Card image
Super carros
Aston Martin se despede dos motores V12 com edição especial de conversível

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/08/2022
  • Atualizado: 31/08/2022 às 10:40
  • Por: Leonardo Marson

A Aston Martin vai aposentar os motores V12 para focar em veículos híbridos e elétricos. Mas, antes disso, a fabricante inglesa lançou uma edição especial que será a última equipada com esse tipo de motor, o Aston Martin V12 Vantage Roadster, que contará com apenas 249 unidades produzidas, todas elas já reservadas, com previsão de entrega para o final deste ano.

Aston Martin
Foto: Aston Martin

O motor é de 5.2 litros capaz de desenvolver 700 cv de potência e torque de 75,3 kgfm. É a maior cavalaria de um modelo da linha Vantage da Aston Martin em toda a história da fabricante inglesa. A aceleração até os 100 km/h leva apenas 3,5 segundos, sendo dois décimos mais veloz que o V8 Vantage. A versão V12 do veículo alcança de velocidade máxima os 322 km/h.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O modelo passou por uma recalibração no chassi e na suspensão. O V12 Vantage Roadster também tem novos freios de carbono-cerâmica específico para as pistas. O veículo possui diferenças em relação a versão coupé, como as rodas de aro 21 produzidas com materiais mais leves e a asa traseira, que no conversível é um item opcional.

LEIA MAIS:

Lamborghini lança versão “endiabrada” do Urus com 666 cv
Dodge apresenta conceito elétrico com ronco de motor V8
10 motivos para pensar em um Renault Duster

Como ocorre em qualquer carro que pode ser usado em pista, a diminuição do peso foi algo considerado pela Aston Martin. Para isso, até itens como central multimídia foram limados do modelo. Ainda assim, o V12 Vantage Roadster conta com bancos com regulagens elétricas e entradas USB apenas para carregamento de dispositivos.

Assim que a Aston Martin entregar as 249 unidades produzidas – e reservadas por uma “módica” quantia de 300 mil libras, ou R$ 1,8 milhão sem impostos – a produção de superesportivos com motor V12 a combustão será interrompida. A fabricante focará esforços para superesportivos elétricos como o Valhalla, híbrido plug-in que tem conjunto capaz de gerar 950 cv e que chegará ao mercado em 2024.

A ideia da Aston Martin é ter toda sua produção voltada a veículos elétricos a partir de 2030. Pela lei britânica, veículos a combustão terão venda proibida a partir de 2035.

Deixe seu Comentário

Comentários