Card image
Notícias
Relembre momentos do esporte a motor exibidos pela Band

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/02/2021
  • Atualizado: 10/02/2021 às 18:31
  • Por: Leonardo Marson

Nova casa da Fórmula 1 na TV brasileira a partir desta temporada, a Band voltará a transmitir a mais importante categoria do automobilismo mundial após 41 anos. O anúncio foi feito na última terça-feira (9), confirmando o retorno da categoria ao grupo de comunicação da família Saad, e encerrando um longo período de parceria da categoria com o Grupo Globo.

Band
Primeira vitória de Nelson Piquet na F1 foi transmitida pela Band. (Foto: F1)

Graças a retomada do “Show do Esporte”, maratona dominical de transmissões esportivas, a Band voltou a investir em direitos de competições. No primeiro momento, a emissora investiu em torneios de futebol, como os campeonatos Italiano, Alemão e Russo. Posteriormente, houve a aquisição dos direitos da Stock Car e da Copa Truck, no esporte a motor, e da NBA, no basquete.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Com o anúncio feito nesta semana, a Fórmula 1 passará a integrar a programação da Band dentro do “Show do Esporte”. Mais do que isso, o BandSports, braço esportivo do grupo baseado no bairro paulistano do Morumbi, ficará responsável pelos treinos livres e classificações, além da exibição das corridas da Fórmula 2 e da Fórmula 3.

LEIA MAIS:

Band confirma compra dos direitos de transmissão da F1

Apesar de muito ligada ao automobilismo americano, especialmente a Indy, categoria que até os dias de hoje tem suas corridas transmitidas pelo canal, a Band tem história também com a Fórmula 1, mesmo tendo transmitido apenas uma temporada, em 1980. RACING relembra momentos importantes do esporte a motor mostrados pelo “canal do esporte”:

Primeira vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1

Um dos mais importantes pilotos da história do automobilismo mundial, Nelson Piquet venceu pela primeira vez na Fórmula 1 em 1980. A corrida, disputada em Long Beach, nos Estados Unidos, foi transmitida pela Band, detentora dos direitos de transmissão naquele ano, e contou com narração de Galvão Bueno, então um jovem narrador.

A corrida ainda contou com Emerson Fittipaldi na terceira colocação, depois de largar do último lugar com a Copersucar. Foi em Long Beach também que Clay Regazzoni sofreu um forte acidente que lhe causou a perda do movimento das pernas.

Emerson Fittipaldi vence as 500 Milhas de Indianápolis em 1989

Coube a Band se tornar a primeira emissora do País a exibir as 500 Milhas de Indianápolis, corrida mais importante do automobilismo americano, em 1989. Na ocasião, Emerson Fittipaldi fazia sua quinta participação na corrida, e venceu de forma dramática, ao superar e ver Al Unser Jr. parar no muro quando restavam duas voltas para o final.

A prova ficou conhecida também por ser uma das mais importantes narrações de Luciano do Valle. “Bateu Al Unser! Bateu Al Unser! Emerson vai ganhar! Emerson vai ganhar! O Brasil ganhou!”, disse o profissional, celebrando a primeira vitória do bicampeão mundial de Fórmula 1 na Indy 500.

Helio Castroneves vence em Indianápolis após ser preso

O ano era 2009. Helio Castroneves perdeu as primeiras etapas da Indy por conta do processo que sofria por fraude fiscal nos Estados Unidos. Após ser inocentado, o “Spyder Man” foi para Indianápolis e, menos de 40 dias depois, venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela terceira e, por enquanto, última vez. A prova foi narrada por Luciano do Valle na Band.

Tony Kanaan triunfa na última Indy 500 narrada por Luciano do Valle

Tony Kanaan havia batido na trave diversas vezes nas 500 Milhas de Indianápolis. Em 2013, o já veterano naquela época disputou a temporada da Indy pela pequena KV Racing, mas mostrou força. Uma ultrapassagem na relargada restando três voltas, aliada a um acidente com Dario Franchitti na sequência selaram a vitória do “bom baiano” no Brickyard.

A corrida ainda seria a última narração de automobilismo de Luciano do Valle. Quase um ano depois, o narrador perdeu a vida ao sofrer um infarto enquanto viajava para Uberlândia (MG) para transmitir uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Band volta à Stock Car na decisão de 2020

O retorno da Band aos grandes campeonatos de automobilismo aconteceu ainda no ano passado. Acertada para transmitir a Stock Car pelos próximos cinco anos, coube ao canal do Morumbi exibir em TV aberta a decisão da temporada de 2020. Ricardo Maurício saiu com a vitória e o título da temporada.

A transmissão marcou ainda a estreia de Reginaldo Leme como comentarista da emissora. O jornalista teve como companheiro na transmissão o narrador Luc Monteiro, que será o responsável por relatar as provas da Stock Car e da Copa Truck na Band este ano.

Mad Macarrão e o caminhão pegando fogo em Interlagos

O momento mais folclórico da história do automobilismo brasileiro foi exibido pela Band. A etapa da extinta Fórmula Truck em Interlagos em 2003 vinha sendo marcada por fogo nos caminhões. Mas, em determinado momento, o caminhão de Eduardo Fráguas, o “Mad Macarrão” também pegou fogo, mas muito mais forte que os outros.

Macarrão fez toda a reta com o caminhão em chamas. Sem conseguir frear, o piloto abre a porta e se joga do equipamento, sem capacete. O caminhão segue até uma barreira de pneus, se chocando e capotando. Depois, os fiscais chegam para apagar o incêndio. A corrida foi transmitida por Téo José.

Deixe seu Comentário

Comentários