Card image
Fórmula 1
Leclerc bate Verstappen e lidera TL3 na Arábia Saudita

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/03/2022
  • Atualizado: 26/03/2022 às 12:12
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Com o cronômetro zerado na atividade realizada na manhã deste sábado (26) no circuito de Jedá, o piloto da Ferrari anotou 1min29s735 com pneus macios, garantindo o melhor tempo do final de semana.

Charles Leclerc
Leclerc liderou os três treinos livres em Jedá. (Foto: Ferrari)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que liderou a sessão praticamente toda, antes de ser superado em 0s033 por Leclerc. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, ficou com o terceiro tempo, sendo seguido por Carlos Sainz, quarto com a outra Ferrari do grid. O grupo dos cinco melhores foi completado por Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Esteban Ocon, com uma Alpine, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Pierre Gasly, sétimo com a AlphaTauri. Kevin Magnussen colocou a Haas na oitava posição, enquanto Fernando Alonso, com a outra Alpine, terminou com a nona posição. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou o top-10.

LEIA MAIS:

F1 mantém programação na Arábia Saudita após ataque a refinaria
Organizadores confirmam programação do GP da Arábia Saudita

Quem não foi bem foi a Mercedes, equipe que sofre com o desempenho abaixo do esperado em relação aos rivais. Lewis Hamilton terminou a sessão apenas com o 11º tempo, distante 0s972 da marca de Leclerc. George Russell foi ainda mais discreto na atividade, terminando somente com o 14º lugar na folha de tempos.

A partir das 14h será realizada a classificação que determinará as posições de largada em Jedá, com transmissão da Band e do BandSports. O Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 está marcado para 14h de domingo (27), com exibição da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres em Jedá começou às 11h, pelo horário de Brasília, com temperatura em 24°C e umidade do ar em 57%. O asfalto, por sua vez, estava em 57%. Os primeiros pilotos a visitarem a pista foram Valtteri Bottas e GuanYu Zhou, ambos da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas. Nenhum deles completou volta, porém.

O primeiro a completar volta, porém, foi Charles Leclerc, em um giro com tempo muito alto, 1min53s016. Pouco depois, o monegasco fez sua primeira volta “para valer”, mas logo foi superado em 0s041 por Carlos Sainz, seu companheiro de Ferrari, que cravou 1min31s011. Ambos usaram pneus macios em seus giros iniciais no treino. Lando Norris, por sua vez, colocou a McLaren no terceiro lugar.

Leclerc tomou a liderança da sessão com 15 minutos de atividade, cravando 1min30s139, enquanto Valtteri Bottas colocou a Alfa Romeo na terceira colocação. A Williams, então, mandou seus pilotos à pista, e viu Alexander Albon aparecer em quinto, seguido por Nicholas Latifi. Sainz melhorou seu tempo, mas seguiu na segunda posição.

Lewis Hamilton foi à pista com 20 minutos de sessão, mas cometeu um erro em sua primeira volta rápida. Já Sergio Pérez avançou para o quarto lugar com a Red Bull, enquanto Max Verstappen permanecia nos boxes da equipe austríaca. Magnussen, por sua vez, retornou à pista e avançou para a décima posição com o carro da Haas.

Com 25 minutos de sessão, Verstappen finalmente foi à pista, enquanto Pérez melhorou seu tempo e avançou para o segundo lugar. Na primeira volta rápida na atividade, o campeão do mundo marcou o quarto tempo, 0s314 atrás da marca obtida por Leclerc. Pierre Gasly, por sua vez, pulou para o segundo lugar, 0s009 mais lento em relação ao melhor giro.

Fernando Alonso se colocou na sétima posição com a Alpine no início da segunda metade do treinamento. Verstappen, por sua vez, partiu para nova volta rápida e assumiu a liderança da sessão com 1min29s768, usando os compostos macios. Com 36 minutos de atividade, Gasly reclamou de problemas em sua AlphaTauri, parando o carro na saída dos boxes.

A Mercedes mandou seus dois pilotos de volta à pista quando restavam 20 minutos para o encerramento da sessão, com Hamilton subindo para a nona posição, e Russell em 16º. Já Bottas colocou a Alfa Romeo na segunda posição, distante 0s262 do tempo de Verstappen. Nos dez minutos finais, Latifi avisou a Williams que acertou o muro levemente com o carro.

Restando sete minutos para o encerramento da sessão, Pérez se colocou na segunda colocação, apenas 0s065 atrás de Verstappen. Leclerc voltou à pista e ficou com o terceiro tempo, enquanto Magnussen avançou para o sexto lugar na folha de classificação. Sainz retornou à pista nos minutos finais e pulou para o quarto lugar.

Esteban Ocon se colocou na sexta posição com a Alpine, enquanto Leclerc, com o cronômetro zerado, tomou a liderança com 1min29s735, fechando a sessão na liderança.

Deixe seu Comentário

Comentários