O mercado de autopeças sempre foi um bom patrocinador do automobilismo e agora, com a Automec confirmada para 2021, abrem-se várias portas de negócios. Um momento para retomar os apoios para campeonatos, equipes e pilotos. Na Automec também são apresentadas as novidades e inovações de produtos técnicos, que podem ser implementados nos carros de corrida e de rua.
Vamos relembrar a história de Emerson Fittipaldi, patrocinado durante anos pela Baterias Moura. Ou da Cofap patrocinando vários pilotos de sucesso como Chico Serra, Ingo Hoffmann e Artur Bragantini. No presente, várias marcas de peças, componentes, sistemas, lubrificantes, que são atuantes no automobilismo, devem participar da Automec. É o caso da Magneti Marelli, da Bosch, da Total, da Motul, da Texaco e de muitas outras.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Uma feira para negócios
Para quem não sabe, a Automec é o maior evento de negócios de reposição, reparação e manutenção automotiva da América Latina. A feira acontecerá de 6 a 10 de abril de 2021, mostrando a recuperação do setor e a vontade de voltar a crescer por parte desses segmentos. Com certeza, isso se refletirá diretamente no automobilismo e no retorno dos patrocínios (que recuaram em 2020 por conta da pandemia e das restrições impostas aos campeonatos).
A Automec é realizada pela Reed Exhibitions e acontecerá no São Paulo Expo, ocupando a área total desse imenso espaço de eventos. Luiz Bellini, Diretor de Portfólio da empresa, confirmou que 95% da área de exposição já está comercializada. Na última edição, de 2019, a feira reuniu 74.000 visitantes. A RACING participou da última Automec com a Arena RACING, expondo carros de corrida e demonstrações técnicas em formato de box de autódromo e conteúdos diários de automobilismo.
Plataforma digital de negócios
Para o próximo ano, além do público presencial, a Reed também estreará uma plataforma permanente de negócios (chamada Automec 365). Essa plataforma digital atuará em algumas frentes, como a criação de uma conexão entre compradores e vendedores, com base em interesse e potencial de negócios. Também proporcionará encontros “one to one” (rodadas diretas de negócios) e abrirá todo um ambiente “Learning Center”, onde milhares de profissionais receberão novos conteúdos, treinamento e cursos, em estreito relacionamento com todas as marcas participantes.
Esse conteúdo vai operar 24 horas por dia e sete dias por semana, disponível para os visitantes presenciais e também para um público adicional de mais de 1 milhão de pessoas do aftermarket automotivo do Brasil. Luiz Bellini complementa: “Acreditamos que a virtualização em conjunto com a experiência presencial para o público, nos grandes eventos do setor, serão um caminho sem volta. Isso terá resultados muito produtivos e promissores para todos os participantes”.
Natural que exista preocupações com relação às regras de segurança e de prevenção, pois não sabemos se o Coronavírus estará controlado até lá. Mas a Reed se prepara para receber o público com todos os cuidados, observando as normas da Organização Mundial de Saúde.
Para todo o mercado essa é uma ótima notícia, pois o empreendedorismo só traz benefícios à uma economia tão combalida no Brasil e no mundo. Como disse acima, para o automobilismo, o retorno da Automec será uma fonte de negócios, pois as melhores e maiores empresas potenciais de patrocínio do país devem estar reunidas nesse evento.
Números da Automec 2021
95% de área de exposição já comercializada
90.000 metros quadrados de área de exposição
1.200 marcas (expectativa)
65.000 visitantes (expectativa)
Reed Exhibitions em números
4.000 colaboradores em todo o mundo
38 escritórios em todo o mundo
500 eventos em 30 países
21 eventos feitos no Brasil
1 milhão de visitantes (no Brasil)
LEIA MAIS:
Em busca dos Superpilotos
Como as corridas presenciais afetam a vida de pilotos e de equipes
Presidente da CBA fala sobre a polêmica do GP do Brasil
Como fica o combustível de competição com a nova especificação para a gasolina
Jimenez: o primeiro campeão de carros elétricos de turismo do mundo
Deixe seu Comentário