Card image
Capa da Semana
BRB F4 vê show de Clerot, Fefo Barrichello e Staico em Interlagos

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/08/2022
  • Atualizado: 08/08/2022 às 0:38
  • Por: Venicio Zambeli

O BRB Fórmula 4 Brasil mostrou na etapa tripla de Interlagos, SP, que a categoria criada pela FIA vai alcançando seus objetivos no país. Projetada para gerar um ambiente competitivo e propício ao aparecimento de jovens talentosos e arrojados, as corridas foram disputadas na pista que recebe o Grande Prêmio de Fórmula 1 e mostraram que os pilotos da nova competição nacional tem potencial para chegar à categoria máxima do esporte a motor no futuro.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Capa Destaque da Semana RACING – BRB F4 Brasil em Interlagos – 07-08-2022 – Foto: Carsten Horst / Luca Bassani / Duda Bairros / divulgação

 

Corrida 1 teve outra vitória do líder Pedro Clerot

A Corrida 1, vencida pelo líder do campeonato Pedro Clerot (Full Time Sports), com o tempo de 27min40s486 em 17 voltas, abriu as atividades em São Paulo. Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) ficou com o segundo lugar, com Nicholas Monteiro completando o primeiro pódio do primeiro dia de provas.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Pedro Clerot venceu a Corrida 1 em SP e lidera o campeonato – Foto: Luca Bassani / RF1 / divulgação

 

Fernando Barrichello conquistou sua primeira vitória na F4 na Prova 2

Na segunda prova do dia, aconteceu provavelmente um dos momentos mais emocionante da vida de Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente na Stock Car. Talvez pressentindo o que estava para acontecer, Rubinho foi às lágrimas já no grid de largada, ao lado do carro do filho, quando respondia sobre o desafio de ser pai de um jovem piloto que corre na F4. Caçula da família, Fernando Barrichello, o Fefo, partiria da segunda posição na Corrida 2 da terceira etapa do BRB Fórmula 4 Brasil, categoria projetada pela FIA exatamente para revelar novos talentos.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Vitória de Fefo Barrichello, que dominou a Corrida 2 em Interlagos – Foto: Duda Bairros / divulgação

Na largada, Fefo foi cirúrgico, tomou a ponta do pole Ricardo Gracia e disparou na frente. O jovem Barrichello de 16 anos não foi mais superado, no que poderia parecer uma vitória tranquila. Mas no box, Barrichello-pai fazia esforço para se conter. O gestual nervoso revelava que o experiente piloto que ficou 19 anos na Fórmula 1, muitas vezes sob a cruel pressão por resultados, mal conseguia aguentar os 20 minutos da prova que era liderada pelo seu caçula.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Rubens Barrichello explode de emoção na vitória do filho, junto com a ex-esposa Silvana Giaffone – Foto: Duda Bairros / divulgação

“Passei todos esses anos tentando vencer no Brasil. E, dá para imaginar, que o Fefo carrega isso com ele, é coisa natural. Então, vê-lo vencer no templo que é Interlagos e fazer isso por conta própria, é algo que me deixa pleno como pai, muito feliz e orgulhoso mesmo. Essa vitória ele conseguiu com o próprio trabalho, com a força que teve da equipe Full Time, com o apoio do irmão (Dudu). Até por que o pai dele é um cara que ficou 19 anos na F1, então agora eu entendo que este é o momento dele. É o Fefo que está lá pilotando. Estou tão orgulhoso de ver a dedicação e o resultado… O troféu a gente vai levar pra casa. Mas o que aconteceu hoje, ver ele e o irmão abraçados, a mãe presente, foi um momento único para a nossa família, vamos guardar pra sempre. Já recebi ligação do meu pai (Rubão), então estou realmente muito feliz”, comentou Rubinho Barrichello.

BRB F4 Brasil em Interlagos
O vencedor Fefo Barrichello ladeado pelo pai e o irmão Dudu no pódio – Foto: Duda Bairros / divulgação

Fefo Barrichello completou as 12 voltas da prova em 19min37s422, com uma vantagem de 3s48 sobre o segundo colocado, Álvaro Cho, da equipe KTF Sports, piloto mais jovem do grid (15 anos e dois meses). O pódio foi completado por Nicholas Monteiro, da equipe TMG Racing.

 

Última volta sensacional define Lucas Staico vencedor da Corrida 3

Na última corrida da etapa tripla em Interlagos, a F4 viu a prova ser decidida por intensas batalhas durante todas as 17 voltas. E foi no último giro pelos 4.309 metros do traçado que recebe o GP de São Paulo de F1 que os jovens – em sua maioria na faixa dos 15 anos de idade – mostraram que não estão na pista para brincadeiras. Embora o pole position Nicholas Monteiro tenha comandado a prova por 16 dos 17 giros, foi nas últimas curvas que Lucas Staico e Pedro Clerot conseguiram superar o líder, conquistando respectivamente o primeiro e o segundo lugares.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Clerot, Staico, Monteiro e Denis Amorim no pódio da Corrida 3 – Foto: Duda Bairros / divulgação

