Card image
Fórmula 1
Verstappen vence em Mônaco e vira líder do Mundial de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/05/2021
  • Atualizado: 23/05/2021 às 11:42
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio de Mônaco, quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position no circuito montado nas ruas de Monte Carlo e, exceção ao momento em que foi aos boxes, não saiu da primeira posição, faturando a vitória e a liderança do campeonato.

Max Verstappen
Verstappen chegou aos 105 pontos, e é o novo líder do campeonato. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que se aproveitou do abandono de Valtteri Bottas, que ficou com uma roda travada na parada nos boxes, para terminar atrás apenas de Verstappen. O pódio ainda contou com Lando Norris, da McLaren. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o quarto. Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Pierre Gasly cruzou a linha de chegada na sexta posição com a AlphaTauri, sendo seguido por Lewis Hamilton, apenas o sétimo com a Mercedes. Lance Stroll, com a outra Aston Martin, completou em oitavo, sendo seguido por Esteban Ocon, da Alpine. A zona de pontos foi completada por Antonio Giovinazzi, que deu à Alfa Romeo seu primeiro ponto na temporada.

LEIA MAIS:

Scott Dixon lidera sábado de classificação para a Indy 500

Após a disputa do GP de Mônaco, Max Verstappen é o novo líder do campeonato, agora com 105 pontos, contra 101 de Lewis Hamilton, que marcou a volta mais rápida da corrida. Lando Norris é o terceiro com 56, sendo seguido por Valtteri Bottas, quarto com 47. Sergio Pérez, com 44, completa o grupo dos cinco melhores.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Azerbaijão, que será disputado no dia 6 de junho, no circuito montado nas ruas de Baku.

Confira como foi a corrida

Antes da corrida começar, a Ferrari anunciou que Charles Leclerc largaria da pole position. Porém, o monegasco quebrou na volta de instalação, e não participou da corrida. Assim, Max Verstappen, segundo no grid, se tornou o “pole position”. No horário da largada, a temperatura era de 21°C, e o asfalto tinha 42°C.

A corrida começou com Max Verstappen mantendo a primeira posição, mesmo sendo atacado por Valtteri Bottas. Carlos Sainz seguiu em terceiro, enquanto Lando Norris e Pierre Gasly completavam o grupo dos cinco primeiros. Lewis Hamilton aparecia apenas em sexto, sem ganhar ou perder posições nos giros iniciais. Já Mick Schumacher passou Nikita Mazepin no hairpin, tomando a 18ª posição.

Rapidamente, Verstappen abriu um segundo de vantagem para Bottas, e os dois começaram a trocar voltas mais rápidas entre eles. Assim, a diferença dos líderes em relação a Sainz, o terceiro, começou a aumentar. Um pouco mais atrás, Sergio Pérez apresentava mais ritmo em relação a Vettel, mas não conseguia tentar a ultrapassagem.

Na volta 14, Mazepin recebeu uma advertência por não respeitar os limites de pista. Pouco depois, Verstappen disparou dois segundos em relação a Bottas, que também tinha de conter a aproximação de Sainz. Outro que tomou advertência por limites de pista foi Norris, na volta 19. Já Lance Stroll errou a trajetória no S da Piscina, mas evitou a batida.

Bottas passou a reclamar do desgaste do pneu dianteiro esquerdo, e viu Verstappen aumentar ainda mais a distância que tinha. Já o holandês reportava à Red Bull ter um bom desempenho com os compostos macios. A corrida chegou a volta 28 sem que houvesse ultrapassagens nas primeiras colocações, em que pese a aproximação de Sainz sobre Bottas e de Hamilton sobre Gasly.

A primeira parada nos boxes foi de Hamilton, que parou na volta 30 para colocar pneus duros. Na volta seguinte, Gasly fez seu pit stop e voltou à frente do inglês. Pior foi para Bottas, que também fez a parada no giro 31, mas viu a porca da roda dianteira direita travar, e abandonou a corrida. Vettel trocou pneus na volta 32 e retornou à frente de Gasly, tomando a quinta posição.

Sainz e Norris pararam nos boxes na volta 33, enquanto Giovinazzi fez sua troca de pneus na passagem seguinte. No giro 35, a Red Bull chamou Verstappen aos boxes para colocar pneus duros, o que foi repetido com Pérez na volta seguinte. A corrida chegou à volta 40 com Verstappen na liderança, seguido por Sainz, Norris, Pérez e Vettel.

Räikkönen, que vinha entre os dez, parou nos boxes na volta 44, caindo para o 14º lugar. Um pouco mais na frente, Hamilton passou a se aproximar de Gasly, mas ainda sem conseguir atacá-lo. Na volta 47, foi a vez de Alonso trocar pneus, colocando os compostos macios. Giovinazzi, então, passou a atacar Ocon pela nona posição.

A corrida chegou às últimas 20 voltas com Verstappen quatro segundos à frente de Sainz. Norris, por sua vez, passou a reclamar do desgaste dos pneus, enquanto Stroll foi aos boxes na volta 59, retornando na oitava colocação, à frente de Ocon e Giovinazzi. O canadense, porém, passou a ser investigado por cruzar a linha de saída dos boxes.

Pérez chegou de vez em Norris na volta 66, passando a atacar o terceiro colocado da corrida. Hamilton, por sua vez, foi aos boxes na volta 68, colocando pneus macios. Na volta 70, o piloto da Mercedes fez a volta mais rápida da corrida. Yuki Tsunoda, por sua vez, quase acertou o muro, mas seguiu na prova.

A corrida seguiu para o seu final e Verstappen garantiu a vitória, sendo seguido por Sainz e Norris.

Deixe seu Comentário

Comentários