Card image
Fórmula 1
Valtteri Bottas lidera TL2 tumultuado em Portugal

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/10/2020
  • Atualizado: 23/10/2020 às 12:46
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o melhor piloto do segundo treino livre para o Grande Prêmio de Portugal, 12ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma sessão atribulada, com paralisações e testes dos compostos para 2021, o piloto da Mercedes foi o mais rápido no circuito de Portimão ao liderar a atividade da tarde desta sexta-feira (23) com 1min17s940, usando pneus macios na Mercedes.

Valtteri Bottas
Bottas foi o melhor dos dois treinos em Portugal. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s595 mais lento em relação ao finlandês. Lando Norris colocou a McLaren na terceira posição nos instantes finais da atividade, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco primeiros na atividade no autódromo localizado no Algarve foi completado por Carlos Sainz, da McLaren.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Sebastian Vettel ficou com a sexta posição com a Ferrari, sendo seguido por Pierre Gasly, piloto da AlphaTauri que foi o sétimo. Lewis Hamilton foi somente o oitavo com a Mercedes depois de ser atrapalhado em sua tentativa de volta rápida por Daniil Kvyat. Esteban Ocon colocou a Renault na nona posição, enquanto Alexander Albon foi o décimo com a Red Bull.

LEIA MAIS:

Nos 80 anos de Pelé, relembre momentos do “Rei” com ídolos da F1

A sessão contou com duas bandeiras vermelhas na segunda metade. Com 45 minutos para o final da atividade, a AlphaTauri de Pierre Gasly teve um princípio de incêndio após apresentar problemas de motor. O piloto logo deixou o carro, mas o resgate demorou alguns instantes para apagar o fogo, a levou 16 minutos para liberar a pista.

Pierre Gasly
Gasly viu a AlphaTauri que pilotava pegar fogo. (Foto: F1)

Menos de cinco minutos após a atividade ser retomada, Lance Stroll e Max Verstappen bateram na primeira curva do circuito português, causando nova interrupção. O holandês deu passagem ao canadense, mas acelerou na sequência, emparelhando o carro. O piloto da Racing Point não deu passagem e fechou a trajetória da curva, causando a colisão.

Lance Stroll
Stroll e Verstappen bateram após dividirem a primeira curva em Portimão. (Foto: F1)

As atividades da Fórmula 1 seguem neste sábado (24), primeiro com o treino livre, marcado para 7h, e, depois, com a classificação, às 10h. As duas sessões contarão com transmissão ao vivo dos canais Sportv. O Grande Prêmio de Portugal será disputado no domingo, às 10h10, com exibição da TV Globo, do portal GE.Globo e da rádio Band News FM.

Confira como foi o treino

O segundo treino livre foi iniciado com clima mais quente em relação ao primeiro ensaio do dia. A temperatura estava em 20°C, enquanto a pista tinha 36°C. Já a umidade do ar apontava 52%. A primeira meia hora do exercício foi destinada aos pilotos testarem os pneus que serão usados na próxima temporada. Assim, praticamente todos os pilotos, exceto Valtteri Bottas, foram à pista.

Logo houve grande alternância na liderança da folha de tempos, com Lewis Hamilton se estabelecendo na ponta no primeiro momento com 1min23s833. Na sequência, Max Verstappen se colocou na ponta, mas logo foi superado por Kimi Räikkönen, que cravou 1min23s147. Carlos Sainz, por sua vez, rodou com a McLaren, voltando à pista na sequência.

Hamilton voltou à ponta logo na sequência, agora com 1min22s147, sendo seguido por Antonio Giovinazzi e Räikkönen. Pouco depois, Bottas tomou a liderança do treinamento ao cravar 1min22s024, sendo seguido por Verstappen. Charles Leclerc colocou a Ferrari em quarto, enquanto Sainz aparecia em quinto após 15 minutos de sessão.

Hamilton passou a reclamar do desgaste dos pneus, e recolheu a Mercedes aos boxes. Já Nicholas Latifi escapou da pista com a Williams, mas voltou rapidamente ao traçado. A meia hora de testes com os pneus para a próxima temporada chegou ao final com Verstappen marcando o melhor tempo, com 1min21s575.

George Russell foi o primeiro a marcar tempo com os pneus médios, e cravou 1min20s822, tempo que foi batido por Pierre Gasly na sequência, com 1min20s037, marca excluída por desrespeito aos limites de pista. Sebastian Vettel, então, bateu a marca do inglês da Williams, registrando 1min19s936 com a Ferrari.

Verstappen tomou a liderança da sessão com 1min19s033, enquanto Daniil Kvyat rodou com a AlphaTauri, o que aconteceu também com Vettel. Charles Leclerc pulou para a primeira posição da classificação com 1min18s838. Já Hamilton, com pneus macios, teve a volta estragada após ter Kvyat, lento, à frente. Bottas cravou 1min17s940 com os pneus macios.

A bandeira vermelha foi acionada com 45 minutos de sessão após o carro de Pierre Gasly apresentar problemas. A AlphaTauri do francês teve um princípio de incêndio e os fiscais demoraram alguns instantes para chegar no local, contendo as chamas. A atividade no circuito de Portimão foi retomada após 16 minutos.

Com 24 minutos para o final do treinamento, a bandeira vermelha foi acionada mais uma vez. Lance Stroll e Max Verstappen bateram após o holandês tentar ultrapassar o canadense e ver o piloto da Racing Point fechar a trajetória, provocando a colisão. A sessão recomeçou quando restavam oito minutos para o final.

Os pilotos rapidamente voltaram à pista, exceção feita a Stroll e Gasly. Verstappen conseguiu retomar os trabalhos na sessão. Porém, apenas a McLaren partiu para voltas rápidas, e viu Lando Norris marcar o terceiro tempo, e Carlos Sainz, o quinto. Bottas fechou o treinamento com a primeira posição.

Deixe seu Comentário

Comentários