão do Mundial de Endurance

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.

A etapa gaúcha reserva grandes emoções para o campeonato. Na última rodada, em Interlagos (São Paulo/SP), Beto Monteiro assumiu a liderança com quatro pontos de vantagem sobre Wellington Cirino. Nada pode ser definido ainda no Rio Grande do Sul, já que com os 80 pontos em jogo, os pilotos ainda devem descartar seus dois piores resultados ao final da temporada. Se aplicado os descartes, neste momento Monteiro estaria com a mesma vantagem sobre Cirino, já que os dois descartariam 19 pontos.

As atividades de pista começam na sexta-feira (16) com três sessões de treinos livres. O sábado e o domingo receberão uma sessão de classificatório e duas corridas cada dia. No sábado, com cronograma válido pela 7ª etapa, a classificação será às 8h30 e as duas corridas em sequência com a primeira largada programada às 15h. No domingo o classificatório para etapa 8 começa às 8h e as corridas a partir das 13h55.

Deixe seu Comentário

Comentários