O pódio da categoria foi um resumo do clima de esforço e aplicação profissional que reina no grid da F4: o vencedor Staico estava exultante mas ciente de que realizou uma façanha, o segundo colocado e líder da pontuação Clerot não escondia o inconformismo por ter perdido pontos justamente para seu maior rival no momento (Staico), e o terceiro colocado Monteiro estava incrédulo por ter pilotado com perfeição, comandado praticamente toda a corrida, mas ter sido forçado a ceder a vitória devido ao desgaste natural do carro.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Lucas recebe o abraço do pai, Ronaldo Staico, após a vitória em SP – Foto: Duda Bairros / divulgação

Lucas Staico largou da quinta posição e durante toda a corrida esteve envolvido em disputas de posição com Clerot, Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports), Nicolas Giaffone (Cavaleiro Sports), Álvaro Cho (KTF Sports) e Ricardo Gracia (Full Time Sports). O piloto da TMG Racing subiu para quarto na segunda volta e iniciou uma caçada aos dois líderes, chegando ao terceiro posto na oitava passagem. O trio seguiu sempre próximo, com Clerot forçando Staico a render o seu máximo se quisesse manter o segundo lugar.

BRB F4 Brasil em Interlagos
A Fórmula 4 Brasil ofereceu um espetáculo à altura do palco, Interlagos – Foto: Duda Bairros / divulgação

A partir da penúltima volta, Monteiro começou a perder rendimento, permitindo a aproximação da dupla. E foi no Esse do Senna, já na volta final, que Staico conseguiu aplicar uma manobra precisa, superando Monteiro, que a partir de então teve que lidar com Clerot, visivelmente focado em perseguir a liderança. Clerot superou Monteiro no miolo do traçado e, enquanto o pole administrava a perda de rendimento, o piloto da Full Time colou no ponteiro Lucas Staico. Os dois receberam a bandeirada separados por apenas meio segundo, em uma das chegadas mais sensacionais deste ano de estreia da F4.

“Nosso carro esteve muito rápido durante a prova toda. Quando consegui passar o Pedro (Clerot) forcei pra chegar no Nick (Nicholas Monteiro)”, lembra Staico. “Mas quando encostei nele eu achei que não ia passar. Então na última volta consegui sair colado nele depois da Junção e pegar um vácuo na reta dos boxes, que me ajudou a fazer a ultrapassagem no Esse do Senna. A partir daí meu trabalho foi segurar e defender a posição até a bandeirada, já que faltava menos de uma volta para acabar a corrida”, detalhou o vencedor.

“A ultrapassagem (sobre Monteiro) foi bem no finalzinho da corrida, você viu né? Quase que não deu!”, disse Pedro Clerot, comentando o seu desempenho na última volta. “Sofremos um pouco com o motor nestes dias, mas acho que na soma fizemos um bom trabalho. Tenho que agradecer à equipe por isso. Para o campeonato poderia ter sido melhor, porque o Lucas (Staico) descontou alguns pontos. Mas estou confiante. Mês que vem tem mais uma etapa”, completou o líder do campeonato.

BRB F4 Brasil em Interlagos
Pedro Clerot é o líder do campeonato BRB F4 Brasil 2022 – Foto: Luca Bassani / RF1 / divulgação

Com o resultado final de Interlagos, Pedro Clerot manteve a liderança da pontuação com boa dianteira. O piloto da Full Time Sports agora soma 178 pontos, contra 101 de Lucas Staico e 74 de Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports). Nicolas Monteiro vem a seguir, com 72, com Nicolas Giaffone na quinta posição, totalizando 63 pontos.

A quarta etapa do BRB Fórmula 4 Brasil certificado pela FIA será disputada no dia 4 de setembro, no autódromo do Velocitta, SP, novamente com três corridas válidas para a temporada 2022. O evento será realizado em conjunto com a Stock Car Pro Series.

 

Corrida 01, Interlagos

1) Pedro Clerot (Full Time Sports), 17 voltas em 27min40s486

2) Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports), a 2s542

3) Nicholas Monteiro (TMG Racing), a 6s524

4) Lucas Staico (TMG Racing), a 10s164

5) Álvaro Cho (KTF Sports), a 11s901

 

Corrida 02, Interlagos

1) Fernando Barrichello (Full Time Sports), 12 voltas em 19min37s422

2) Álvaro Cho (KTF Sports), a 3s484

3) Nicholas Monteiro (TMG Racing), a 7s734

4) Pedro Clerot (Full Time Sports), a 8s574

5) Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports), a 9s935

 

Corrida 03, Interlagos

1) Lucas Staico, TMG Racing, 17 voltas em 27min50s834

2) Pedro Clerot, Full Time Bassani, a ­0s537

3) Nicholas Monteiro, TMG Racing, a 1s332

4) Vinícius Tessaro, Cavaleiro Sports, a 3s723

5) Nicolas Giaffone, Cavaleiro Sports, a 11s228

 

Campeonato após três etapas (9 corridas)

1) Pedro Clerot, 178 pontos

2) Lucas Staico, 101

3) Vinícius Tessaro, 74

4) Nicholas Monteiro, 72

5) Nicolas Giaffone, 63

6) Fefo Barrichello, 56

7) Ricardo Gracia, 52

8) Luan Lopes, 35

9) Felipe Barrichello Bartz, 31

10) Nelson Neto, 30

 

Texto base: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários