Card image
Competições
Verstappen fatura primeira pole da carreira na Hungria

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/08/2019
  • Atualizado: 03/08/2019 às 11:15
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (3) a pole position para o Grande Prêmio da Hungria, 12ª etapa da Fórmula 1. O holandês da Red Bull marcou na última volta na fase final da classificação realizada no circuito de Hungaroring 1min14s572, novo recorde do traçado húngaro, e conquistou a posição de honra pela primeira vez na carreira após 93 corridas na principal categoria do automobilismo mundial.

Max Verstappen
Verstappen se tornou o 100º piloto a garantir uma pole position na F1. (Foto: Red Bull)

A segunda posição no grid ficou com Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que acabou superado em 0s018 por Verstappen. Lewis Hamilton, líder do campeonato, partirá da terceira colocação com o outro carro do time da estrela de três pontas, e dividirá a segunda fila com Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. Sebastian Vettel, com o segundo carro do time de Maranello, parte em quinto, sendo seguido por Pierre Gasly, da Red Bull.

A McLaren se mostrou mais uma vez a melhor equipe entre as que integram o segundo escalão da Fórmula 1, e monopolizou a quarta fila do grid no circuito de Hungaroring, com Lando Norris largando em sétimo, logo à frente de Carlos Sainz. Romain Grosjean colocou a Haas na nona posição, enquanto Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, fecha a lista dos dez primeiros.

A grande decepção da classificação ficou por conta da Renault, que não conseguiu classificar nenhum de seus pilotos para a rodada final. Nico Hülkenberg partirá da 11ª colocação, abrindo a sexta fila do grid, enquanto Daniel Ricciardo caiu ainda na fase inicial da definição das posições, ficando somente com o 18º lugar na folha de tempos em Hungaroring.

O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (4), a partir das 10h10, e contará com transmissão da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A classificação começou pontualmente as 10h com calor e pista seca em Hungaroring. Os pilotos partiram à pista rapidamente, com Lance Stroll sendo o primeiro a marcar volta com a Racing Point, enquanto George Russell tomou a primeira posição com a Williams logo na sequência. Daniil Kvyat marcou 1min17s600 com a Toro Rosso, assumindo a ponta da folha de tempos.

Kimi Räikkönen apareceu na ponta com a Alfa Romeo, mas a Ferrari mandou seus pilotos à pista na sequência, e viu Charles Leclerc tomar a primeira posição com 1min16s337, enquanto Sebastian Vettel pulou para a segunda posição. Pouco depois, foi a vez do holandês Max Verstappen se colocar na ponta da classificação com a Red Bull, registrando 1min15s817.

A sessão prosseguiu com Leclerc acertando o muro na última curva do circuito. O monegasco conseguiu levar o carro aos boxes para que a Ferrari reparasse a asa traseira. Valtteri Bottas avançou para a segunda posição, enquanto Lewis Hamilton pulou para o terceiro posto, marca que foi batida por Kevin Magnussen, da Haas momentos depois.

Russell conseguiu a nona posição com a Williams em sua última volta rápida, mas acabou superado pelos rivais, caindo ainda no Q1, assim como Sergio Pérez, da Racing Point, DanieL Ricciardo, da Renault, Lance Stroll, da Racing Point, e Robert Kubica, da Williams. Verstappen foi o mais rápido, seguido por Hamilton, Bottas, Magnussen e Leclerc.

Q2

A segunda sessão começou com os pilotos da Mercedes sendo os primeiros a registrarem tempos. Bottas marcou 1min15s669, sendo logo batido por Hamilton, com 1min15s548. Pouco depois, Verstappen se colocou entre os dois, ficando 0s055 atrás do inglês líder do campeonato. Leclerc e Vettel se colocaram na quarta e na quinta colocações, respectivamente.

A atividade seguiu sem alterações entre os primeiros colocados, o que fez com que as atenções se voltassem ao grupo dos pilotos que lutavam pelas outras vagas para o Q3. Alexander Albon, que aparecia entre os dez na primeira metade da segunda fase, despencou para a zona de eliminação.

O Q2 foi encerrado com Hamilton na liderança, sendo seguido por Verstappen, Bottas, Leclerc e Vettel. Os eliminados foram Nico Hülkenberg, da Renault, Alexander Albon e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas.

Q3

A definição da pole position começou mais uma vez com os pilotos da Mercedes sendo os primeiros a visitarem a pista, com Bottas marcando 1min15s136, sendo 0s010 mais rápido em relação a Hamilton. Verstappen, por sua vez, quebrou a barreira de 1min15s ao anotar 1min14s958. Vettel apareceu na quarta posição, enquanto Leclerc ocupava o quinto posto.

Após um período em que os pilotos ficaram nos boxes, e Verstappen melhorou seu tempo ao marcar 1min14s572, garantindo sua primeira pole position em 93 corridas na Fórmula 1. Bottas ficou com a segunda posição, sendo seguido por Hamilton, Leclerc e Vettel.

Deixe seu Comentário

Comentários