A Fórmula 1 completa nesta quarta-feira (13) 70 anos desde sua primeira corrida da história, o Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone. Em uma época muito mais romântica do esporte a motor, os carros eram muito diferentes do que vemos atualmente, e os pilotos andavam sem cinto de segurança, tampouco tinham capacetes que cobrissem toda a cabeça.
Aquela que se tornaria a mais importante categoria do automobilismo mundial surgiu no pós-guerra, reunindo diversos Grandes Prêmios que eram realizados de forma isolada. Assim, a Fórmula 1 surgiu da reunião das sete principais provas automobilísticas realizadas na Europa. A primeira corrida foi o GP da Inglaterra, realizada em 13 de maio de 1950.
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Quem surgiu como favorita para a primeira corrida da história da Fórmula 1 foi a equipe Alfa Romeo, que alinhou quatro carros em Silverstone naquele dia: Giuseppe “Nino” Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell. Além da Alfa e de outras montadoras italianas, havia ainda equipes ligadas às fábricas francesas e inglesas, enquanto as alemãs não participavam das corridas.
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A classificação mostrou o favoritismo da Alfa Romeo, com Farina na pole, seguido por Fagioli e Fangio. O melhor piloto “não-Alfa” foi Prince Bira, que marcou o quinto tempo. A corrida, disputada no sábado (algo impensável hoje em dia), contou com a participação da Família Real britânica, que viu Farina manter a liderança na largada, mas começou a se alternar na primeira posição com Fagioli e Fangio.
O argentino, que viria a conquistar cinco títulos mundiais nos anos seguintes, abandonou a disputa com problemas no carro, enquanto Farina e Fagioli disputavam a liderança da prova. Após forte pressão, Fagioli conseguiu a ultrapassagem, mas logo levou o troco de Farina, que se tornou o primeiro vencedor da história da Fórmula 1 ao término de 70 voltas.
O pódio em Silverstone foi completado Parnell, também da Alfa. A zona de pontos, por sua vez, foi fechada por dois pilotos da marca francesa Talbot, que Yves Giraud-Cabantous terminar em quarto, seguido por Louis Rosier. Não houve a participação de pilotos brasileiros na primeira vez que uma corrida foi válida por um campeonato mundial de Fórmula 1.
Farina, Fangio e Fagioli seguiram reinando absolutos ao longo daquela temporada, que terminou com o título de “Nino”, após a vitória na Itália, em Monza.
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