Card image
MotoGP
Quartararo derrota Márquez e é pole da MotoGP na Espanha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/07/2020
  • Atualizado: 18/07/2020 às 10:05
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, corrida que abre a temporada 2020 da MotoGP. Na fase final da classificação realizada na manhã deste sábado (18), no circuito de Jerez Ángel Nieto, o piloto da SIC Yamaha marcou em seu último giro 1min36s705, novo recorde do traçado localizado em Cádiz.

Fabio Quartararo
Quartararo bareu o recorde da pista de Jerez. (Foto: SRT)

A segunda posição ficou com Maverick Viñales, piloto da Yamaha que acabou 0s139 atrás da marca obtida por Quartararo. A primeira fila ainda contará com Marc Márquez, piloto que defende a Honda. Francesco Bagnaia, com uma Ducati preparada pela Pramac, largará em quarto, dividindo a segunda fila com Jack Miller, seu companheiro de equipe, e Cal Crutchlow, com uma Honda da LCR.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Pol Espargaró, que veio do Q1 com a KTM, partirá em sétimo, sendo seguido por Andrea Dovizioso, piloto da Ducati e vice-campeão mundial nos últimos três anos. Alex Rins, da Suzuki, passou pelo Q1 e obteve a nona posição. Franco Morbidelli, da SIC, parte em décimo, dividindo a quarta fila com Valentino Rossi, da Yamaha, e Joan Mir, da Suzuki.

LEIA MAIS:

Quartararo lidera terceiro treino da MotoGP em Jerez
Morbidelli puxa 1-2 da SIC no segundo treino em Jerez
Márquez lidera primeiro treino da MotoGP na Espanha
Confira a programação do GP da Espanha de MotoGP

O Grande Prêmio da Espanha de MotoGP será disputado neste domingo (19), a partir das 9h, e contará com transmissão ao vivo dos canais Fox Sports.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação começou com forte calor em Jerez, 33°C de temperatura ambiente e 54°C na pista. Logo que a pista foi aberta, os pilotos saíram para a pista para suas primeiras voltas. O primeiro a marcar volta foi Alex Rins, que cravou 1min37s793 com a Suzuki.

Miguel Oliveira avançou para a segunda posição com uma KTM da Tech3, mas logo foi superado por Johann Zarco, com a Ducati da Avintia. Rins seguiu melhorando e marcou 1min37s604, sendo batido na sequência por Pol Espargaró, que destroçou o tempo do piloto da Suzuki ao cravar 1min37s258.

Brad Binder, com a KTM, pulou para a segunda posição, entrando na zona de classificação para o Q2. Restando oito minutos para o encerramento da primeira rodada da classificação, todos os pilotos se encaminharam para os boxes para trocar os pneus.

Os pilotos partiram para a fase final da classificação quando restavam cinco minutos para o encerramento do Q1. Rins retomou a primeira posição ao marcar 1min37s063, que caiu logo depois. Outro que tombou foi Bradley Smith, na curva 2, abandonando a classificação.

A classificação foi encerrada com Rins e Pol Espargaró se garantindo no Q2. Brad Binder foi o terceiro e partirá em 13º, sendo seguido por Danilo Petrucci e Takaaki Nakagami.

Q2
A fase final começou com praticamente todos os pilotos partindo à pista de cara, exceção feita a Fabio Quartararo, que esperou por pouco mais de um minuto antes de deixar os boxes. O primeiro a marcar tempo foi Marc Márquez, com 1min39s009.

Rins tomou a ponta, mas acabou superado por Bagnaia. Pouco depois, Quartararo tomou a liderança ao marcar 1min37s064, mas viu Márquez assumir a ponta da folha de tempos com 1min37s006, colocando a Honda na primeira colocação.

Quartararo recuperou a ponta ao quebrar a barreira de 1min37s, com 1min36s993. Com sete minutos para o encerramento da classificação, os 12 pilotos visitaram os boxes para realizar a troca de pneus.

Com quatro minutos para o encerramento da sessão, os pilotos voltaram a marcar suas voltas. Márquez retomou a liderança ao marcar 1min36s877, mas Viñales melhorou a marca do rival da Honda, assumindo a pole provisória com 1min36s844.

Jack Miller caiu e deixou o treino, enquanto Quartararo fez 1min36s705 para faturar a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários