Card image
Fórmula 1
Verstappen vence duelo épico com Leclerc e vence na Arábia Saudita

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/03/2022
  • Atualizado: 27/03/2022 às 15:39
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (27) o Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull travou grande batalha com Charles Leclerc nas voltas finais da corrida disputada no circuito de Jedá, conseguindo a ultrapassagem na 47ª das 50 voltas da prova. É a primeira vitória do atual campeão do mundo no ano.

Max Verstappen
Verstappen superou Leclerc nas voltas finais para vencer na Arábia Saudita. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Leclerc, que tomou a liderança após uma entrada do Safety Car lhe favorecer em relação a Sergio Pérez, que parou nos boxes antes do acionamento da bandeira amarela. O piloto da Ferrari foi seguido por Carlos Sainz, seu companheiro de equipe. Pérez, com a outra Red Bull, foi o quarto, seguido por George Russell, da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Esteban Ocon, piloto da Alpine, fechou a prova com o sexto lugar, superando Lando Norris nos metros finais para relegar o piloto da McLaren ao sétimo posto. Pierre Gasly, da AlphaTauri, terminou na oitava posição, sendo seguido por Kevin Magnussen, que retardou sua parada nos boxes e foi o nono com a Haas. Lewis Hamilton, que usou da mesma estratégia de Magnussen, foi o décimo com a Mercedes.

LEIA MAIS:

Felipe Drugovich vence na Arábia Saudita e vira líder da F2

A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Austrália, corrida marcada para o circuito de Albert Park, em Melbourne.

Confira como foi a corrida

Antes mesmo da largada ser dada em Jedá, Yuki Tsunoda apresentou um problema de motor quando se dirigia para o grid. O japonês da AlphaTauri abandonou a corrida no mesmo momento. Outro que teve problemas foi Carlos Sainz, mas este viu a Ferrari resolver o problema no carro antes da prova ser iniciada.

A corrida começou com Sergio Pérez mantendo a primeira posição, sendo seguido por Charles Leclerc. Max Verstappen superou Carlos Sainz para tomar a terceira posição, relegando o espanhol ao quarto lugar. Esteban Ocon se manteve em quinto. Mais atrás, Lewis Hamilton ganhou uma posição e subiu para o 14º lugar.

No pelotão de trás, GuanYu Zhou tinha problemas com a embreagem de sua Alfa Romeo. Mais na frente, no terceiro giro da corrida, George Russell superou Ocon para entrar no grupo dos cinco primeiros, enquanto o francês teve que se defender de um ataque de Fernando Alonso, seu companheiro de Alpine. Já Pierre Gasly ultrapassou Lando Norris para assumir o décimo lugar.

Pérez disparou dois segundos de frente para Leclerc na quinta volta, enquanto Alonso seguiu pressionando Ocon, tomando a sexta posição na sétima volta da prova. O francês tentou dar o troco no espanhol, mas passou por fora da pista, devolvendo a posição algumas curvas depois, evitando que Valtteri Bottas os superassem.

Enquanto os dois pilotos da Alpine, o finlandês da Alfa Romeo e Kevin Magnussen batalhavam, Hamilton avançou para a 12ª colocação com a Mercedes ganhando mais uma posição ao superar Norris na volta 12. Já Daniel Ricciardo foi o primeiro a fazer a parada nos boxes, caindo para a 18ª colocação com a McLaren.

Ocon tentou passar Alonso mais uma vez, mas saiu da pista e viu o espanhol manter a posição. Já Zhou foi punido em cinco segundos por levar vantagem na após uma saída de pista. O francês da Alpine acabou superado também por Bottas, caindo para o oitavo lugar na 14ª volta. Lance Stroll e Alexander Albon visitaram os boxes no mesmo momento.

Hamilton seguiu avançando e superou Gasly para tomar a décima posição. Já Pérez, líder, foi aos boxes na volta 16, colocando pneus duros, voltando atrás de Russell. Leclerc assumiu a ponta, mas pouco depois Nicholas Latifi acertou o muro, causando a primeira entrada do Safety Car na prova. Os pilotos, então, aproveitaram para visitar os boxes.

A relargada veio na volta 21 com Leclerc, agora líder, mantendo a liderança, sendo seguido por Verstappen e Sainz, que superou Pérez. Russell aparecia na quinta posição. Dois giros depois, o monegasco abriu um segundo em relação ao atual campeão do mundo, enquanto, no giro seguinte, Hamilton e Magnussen trocaram ultrapassagens, com o inglês prevalecendo no giro 25.

Quem começou a despencar na classificação a partir da volta 25 foi Nico Hülkenberg. Sofrendo com os pneus duros desgastados, o alemão da Aston Martin foi facilmente superado por Ocon, Ricciardo, Norris e Gasly. Na frente, Sainz reclamava de problemas com a troca de marchas em sua Ferrari, mas mantinha a terceira posição.

Leclerc mantinha uma vantagem de 1s5 em relação a Verstappen com 33 voltas, enquanto Sainz e Pérez não tinham ritmo para acompanhá-los. Um giro depois, Alonso abriu ataque sobre Magnussen, conseguindo a ultrapassagem que valeu a sétima posição na volta 35. O espanhol, porém, teve um problema de perda de desempenho e ficou lento na pista.

Outro que teve problemas foi Ricciardo, que abandonou a disputa ficando na pista, próximo da entrada dos boxes. Outro que deixou a prova foi Bottas, que foi aos boxes. Magnussen foi aos boxes e colocou pneus médios, enquanto só na volta 48, o Safety Car Virtual foi acionado. Hamilton, por sua vez, não conseguiu fazer a parada.

A relargada veio na volta 41 e o inglês da Mercedes foi aos boxes no mesmo giro, colocando pneus médios e caindo para a 12ª colocação. Já Verstappen abriu ataque sobre Leclerc pela liderança da corrida na volta 42, conseguindo a ultrapassagem, mas levando o troco algumas curvas depois. Na volta seguinte, os dois frearam muito forte, com o monegasco mantendo a ponta.

Verstappen abriu ataque novamente na volta 47, tomando a liderança da corrida com uma ultrapassagem na reta dos boxes. Leclerc tentou atacar na volta seguinte, mas uma bandeira amarela localizada causada por um toque entre Alexander Albon e Lance Stroll impediu a tentativa de ataque. O monegasco ainda tentou um último ataque, mas viu Verstappen ficar com a vitória.

Deixe seu Comentário

Comentários