Card image
Competições
Vettel coloca a Ferrari na frente no TL1 na Alemanha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/07/2019
  • Atualizado: 26/07/2019 às 7:34
  • Por: Leonardo Marson

Sebastian Vettel foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Alemanha, 11ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Em uma atividade liderada pela Mercedes na maior parte do tempo, o piloto da Ferrari puxou o 1-2 do time de Maranello na meia hora final da sessão realizada na manhã desta sexta-feira (26), no circuito de Hockenheim, anotando 1min14s013, usando pneus macios.

Sebastian Vettel
Vettel tomou a liderança da sessão quando restavam 19 minutos para o final do treinamento. (Foto: F1)

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, que acabou o treinamento 0s255 pior em relação ao tempo obtido por seu companheiro de equipe. Lewis Hamilton, com a Mercedes, acabou a sessão com o terceiro melhor tempo, e foi seguido por Max Verstappen, quarto mais veloz com a Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Valtteri Bottas, da Mercedes.

Pierre Gasly fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo mais rápido com o carro da McLaren. Romain Grosjean colocou a Haas na oitava colocação, sendo seguido por Lance Stroll, principal surpresa deste primeiro treinamento com o carro da Racing Point. A lista dos dez mais rápidos foi completada por Daniel Ricciardo, com a Renault.

A atividade em Hockenheim foi das mais tranquilas, tendo poucas escapadas de pista, como as protagonizadas por Bottas e Vettel, e uma rodada de Ricciardo. Apesar disso, houve a necessidade do acionamento da bandeira vermelha em uma única oportunidade, provocada ainda no início da sessão, após a Haas de Kevin Magnussen ficar parada na pista.

A segunda atividade do final de semana acontece ainda nesta sexta-feira, a partir das 10h, e contará com transmissão dos canais Sportv. O Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 será disputado no domingo (28), a partir das 10h10, e contará com exibição ao vivo da TV Globo e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o primeiro treino livre

A primeira sessão do final de semana em Hockenheim começou sob forte calor, algo que tem sido recorrente na Europa, com 31°C de temperatura ambiente e 41°C na pista. Como de costume, os pilotos partiram para suas voltas de instalação tão logo o sinal verde abriu a atividade, com Carlos Sainz anotando a primeira volta do final de semana em 1min17s939 com a McLaren.

Pierre Gasly também andou com a Red Bull, e marcou um tempo três segundos pior em relação ao espanhol, que viu seu companheiro de equipe, Lando Norris, partir para uma volta de instalação. Após alguns minutos sem movimentação na pista, Robert Kubica reclamou de problemas com a asa móvel da Williams. Pouco depois, Kevin Magnussen parou na pista com a Haas, e forçou a primeira bandeira vermelha do exercício.

A sessão recomeçou com 1h04min para o encerramento, e Max Verstappen se colocou na liderança, com 1min16s100, tempo logo superado por Valtteri Bottas, que anotou 1min14s828. A partir daí, houve um revezamento na segunda posição, que passou pelas mãos de Lewis Hamilton, Charles Leclerc, e Verstappen. Neste meio tempo, a Haas devolveu Magnussen à pista.

Bottas melhorou seu tempo ao anotar 1min14s805, enquanto Leclerc avançou para o segundo lugar com a Ferrari. Quem aparecia com destaque após 40 minutos para o final do treinamento era Lance Stroll, que colocou a Racing Point na sétima colocação da folha de tempos. Minutos depois, Hamilton tomou o segundo posto na folha de tempos, distante 0s048 do companheiro de Mercedes. Sebastian Vettel se colocou no quinto posto.

Depois de alguns minutos de silêncio, os pilotos voltaram à pista, com George Russell partindo para marcar voltas com a Williams. A Racing Point seguiu se colocando mais à frente que o normal do time, com Sergio Pérez aparecendo em sexto. Bottas deu uma escapada da pista, enquanto Hamilton tomou a primeira colocação na folha de tempos ao registrar 1min14s315.

Sainz se colocou em terceiro na abertura da meia hora final do treinamento, enquanto Romain Grosjean avançou para o quarto posto com a Haas. A sessão prosseguiu com Leclerc tomando a primeira colocação ao anotar, com a Ferrari, 1min14s268. Pouco depois, Pierre Gasly entrou no grupo dos cinco primeiros colocados com o carro da Red Bull.

A sessão entrou nos 20 minutos finais com Vettel avançando para a primeira colocação, com 1min14s013. Verstappen, por sua vez, se colocou na quarta posição, ficando entre Hamilton e Bottas. Com 15 minutos para o encerramento da sessão os pilotos iniciaram as simulações de corrida, e os tempos deixaram de cair. Nos instantes finais, Bottas escapou da pista, mas conseguiu sair da caixa de brita, enquanto Daniel Ricciardo rodou.

O treinamento foi encerrado com Vettel na liderança, sendo seguido por Leclerc e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários