Card image
Fórmula 1
Saiba quais foram as mudanças no circuito de Spa em 2022

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/08/2022
  • Atualizado: 24/08/2022 às 18:02
  • Por: Ana Oliveira

O circuito de Spa-Francorchamps é uma pista clássica da Fórmula 1, fato. Introduzida no calendário em 1950, primeira temporada oficial da categoria, a pista já foi palco de 54 Grandes Prêmios. Exatamente por sua longevidade, Spa já passou por diversas alterações, sendo a mais recente entre 2021 e 2022.

Chalé da Eau Rouge foi demolido e arquibancada foi colocada no lugar (Foto: Divulgação)

As mudanças para este ano foram feitas visando aumentar a segurança dos pilotos, mas sem perder o desafio do icônico circuito. Vale lembrar que grandes acidentes já foram registrados na pista belga, sendo o mais recente deles na Fórmula 2 em 2019, quando Juan Manuel Correa teve lesões severas e Anthoine Hubert não resistiu ao impacto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O local das colisões costuma ser o mesmo: na Eau Rouge, uma das curvas mais famosas da Fórmula 1 por seu grau de complexidade. Por isso, pilotos e a comunidade automobilística pediram para que alterações que garantissem uma maior segurança, sem tirar a essência do setor, fossem feitas.

LEIA MAIS:
McLaren confiante em substituição de Ricciardo
McLaren anuncia saída de Ricciardo ao final da temporada 2022
GP da Bélgica: confira a programação e onde ver a corrida da F1 na TV

O pedido foi atendido neste ano. Para evitar que os carros colidissem na barreira e ricocheteassem na pista, novas áreas de escape foram abertas na própria Eau Rouge e também na Raidillon. O asfalto também foi renovado, para garantir uma superfície mais plana e, consequentemente, mais rápida. Além disso, caixas de brita foram instaladas nas curvas Pouhon, La Source, Les Combes, Bruxelles e Blanchimont e na curva que antece a reta principal.

A ampliação dos pontos de escoamento do circuito também foi parte da obra, que custou cerca de 80 milhões de euros. Em 2021, uma forte chuva caiu sobre Spa durante o GP da Bélgica, e o acúmulo de água no asfalto rendeu diversos problemas, incluindo um forte acidente de Lando Norris.

O GP da Bélgica de Fórmula 1 de 2022 acontece entre os dias 26 e 28 de agosto, com transmissão de Band, Bandsports e F1TV, além da cobertura completa no site da RACING.

Deixe seu Comentário

Comentários