Card image
Fórmula 1
Bottas lidera primeiro treino livre para o GP da Rússia de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/09/2020
  • Atualizado: 25/09/2020 às 6:36
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Rússia, décima etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma atividade realizada com sol e clima ameno no circuito do Parque Olímpico de Sochi, o piloto da Mercedes registrou na melhor das suas voltas 1min34s923, usando pneus macios em seu giro.

Valtteri Bottas
Bottas foi meio segundo mais rápido que Ricciardo, o segundo colocado. (Foto: F1)

A segunda colocação ficou com Daniel Ricciardo, piloto da Renault que foi 0s507 mais lento em relação ao tempo de Bottas. Max Verstappen ficou com o terceiro melhor tempo com a Red Bull, sendo seguido por Sergio Pérez e Lance Stroll, pilotos da Racing Point que completaram a lista dos cinco mais rápidos no traçado russo.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Esteban Ocon, com a outra Renault, se colocou em sexto, sendo seguido por Daniil Kvyat, sétimo com o carro da AlphaTauri. Alexander Albon, companheiro de equipe de Verstappen, se colocou em oitavo, enquanto Sebastian Vettel foi o nono com a Ferrari. A lista dos dez melhores foi completada por Pierre Gasly, da AlphaTauri. Lewis Hamilton foi apenas o 19º com a Mercedes.

LEIA MAIS:

Rio Motorpark compra direitos de transmissão da F1, diz jornal
Confira curiosidades sobre o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1
Veja a programação e onde assistir na TV o GP da Rússia de F1

A sessão contou com uma bandeira vermelha, provocada após um acidente com Nicholas Latifi. O piloto da Williams perdeu o controle do carro na curva 10, danificando o equipamento e causando a paralisação. Antes, Carlos Sainz cometeu um erro parecido com a McLaren, quebrando a asa traseira. Apesar disso, o piloto conseguiu retornar aos boxes, causando apenas um Safety Car Virtual.

A partir das 9h será realizada a segunda sessão de treinos livres no circuito do Parque Olímpico de Sochi. O Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 será disputado no domingo (27), a partir das 8h10, e contará com transmissão ao vivo da TV Globo, do GE.Globo e da rádio Band News FM.

Confira como foi o treino

O final de semana da Fórmula 1 na Rússia começou pontualmente às 5h, pelo horário de Brasília, com a temperatura ambiente em 26°C, enquanto a pista tinha 23°C. Os pilotos saíram para as voltas de instalação, mas retornaram aos boxes logo depois. O primeiro tempo registrado do dia foi de Valtteri Bottas, que marcou 1min37s313, sendo seguido por Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes.

Após as Mercedes marcarem os primeiros tempos do dia, retornaram aos boxes, onde os outros pilotos permaneciam. O silêncio na pista foi quebrado apenas após 17 minutos de sessão, quando Alexander Albon e Daniil Kvyat foram à pista. O tailandês se colocou na terceira colocação, enquanto o russo tomou a segunda posição de Hamilton.

Sergio Pérez avançou para a ponta da tabela de tempos com 24 minutos de sessão, marcando 1min37s304 com a Racing Point. Daniel Ricciardo, por sua vez, escapou da pista com a Renault, mas evitou o acidente ao não bater no muro de proteção. Kvyat, na sequência, tomou o primeiro tempo com 1min37s124, enquanto Esteban Ocon subiu para segundo.

Pérez voltou ao primeiro lugar, mas ficou nesta posição por segundos, já que Ricciardo marcou 1min36s852. Charles Leclerc colocou a Ferrari em terceiro, mas caiu uma posição após Max Verstappen tomar o primeiro tempo marcando 1min36s751 no complemento da primeira meia hora de atividade no circuito de Sochi.

Bottas tomou a primeira posição com 1min34s923, marca 1s828 melhor em relação a Verstappen. Carlos Sainz, por sua vez, rodou, bateu e danificou a asa traseita, mas conseguiu retornar aos boxes por conta própria. O Safety Car Virtual foi acionado quando restavam 57 minutos para o encerramento da sessão no traçado russo.

Sem poder acelerar, os pilotos voltaram aos boxes quando restavam 50 minutos para o encerramento da sessão, mesmo após a pista ser liberada. Pouco depois, na metade da sessão, Hamilton foi à pista com a Mercedes, mas passou reto na curva 2 ao perder o ponto de frenagem em sua tentativa de volta rápida. O mesmo aconteceu com Bottas, mas na curva 13.

Com 36 minutos para o encerramento da sessão, Nicholas Latifi bateu com força contra a barreira de proteção. O acidente com o piloto da Williams causou a bandeira vermelha, que interrompeu o treinamento. A atividade ficou interrompida por oito minutos, com diversos pilotos saindo ao mesmo tempo para a pista.

Verstappen pulou para a segunda posição, ainda seis décimos atrás de Bottas, enquanto Romain Grosjean rodou com a Haas, sem acertar o muro. Com 19 minutos para o encerramento da sessão, Ricciardo pulou para o segundo lugar, ainda meio segundo atrás do tempo obtido por Bottas. Neste momento, Sergio Pérez e Lance Stroll, ambos da Racing Point, fechavam o top-5.

Com os pilotos trabalhando nas simulações de corrida, os tempos deixaram de cair. Hamilton, por exemplo, seguia com os pneus duros em uma sequência de voltas. George Russell, por sua vez, reclamava com a Williams que as costas do banco do cockpit estavam esquentando. Melhor para Bottas, que fechou a sessão com o melhor tempo.

Deixe seu Comentário

Comentários