Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco, sétima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Ferrari dominou a fase final da classificação realizada no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, anotou 1min11s376 na melhor das suas voltas para garantir a posição de honra em sua corrida de casa.
A segunda posição ficou com Carlos Sainz, que terminou 0s225 atrás do tempo obtido por Leclerc, seu companheiro de Ferrari. Sergio Pérez, com a Red Bull, ficou com a terceira posição com a Red Bull, e dividirá a segunda fila com Max Verstappen, seu companheiro de equipe e líder do campeonato. Lando Norris, da McLaren, completa a lista dos cinco primeiros.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
George Russell partirá em sexto com a Mercedes, sendo seguido por Fernando Alonso, sétimo com o carro da Alpine. Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Russell, fechou a classificação com o oitavo tempo. O grupo dos dez melhores será completado por Sebastian Vettel, da Aston Martin, e Esteban Ocon, da Alpine.
LEIA MAIS:
Confira a programação e onde ver na TV ao GP de Mônaco de F1
Confira onde assistir na TV as 500 Milhas de Indianápolis
A sessão contou com duas bandeiras vermelhas. No Q1, Yuki Tsunoda raspou com mais força o guard-rail, e a direção de prova se antecipou, paralisando o treinamento. Depois, nos instantes finais do Q3, Sergio Pérez bateu na entrada do túnel, e acabou atingido por Sainz, enquanto em outro ponto da pista, Alonso bateu.
O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 será disputado neste domingo (29), a partir das 10h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A primeira rodada da classificação em Monte Carlo começou com temperatura em 26°C e umidade do ar em 45%. Já o asfalto estava em 48°C. Os pilotos da Haas foram os primeiros a deixar os boxes, e Kevin Magnussen foi o primeiro a registrar tempo, sendo superado por seu companheiro de equipe, Mick Schumacher, segundos depois.
Lando Norris se colocou na ponta com 1min15s800, sendo superado na sequência por Lewis Hamilton, da Mercedes. A Red Bull mandou seus pilotos para a pista e viu Max Verstappen assumir a liderança com 1min14s295, marca 0s074 melhor em relação a Sergio Pérez, o segundo colocado. Então, foi a vez de a Ferrari mandar seus pilotos à pista, vendo Charles Leclerc subir para quarto.
Esteban Ocon se colocou em terceiro, sendo seguido por Magnussen. Pouco depois, foi a vez de Norris pular para a segunda posição, apenas 0s044 atrás Verstappen. Pérez seguiu na pista e melhorou sua marca ao cravar 1min13s292, ficando à frente de Verstappen. Pouco depois, Carlos Sainz se colocou em segundo, empatado com o mexicano da Red Bull.
Enquanto Gasly avançou para a quinta posição com a AlphaTauri, Leclerc tomou a liderança com 1min12s939, enquanto Verstappen pulou para a segunda posição, 0s054 atrás do tempo do monegasco. Lewis Hamilton pulou para a sexta colocação com a Mercedes, ao passo que o monegasco da Ferrari melhorou seu tempo, cravando 1min12s569, enquanto Sainz tomou o segundo posto.
Magnussen seguiu forte e voltou a se colocar na quinta posição quando restavam quatro minutos para o encerramento da sessão. Já Lance Stroll, que estava na zona de eliminação, pulou para o 11º posto com a Aston Martin, sendo seguido por Sebastian Vettel. Já Valtteri Bottas pulou para o nono lugar. Já Russell avançou para terceiro.
A bandeira vermelha foi acionada com 2min25s para o final, por conta de um acidente com Yuki Tsunoda, que danificou uma das rodas após um contato com o guard-rail. Poucos minutos depois, a sessão foi reiniciada com os pilotos ameaçados de eliminação partindo para a pista. Vettel avançou para sétimo, enquanto Norris pulou para quarto.
Leclerc terminou na frente, sendo seguido por Sainz e Russell. Os eliminados foram Alexander Albon, Pierre Gasly, Lance Stroll, Nicholas Latifi e GuanYu Zhou.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a registrar tempo foi Verstappen, com 1min12s551, marca que logo foi batida por Sainz. Porém, Pérez tomou a liderança ao marcar 1min12s059. Leclerc, por sua vez, avançou para o terceiro lugar, 0s033 distante do melhor tempo.
Enquanto Hamilton aparecia em quinto, Russell se colocou em sétimo com a outra Mercedes. Quem apareceu bem com seis minutos de sessão foi Alonso, que marcou o quinto tempo com a Alpine, sendo superado por Norris poucos segundos depois. Verstappen voltou para a pista e melhorou seu tempo, mas seguiu na quarta posição.
Leclerc tomou a liderança da atividade ao marcar 1min11s864 quando restavam oito minutos para o final do Q2. Após alguns instantes sem pilotos na pista, Hamilton quebrou o silêncio em Monte Carlo e partiu para mais uma volta rápida, mas cometeu um erro após o túnel e abortou a volta. Já Daniel Ricciardo entrou na zona de classificação ao marcar o décimo tempo com a McLaren.
No minuto final, Russell marcou o sexto tempo, sendo superado por Ocon e por Hamilton pouco depois. Outro que passou pelo inglês foi Vettel. O Q2 terminou com Leclerc na ponta, com Pérez e Sainz fechando o top-3. Tsunoda, Bottas, Magnussen, Ricciardo e Schumacher foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista imediatamente. O primeiro a marcar tempo foi Leclerc, com 1min11s376, ficando 0s225 à frente de Sainz, enquanto Verstappen apareceu em terceiro, sendo superado por Pérez pouco depois. Norris, com a McLaren, avançou para a quinta colocação.
Hamilton marcou o sexto melhor tempo, ficando logo à frente de Russell. Os dois, porém, perderam um posto após Alonso se colocar em quinto. Após uma rápida passagem pelos boxes, os pilotos retornaram à pista para uma nova tentativa de volta rápida. Verstappen, em seu primeiro giro, não conseguiu avançar, enquanto Norris melhorou o tempo e pulou para o quinto lugar.
Russell melhorou para o sexto posto, enquanto Leclerc baixou o tempo no primeiro setor, mas não terminou a volta após Pérez bater na entrada do S, enquanto Sainz, que reclamou que a bandeira amarela foi acionada tardiamente, acertou a Red Bull do mexicano. Em outro ponto, Alonso bateu. Sem tempo para retomar a sessão, Leclerc comemorou a pole position.
Deixe seu Comentário