Card image
Competições
Márquez fatura a pole position da MotoGP em Motegi

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/10/2019
  • Atualizado: 19/10/2019 às 4:01
  • Por: Leonardo Marson

Marc Márquez conquistou na madrugada deste sábado (19) a pole position para o Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da MotoGP. Na fase final da classificação realizada nas primeiras horas do dia, o piloto da Honda, já campeão da temporada de 2019, não deu qualquer tipo de chance para os rivais, anotou 1min45s763, e garantiu a posição de honra pela primeira vez no Twin Ring Motegi.

Marc Márquez
Márquez conquistou sua primeira pole position em Motegi. (Foto: MotoGP)

A segunda colocação ficou com Franco Morbidelli, piloto da SIC Yamaha que acabou a classificação 0s132 atrás do tempo obtido por Márquez. A primeira fila ainda contará com Fabio Quartararo, companheiro do franco-brasileiro na SIC. Maverick Viñales, da Yamaha, ficou com a quarta posição, sendo seguido por Cal Crutchow, que veio do Q1 com a LCR Honda, e Jack Miller, que fecha a segunda fila com uma Honda da LCR.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Andrea Dovizioso teve uma classificação das mais discretas, e ficou com o sétimo lugar com a Ducati, sendo seguido pelo companheiro de equipe Danilo Petrucci. Aleix Espargaró, com uma Aprilia, completará a terceira fila, enquanto Valentino Rossi, com uma Yamaha, partirá em décimo. A lista dos 12 primeiros no grid ainda conta com os dois pilotos da Suzuki, com Alex Rins à frente de Joan Mir.

LEIA MAIS:
Petrucci coloca Ducati na ponta do TL3 da MotoGP no Japão
Quartararo derruba Viñales e lidera TL2 da MotoGP no Japão
Viñales puxa 1-2-3 da Yamaha no TL1 da MotoGP no Japão
Veja a programação para o GP do Japão de MotoGP

O Grande Prêmio do Japão de MotoGP será disputado neste domingo (20), a partir das 3h, e contará com transmissão ao vivo dos canais Sportv.

Confira como foi a classificação

Q1

A primeira fase da classificação da MotoGP começou com a pista praticamente seca, e com os pilotos partindo à pista imediatamente. Alex Rins foi o primeiro a registrar tempo, sendo logo batido pelos dois pilotos da LCR Honda, Cal Crutchlow e Takaaki Nakagami, com o japonês registrando 1min48s407 em sua primeira volta rápida na classificação em Motegi.

Rins voltou a se colocar na segunda posição, mas acabou superado por Crutchlow novamente, em que pese o inglês marcar um tempo pior em relação ao companheiro Nakagami, que melhorou seu tempo pouco depois, marcando 1min47s877. Pouco depois, Francesco Bagnaia escapou da pista, mas não caiu da Ducati preparada pela equipe Pramac.

Crutchlow avançou ao primeiro lugar restando pouco mais de dois minutos para o final do Q1, marcando 1min47s306, derrubando Nakagami ao segundo lugar. O japonês, porém, tratou de recuperar a primeira posição ao marcar 1min46s998. Rins surgiu novamente, e se colocou em segundo, derrubando o inglês da LCR, que tratou de marcar 1min46s825 para retomar a ponta.

Rins teve tempo de buscar a segunda posição nos instantes finais da fase inicial da classificação, avançando para o Q2 e relegando o piloto da casa ao 13º lugar do grid. Ainda houve tempo para que Crutchlow melhorasse ainda mais a melhor marca do segmento inicial da classificação, marcando 1min46s695 em seu último giro rápido no Q1.

Q2

A rodada final da classificação começou com praticamente todos os pilotos indo à pista logo após a liberação, menos Maverick Viñales, que precisou esperar a Yamaha terminar os trabalhos na moto. Jack Miller foi o primeiro a registrar tempo, mas logo acabou superado por Marc Márquez, que anotou 1min46s980 em sua primeira volta. O campeão de 2019 melhorou seu tempo pouco depois, cravando 1min45s923.

Fabio Quartararo avançou para a segunda posição, mas logo foi batido por Miller e por Franco Morbidelli, que assumiram a segunda e a terceira colocações, respectivamente. Márquez seguiu intocável, e melhorou ainda mais seu tempo, cravando 1min45s794 na nova passagem. Pouco depois, os pilotos se encaminharam aos boxes antes da última tentativa de volta rápida.

Viñales avançou para a segunda posição em seu primeiro giro após deixar os boxes, enquanto Danilo Petrucci subiu para a quinta colocação. Márquez voltou a quebrar os cronômetros ao cravar 1min45s763, garantindo a pole position, enquanto Franco Morbidelli encontrou tempo para ficar com a segunda colocação no grid, ficando à frente de Quartararo, seu companheiro de SIC Yamaha.

Deixe seu Comentário

Comentários